Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2021 às 13h59min - Atualizada em 29/08/2021 às 14h35min

O que estaria por trás do processo de mudanças de Arlequina?

Antes conhecida apenas como a namorada do Coringa, agora emancipada constrói sua própria história como anti-heroína

July Anna Barbosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: DC / Reprodução: Google
A tão querida personagem Harley Quinn, vem passando por algumas transformações significativas ao longo das produções em que esteve envolvida. Após uma hipersexualização da personagem, há boas razões para isso.

Inicialmente apresentada com características marcantes como seus cabelos loiros, shorts curtos, lutando contra vilões de salto alto ao lado de seu amado “Pudinzinho”, o Coringa.

 Ao longo das produções que participou, passou por algumas mudanças tanto em seu visual, como em personalidade, uma abordagem bem diferente da apresentada no primeiro filme Esquadrão Suicida (2016).


Cenas polêmicas

O filme Esquadrão Suicida (2016), lançado pela DC Entertainment e distribuído pela Warner Bros Pictures, recebeu inúmeras críticas a cerca da película, porém, o público foi direcionado em maior parte para a forma como Harley Quinn (Margot Robbie) foi apresentada e representada durante a história.

A sexualização do corpo da personagem, tem inicio na primeira cena em que ela é aparece realizando movimentos circenses em um lençol dentro de sua cela, há diálogos com comentários apenas sobre a sua beleza e sanidade mental. E o que incomodou muito os telespectadores, o desnecessário momento em que Harley lambe a barra da cela, em uma talvez tentativa de seduzir os guardas da prisão.

Há outros momentos peculiares, como no momento em que todos os prisioneiros irão trocar de roupas, e somente nela é feito um longo close em seu corpo, além da necessidade de mostrar o momento em que coloca sua “coleira”, onde pode-se ler “pudim” escrito, referência ao Curinga, assim como em sua roupa “monstrinha do papai”.

Porém, o detalhe que mais provoca incômodo ao público que conhece a fundo o universo DC e os personagens, é a romantização que foi feita no relacionamento entre Arlequina e Coringa. Nos desenhos e HQs é possível perceber que além de uma relação tóxica, é puramente violenta tanto física, quanto psicológica.
 
Importância de Margot Robbie
Atriz que ganhou notoriedade interpretando Harley no primeiro filme, voltou ao papel em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fabulosa, no início de 2020, dessa vez atuando também como produtora do longa.

Margot fez questão que a trilha sonora, direção e outras partes do filme fossem comandadas por mulheres. Na produção, a personagem usa roupas mais soltas e confortáveis, mais adequadas para as cenas de lutas.

Ter na direção a presença de uma mulher, sem dúvidas, permitiu adaptações no cinema importantes, para o fim da sexualização de Arlequina, desenvolvendo melhor sua história, construindo uma mulher mais forte e independente.

Uma nova Arlequina?
A evolução de Harley vem muito da “libertação” de seu relacionamento com o vilão, agora tendo espaço para explorar seu arco de anti-heroína. Mostra sua força e coragem, mas com cicatrizes e marcas, vivendo um dia de cada vez, agora por sua conta e risco.

A Arlequina de Margot Robbie esteve presente em duas produções recentemente, Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fabulosa (2020) e O Esquadrão Suicida (2021), a presença da personagem repaginada agradou muito aos fãs do estúdio.



Tanto sua nova aparência, quanto seu modo de agir, enriqueceram ainda mais a trama da tão querida Harley Quinn. A trama traz uma representatividade feminina muito importante, parece simples, mas em um mundo ainda tão machista, a valorização de personagens femininas e o abandono da sexualização do corpo feminino é um ganho para a sociedade em geral.

 
REFERÊNCIAS:
IBRAHIM, YASMIM. Hipersexualização da Arlequina: como personagem foi remodelada para o cinema. Correio Braziliense. 08 de ago de 2021. Disponível em < https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/08/4942459-hipersexualizacao-da-arlequina-como-personagem-foi-remodelado-para-o-cinema.html> . Acesso em 24 de ago de 2021.
 
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »