Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2021 às 12h30min - Atualizada em 08/10/2021 às 12h04min

Cowboy Bebop e suas referências à música brasileira

A série será lançada em novembro e já traz referência ao trio Antonio, Carlos e Jobim

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra

Com estreia prevista para novembro, é divulgada no twitter uma imagem inédita da nova produção da Netflix, a série em live action do anime Cowboy Bebop. Os fãs notam ao fundo o trio de personagens mais querido do anime, os senhores Antônio, Carlos e Jobim.

Cowboy Bebop é um anime de 23 episódios, lançado em 1998 e em 2001 teve a estreia do seu próprio filme. As duas obras são dirigidas por Shinichiro Watanabe e escritas por Keiko Nobumoto. O anime é uma grande mistura de clássicos de faroeste com 
space operatrazendo elementos do próprio cinema noir ao som de jazz, blues e, é claro, bebop. A história se passa em 2071 e acompanha as aventuras do grupo de caçadores de recompensas composto por Spike Spiegel, Jet Black, Faye Valentine, Ed e o cão Ein. Com nota de 8.9 no IMDB, o anime é aclamado pelo público e possui um carinho especial dos brasileiros. 
 

 
Produzido pela plataforma de streaming Netflix, no dia 19 de novembro será lançado o remake em live action do anime. Com John Cho interpretando o protagonista Spike Spiegel. A produção já teve imagens e trailers lançados para o público e trouxe um grande hype por ter trajes e caracterizações fiéis ao anime original. Por estar sendo lançada no streaming, uma leva de brasileiros terá o primeiro contato com Cowboy Bebop agora e não têm conhecimento sobre as referências que o diretor Shinichiro Watanabe faz à cultura brasileira. 

O Brasil em Cowboy Bebop 

Cowboy Bebop é famoso por ter diversas referências à artistas em suas músicas e personagens. A homenagem mais querida é dada ao compositor, cantor, maestro e violonista brasileiro, Antônio Carlos Jobim (1927-1994). Mais conhecido como Tom Jobim, o músico compôs, junto de Vinicius de Moraes, a música responsável por tornar a Bossa Nova famosa nos Estados Unidos, a aclamada “Garota de Ipanema”. 
 

Dada a importância desse feito, Watanabe batiza três de seus personagens, os senhores Antônio, Carlos e Jobim. O trio sempre aparece discutindo e jogando cartas e, a princípio, parece ser algo irrelevante no anime, mas os fãs transformaram a sua aparição em um pequeno jogo de “Onde Está Wally?”. A brincadeira torna a experiência mais divertida, ainda mais se a pessoa estiver assistindo o anime pela primeira vez.

O site Crunchyroll registrou os episódios que o trio aparece: Blues do asteroide, Honky Tonk WomenHeavy Metal Queen, Jazz de Júpiter - parte 1, Bohemian Rhapsody, Samba de cogumelo, Funk do cowboy e Arranhão cerebral. Vale ressaltar que além desses episódios, os senhores têm a sua aparição no filme de 2001.

A música brasileira também é referenciada no episódio “Samba de Cogumelo”, que inclusive o trio aparece. A aventura do episódio trata da tripulação da nave Bebop sendo drogada, por acidente, através de cogumelos. O diretor liga a psicodelia da droga com a psicodelia do samba brasileiro. Outra pessoa envolvida no anime, a compositora da trilha de Cowboy Bebop, Yoko Kanno, também é amante da música brasileira. Faz questão de trazer elementos de samba em suas composições e chegou a viajar ao Brasil para fazer gravações em português da canção “Coração Selvagem” de Belchior. A canção foi regravada por Joyce Moreno para o anime “Wolf's Rain”.

REFERÊNCIAS:
AVILA, G. Nova foto do Cowboy Bebop da Netflix mostra Antonio, Carlos e Jobim; veja. JOVEM NERD, 17 de set. de 2020. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/nova-foto-do-cowboy-bebop-da-netflix-mostra-antonio-carlos-e-jobim-veja/>. Acesso em: 04 de out. de 2021.
Cowboy Bebop IMDB. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0213338/>. Acesso em: 06 de out. de 2021.
MOSQUERA, A. ESPECIAL: Será que você consegue encontrar o famoso trio, Antonio, Carlos e Jobim, nos episódios de Cowboy Bebop? CRUNCHYROLL, 24 de Jun. de 2021. Disponível em: <https://www.crunchyroll.com/pt-br/anime-feature/2021/06/24/especial-ser-que-voc-consegue-encontrar-o-famoso-trio-antonio-carlos-e-jobim-nos-episdios-de-cowboy-bebop>. Acesso em: 04 de out. de 2021.
PEREIRA, E. Cowboy Bebop: Onde ver o anime clássico antes da série live-action da Netflix. OMELETE, 23 de ago. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/anime-manga/cowboy-bebop-onde-assistir-anime>. Acesso em: 04 de out. de 2021. 
SUZUKI, S. "Cowboy Bebop" namora Brasil e psicodelia. FOLHA DE SÃO PAULO, 08 de nov. de 2003. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2811200307.htm>. Acesso em: 04 de out. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »