Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2021 às 17h41min - Atualizada em 21/08/2021 às 17h30min

Edição brasileira do mangá de Haykyu!! já está entre nós

Com uma edição big, a nacional é composta por dois volumes

Rayana do Carmo - Editado por Ana Terra

Mangá Haikyu!! de Haruichi Furudate / Edição Brasileira JBC / Foto: Arquivo pessoal

Mangá Haikyu!! de Haruichi Furudate / Edição Brasileira JBC / Foto: Arquivo pessoal

Publicado originalmente na revista japonesa Shonen Jump, da editora Shueisha, o mangá foi finalizado com 45 volumes. Aqui no Brasil a editora JBC, organizou para que Haikyu!! ganhasse uma edição big, que tem dois volumes inteiros em uma publicação, sendo finalizada com metade dos volumes originais. Lembrando que também possui uma versão digital do mangá, que segue o mesmo padrão do físico com formato 2 em 1. 
 
Feito em papel polen Bold, essa edição não possui páginas coloridas, nem sobrecapa. Segundo o supervisor da editora JBC, Marcelo Del Greco, a edição nacional possui todas as imagens originais e oficiais de Haikyu!! feitas pelo autor, o que inclui todas as capas da versão original japonesa. Mesmo com apenas metade das publicações, as 45 capas serão usadas, garante o supervisor. As publicações serão mensais. 
 
O Primeiro volume possui 392 páginas e fazendo um paralelo com o anime, precisamente a primeira temporada, os capítulos apresentados nesta edição equivalem aos primeiros sete episódios da animação japonesa. 
 
Para aqueles que não entendem muita coisa de vôlei (assim como eu) o mangá apresenta várias notas interessantes de rodapé explicativas sobre alguns pontos que merecem uma atenção especial, como posição dos jogadores, jogadas marcantes. Em um deles, tem até uma menção ao nosso Brasil e a seleção Brasileira de Vôlei, como os criadores de um dos primeiros movimentos que o personagem Kageyama faz.  
 
É perceptível que o autor tem muita técnica e atenção aos detalhes, tudo isso é mostrado no mangá. Além disso, também vemos o nível de estudo que ele traz sobre o vôlei e sua história no mundo, não apenas se restringindo ao Japão, mas aos outros países que também contribuíram para o esporte.

Mangá Haikyu!! de Haruichi Furudate, página 75 / Edição Brasileira JBC / Foto: Arquivo pessoal

Mangá Haikyu!! de Haruichi Furudate, página 75 / Edição Brasileira JBC / Foto: Arquivo pessoal

Nota de rodapé: Viagem ao fundo do mar - Saque criado pelos jogadores William, Renan e Montanaro, da seleção brasileira nos anos 1980 e que homenageava a série clássica de mesmo nome. S

Sobre a História: 
Haikyu!! acompanha a história do jovem Shoyo Hinata, um jogador de vôlei que deseja a grandeza, mesmo com seus pequenos 1.64m, querendo se tornar um “pequeno gigante” do esporte no Japão. Ao lado dele, Tobio Kageyama, já possui a grandeza, chamado de “Rei” desde o ensino fundamental, é arrogante, e procura vencer não importa como. Após um acontecimento, ele procura melhorar seu desempenho nas quadras e o relacionamento pessoal com outros jogadores do time. Rivais em um primeiro momento, ambos entram para o mesmo time no ensino médio, e precisam jogar e crescer juntos para vencer. 
 
Além do mangá, Haikyu!! foi adaptado para anime em 2014 pelo estúdio Production I.G. Até o momento a adaptação possui 4 temporadas, dois filmes e dois OVAS disponíveis. 

REFERÊNCIAS: 

FURUDATE, Haruichi. Haikyu!!. JBC. Volume 01. São Paulo. 2021.

YONEZAWA, Bruno. Haikyu!! começa a ser publicado no Brasil em maio. IGN. Abril de 2021. Disponível em: <https://br.ign.com/haikyu/88631/news/haikyu-comeca-a-ser-publicado-no-brasil-em-maio>. Acesso em: 20 de agosto, 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »