Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/08/2021 às 00h00min - Atualizada em 28/08/2021 às 00h00min

The Promised Neverland I Nem tudo o que reluz é ouro

Narrativa do anime não é tão fofinha quanto aparenta

Anne Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : CloverWorks / Reprodução : Google

The Promised Neverland originalmente foi um mangá escrito por Kaiu Shirai desenhado por Posuka Demizu, e a sua história saiu em capítulos semanais pela Shonen Jump, durando 20 volumes encadernados. O anime foi produzido pelo estúdio CloverWorks e exibido pela Fuji TV no bloco NoitaminA de janeiro de 2019 até março de 2019, com 12 episódios. 

A narrativa da primeira temporada inicia-se com três crianças: Norman, Emma e Ray, ambos com mais ou menos cinco anos em frente à grade de ferro que cerca a propriedade do orfanato em que vivem idealizando o futuro, onde estariam adotados e vivendo uma vida fora daquelas cercas. Cada um com um pedido inusitado, ansiando pela sonhada adoção. 

Anos após, ambos com 11 anos, vivem uma vida agradável no orfanato comandado pela doce e adorável “Mama”, que trata não só eles, mas as 37 crianças residentes, como seus próprios filhos. Entre estudos, brincadeiras e muitas risadas, o trio destaca-se com tamanho desenvolvimento intelectual, sendo os queridinhos de Isabella (Mama). O anime inicialmente aparenta ser fofinho, mas quando Conny, uma das crianças é adotada, mostra-se uma narrativa totalmente sombria. 

Depois de encontrar o coelhinho de pelúcia favorito da garotinha, Emma e Norman decidem quebrar a regra da Mama de nunca ir ao portão para entregá-la. Chegando ao caminhão, deparam-se com Conny morta na traseira de um caminhão. Assustados, escondem-se embaixo do automóvel e ouvem a conversa de Isabella com dois “demônios”. Então, é descoberto que aquele lugar não é um orfanato, mas uma fazenda. Eles não são órfãos, são o gado perfeito para alimento desses seres. 

A partir desse ponto, o trio tem a ideia de arquitetar um plano para fuga que abrangesse todas as crianças, já que eles são como uma grande família. Qualificando a assustadora Mama como inimiga, Norman, Emma e Ray decidem continuar burlando as regras para ver o que está além da pequena cerca de ferro.

Destaca-se de antemão a inteligência sem limites de Norman e Ray, principalmente de Norman, que articula tudo minuciosamente, sempre a três passos à frente de todos e com estratégias suficientes caso algo dê errado. Seu pensamento ágil é admirável. Ele sozinho consegue desvendar muitas coisas importantes como: os demônios gostam de alimento de alta qualidade, ou seja, dos mais inteligentes - eles são apreciadores de cérebro, e que quanto mais as crianças são tratadas com amor, cuidado e sem qualquer trauma, mais atrativa é. Além disso, crianças de 12 anos criadas nesses termos e com um QI admirável são as únicas que podem ser comida pelo que parece ser “O chefão”. Norman também é o responsável por supor que há um traidor no meio deles, arquitetar um plano genial e pegar o traíra na mentira, que gera grande impacto no telespectador ao ser revelado. Ray também não deve ser subestimado; sua criatividade em construir equipamentos usando peças de outros objetos é admirável, sua sagacidade e habilidade de manipular pessoas e situações são inimagináveis, além de espreitar situações que mais ninguém mais consegue enxergar o torna uma criança prodígio. Emma, por outro lado, é ágil. Ela tem um condicionamento físico e resistência elevada, tornando-a única. E, assim, é formado o trio dos personagens protagonistas.  

Lutando contra Mama, tantos obstáculos visivelmente impossíveis de resolver, demônios, rastreadores, e o medo do desconhecido que há no mundo exterior sufoca não só os personagens, mas quem está do outro lado da tela assistindo. A cada cena e diálogo, o espectador é atraído e induzido a permanecer até o último episódio. O anime é recheado de reviravoltas, tem um plot surpreendente e muito mistério. Personagens bem desenvolvidos, uma trilha sonora que compõe uma junção magnífica da narrativa. 

Encerrando a temporada com a tão sonhada fuga das crianças, o incêndio na fazenda, o adeus de Emma e Mama e a descoberta sobre o passado de Ray acarretam um surto coletivo nos fãs. Entretanto, a história não acaba por isso mesmo. Emma promete voltar dentro de dois anos para buscar os que precisaram ficar para trás para que a fuga fosse bem-sucedida.



Agora, Ray, Emma e os demais terão que usar a inteligência para sobreviver no mundo desconhecido e não serem capturados por demônios. Com muitas pontas soltas (afinal não sabemos ainda quem é o misterioso William Minerva ou o passado de Isabella), na segunda temporada as crianças conhecerão personagens cuja índole ainda não foi revelada.   

A segunda temporada de The Promised Neverland está disponível na Funimation, já a primeira temporada pode ser assistida na Funimation, Crunchyroll e Netflix.

REFERÊNCIAS:

GARCIA, Fábio.Tudo o que você precisa saber sobre The Promised Neverland. OMELETE. Disponível em : <https://www.omelete.com.br/anime-manga/the-promised-neverland-netflix-conheca > Acesso em : 24 de ago. de 2021.

 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »