Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2021 às 10h30min - Atualizada em 10/10/2021 às 10h59min

​Referências cristãs na série Midnight Mass, nova obra de Mike Flanagan

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Divulgação / Netflix
Midnight Mass, ou em português 'Missa da Meia Noite', é o novo título de terror/suspense da Netflix, e criada por Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill – 2018 e A Maldição da Mansão Bly – 2020), segue a linha de horror psicológico, abordando assuntos como religião, fanatismo religioso e redenção.

A minissérie é composta por 7 capítulos, e cada um possui um nome baseado nos livros da Bíblia Sagrada, revelando o tema central da obra.
 

Alerta de spoiler



A série tem início com Riley Flynn sendo preso após dirigir alcoolizado e matar uma jovem, dando enfoque no vício e pecado do personagem. Após um salto temporal de quatro anos, Riley retorna para sua cidade natal, Crockett Island, na costa de Washington, com a missão de redenção e o começo de uma vida nova.
 

Episódio 1 - Gênesis

O título dado ao episódio piloto faz referência ao primeiro livro da bíblia, mas não é aí que as semelhanças acabam, assim como no livro sagrado, temos um homem e uma mulher (Riley e Erin) chegando na cidade após receberem as consequências por seus atos.
É apresentado também os moradores da pequena cidade, que são em sua maioria religiosos. A trama da série gira em torno de um novo padre que chegou na cidade para substituir o antigo e querido Monsenhor Pruitt, mas que inicialmente não é muito aceito pela comunidade, até começar a canalizar estranhos milagres, entre eles a cura de uma jovem paraplégica chamada Leeza. Após as realizações dos milagres inexplicáveis, a igreja começa a receber mais fiéis em busca de cura e perdão.
Uma das questões que cercam o episódio é a chegada de uma grande tempestade, que assombra a segurança dos moradores, fazendo referência ao dilúvio, acontecimento citado no livro inicial da bíblia, e a arca de noé, representada pelo centro recreativo que serviu de abrigo para os habitantes de Crockett.

 

Episódio 2 – Salmos

No segundo episódio é mais aprofundado a relação dos moradores com suas assombrações e passados. Ambientado no período de quaresma (quarenta dias que antecedem a quarta feira de cinzas. Época do ano importante para os católicos, que se preparam para a Páscoa) o episódio em vários momentos apresenta o tema redenção e perdão, com citações sobre fé e esperança.
 

Episódio 3 – Provérbios

Assim como no livro da bíblia, o terceiro episódio da série foca em princípios e temor a Deus, apresentado a trama principal da série, com indícios do fanatismo religioso que recaí sobre os moradores da cidade e com a distribuição de bíblias para as crianças na escola. A revelação principal da série também acontece nesse episódio, o novo padre é, na verdade Monsenhor Pruitt, que em uma viagem para Jerusalém encontrou uma caverna habitada por uma criatura misteriosa, e após uma interação entre eles, Pruitt misteriosamente rejuvenesceu.
 

Episódio 4 – Lamentações

No episódio quatro é revelado para os espectadores que o padre está diluindo o sangue da criatura na comunhão, e os fiéis então sendo curados após participarem do ato religioso. Fazendo gancho com o período em que o livro bíblico foi escrito, a queda de Jerusalém, a séria mostra como um grupo de fiéis descobrem o plano do padre e juntos mantêm o segredo oculto dos moradores da cidade, com a justificativa de apoiar o ‘plano divino’ de vida eterna.


Episódio 5 – Evangelhos

Caracterizado pelos milagres de Jesus, os evangelhos serviram como base para a redenção final de Riley, que após ser tentado pelos planos da criatura maligna (assim como Jesus foi tentado no deserto) se revolta e expõe todo a trama para Erin. Assim como Jesus, o personagem se sacrifica para salvar sua família e cidade.
 

Episódio 6 – Atos dos apóstolos

Após saber de toda a verdade, Erin se junta com Sarah e sua filha para espalhar a verdade sobre o plano diabólico do padre e salvar a cidade, que nesse momento estava se preparando para celebração do culto da Páscoa. Durante a missa, o Padre revela para os fiéis que o responsável pelos milagres que recaíram sobre a igreja é a criatura misteriosa e que o desejo dele era tornar os seguidores imortais, atingindo assim, a vida eterna, que é frequentemente citada na bíblia.
 

Episódio 7 – Apocalipse

O livro que apresenta o final dos tempos é a inspiração para o episódio final, prometendo a redenção dos personagens e o final da série, com a punição dos pecadores e vida eterna para os justos.
O final da série se encerra com a música “nearer my god to thee” representando o encontro final dos moradores da cidade com Deus.

Referências:

PENANTE, Luciana. Midnight Mass: série estreia na Netflix com história autoral de Flanagan. Techmundo, 2021. Disponível em < https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/225554-midnight-mass-serie-estreia-netflix-historia-autoral-flanagan.htm>. Acesso em: 08 de out. 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »