Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/08/2021 às 10h00min - Atualizada em 21/08/2021 às 14h54min

Os 20 anos de A Viagem de Chihiro: saiba mais sobre a animação de Hayao Miyazaki

Considerada a mais popular do Studio Ghibli, a obra japonesa se tornou um dos maiores ícones cinematográficos da história

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra

No ano de 2001, chegava aos cinemas A Viagem de Chihiro, animação japonesa produzida pelo Studio Ghibli, sendo um dos grandes títulos dirigidos e roteirizados pelo icônico diretor japonês Hayao Miyazaki. Com aspectos visuais fascinantes, além do seu enredo aparentemente simples, mas com temas bem profundos por trás, a animação deixou várias pessoas ao redor do mundo encantadas.

O filme conta a história de Chihiro, uma menina que está em uma viagem de mudança para outra cidade com seus pais. Durante o caminho, eles entram em um lugar com um misterioso túnel. Na exploração do local, um feitiço transforma os pais de Chihiro em porcos e a menina inicia uma aventura para recuperá-los e fugir daquele mundo inusitado, com seres e construções bastante diferentes.

Como citado anteriormente, a história da animação aparenta ser algo que é costumeiramente apresentado em obras de fantasia. No entanto, Hayao Miyazaki possui a cautela de adicionar temas que aprofundam a trama. Até por isso, duas décadas depois de seu lançamento, o filme continua sendo um sucesso de crítica e público.

Vamos tratar um pouco mais sobre isso? Confira alguns detalhes e curiosidades de A Viagem de Chihiro abaixo!
 
Prêmios e feitos

Por duas décadas, A Viagem de Chihiro esteve na primeira colocação das bilheterias no Japão, sendo somente ultrapassado recentemente pelo filme Demon Slayer The Movie: Mugen Train. Apesar disso, na Terra do Sol Nascente, a obra do Studio Ghibli supera a bilheteria de outras grandes obras, como Titanic e Frozen – terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Além disso, o filme conquistou vários prêmios importantes da época, como o Urso de Ouro, no Festival de Berlim de 2002, e o mais marcante: o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003. A Viagem de Chihiro é até hoje a única produção a vencer essa categoria sem ter a língua inglesa como idioma original.
 
Temas

Hayao Miyazaki traz em A Viagem de Chihiro uma fantasia que tem como pano de fundo o amadurecimento e questões identitárias, da mesma maneira que o diretor realiza em outros títulos como Meu Amigo Totoro (1988) e O Serviço de Entregas da Kiki (1989). De uma menina mais assustada e dependente, Chihiro precisou se adaptar ao novo mundo e se tornou mais destemida e determinada.

O diretor também aborda a questão dos desejos internos espirituais que movem os humanos, e algumas das ações dos personagens refletiriam no próprio Miyazaki. Em um paralelo com o enredo, os espíritos são personificações de Chihiro e simbolizava a passagem da sua infância para a vida adulta.

Além disso, a garota procura entender sua identidade em meio ao seu relacionamento com Haku e devido à troca do seu nome, já que ela passa a ser conhecida como Sen na casa de banhos termais, após uma ação da bruxa Yubaba.
 
Protagonismo feminino

Assim como no caso dos temas, uma protagonista feminina como Chihiro é outro fator recorrente nas produções de Miyazaki. Em uma entrevista, o diretor falou sobre tal questão: "Muitos dos meus filmes possuem protagonistas femininas fortes – meninas corajosas, autossuficientes que não pensam duas vezes antes de lutar pelo que elas acreditam do fundo do coração. Elas precisarão de um amigo, um apoiador, mas nunca um salvador. Toda mulher tem a capacidade de ser a heroína (da história) tanto quanto qualquer homem".
 
Inspiração e semelhanças

A ideia de criar A Viagem de Chihiro ocorreu após Miyazaki observar que as meninas pré-adolescentes não tinham tanta representatividade nos filmes, em geral. Depois disso, o diretor se inspirou na filha de 10 anos de um amigo e criou Chihiro para que as meninas pudessem se sentir representadas com uma heroína dessa faixa etária.

É possível também notar algumas semelhanças da obra com o clássico Alice no País das Maravilhas: além da questão do amadurecimento e da transição da infância para a fase adulta, Chihiro se perde em um mundo excêntrico, em que ela precisa se adaptar para voltar ao local de origem. Durante essa jornada, a garota encontra criaturas estranhas e falantes – como o Coelho Branco na obra de Lewis Caroll.
 
O conceito do “Ma”

Além de ter o cuidado em aprofundar a história, Hayao Miyazaki também trabalha com a ideia do “Ma”. Esse é um conceito filosófico antigo da cultura do Japão e que significa “vazio” em japonês. É algo muito aplicado nas pinturas artísticas do país.

O “Ma” pode ser visto em pequenos momentos de pausa, onde os personagens estão contemplando uma determinada paisagem ou simplesmente, estão parados sem realizar nenhum movimento. Assim, gera-se um efeito de imersão no espectador, que passa a se sentir mais próximo daquele universo. Alguns exemplos de pausas utilizadas em A Viagem de Chihiro podem ser vistas na cena em que o Sem Rosto e Chihiro viajam de trem.

De acordo com Miyazaki, muitos diretores não utilizam as pausas por terem receio de que os espectadores se sentiriam desconcentrados ou entediados. Porém, segundo o diretor japonês, um filme não necessita ser intenso quase o tempo todo e o que realmente importa são as “emoções subjacentes”.


REFERÊNCIAS:
HOLANDA, Gabriela. "As personagens femininas da Ghibli: Chihiro, Taeko, Kiki e Shizuku". DELIRIUM NERD. Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2019/02/05/personagens-femininas-da-ghibli-chihiro-taeko-kiki-e-shizuku/>. Acesso em 18 de ago. de 2021.
RIBEIRO, Pedro Henrique. “A Viagem de Chihiro mudou a maneira como olhamos para filmes animados japoneses”. OMELETE. Disponível em:<https://www.omelete.com.br/anime-manga/viagem-de-chihiro-20-anos#:~:text=Mas%20a%20pequena%20Chihiro%20n%C3%A3o,japoneses%20s%C3%A3o%20distribu%C3%ADdos%20no%20ocidente.&text=Isso%20porque%20o%20ex%2Dprodutor,dura%C3%A7%C3%A3o%20do%20filme%20era%20exagerada>. Acesso em 16 de ago. de 2021.
SAKAI, Mariana. "8 curiosidades sobre A Viagem de Chihiro, aclamada animação de Hayao Miyazaki". ROLLING STONE. Disponível em: <https://rollingstone.uol.com.br/cinema/8-curiosidades-sobre-viagem-de-chihiro-aclamada-animacao-de-hayao-miyazaki-lista/>. Acesso em: 18 de ago. de 2021.
VALAREZO, Max. “Hayao Miyazaki: A Importância do Vazio”. ENTRE PLANOS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Kyp3YV2t0gQ>. Acesso em: 16 de ago. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »