Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/10/2021 às 23h30min - Atualizada em 09/10/2021 às 23h08min

Primeiro aniversário de Genshin Impact causa revolta entre os jogadores

Comunidade esperava bem mais da comemoração

Lucas Campos - Editado por Ana Terra
No dia 28 de setembro o fenômeno dos jogos mobile Genshin Impact completou um ano de lançamento e como esperado de um jogo online, os desenvolvedores decidiram comemorar essa conquista. Depois de um ano de muito sucesso, onde a MiHoYo, empresa responsável pelo jogo, faturou literais bilhões com seu sistema de gacha, o público esperava recompensas que demonstrassem o carinho e agradecimento da empresa com a comunidade que tanto lhe apoiou e enriqueceu.  

O primeiro aniversário é normalmente uma época de recompensa para os jogadores de jogos gacha, entretanto a MiHoYo foi na mão contrária, as recompensas seriam na verdade sorteadas entre alguns jogadores que escolhessem participar de alguns concursos. O anúncio levou a comunidade à loucura e os jogadores demonstraram seu descontentamento como puderam nas redes sociais:
"Por que a maioria disso é 'trabalhe grátis pra nós e TALVEZ você ganhe algo'. Eu não tenho tempo pra gastar em concursos aleatórios. Esse aniversário é só pra pessoas com tempo livre?"
 
Eu espero que vocês percebam que nem todos da sua base de jogadores são artistas e mesmo que sejam, eles não tem o luxo do tempo de fazer trabalho GRÁTIS pra você, e pelo o quê, algumas gemas essenciais?

Os jogadores esperaram ganhar mais meios de conseguir personagens ou até mesmo personagens grátis – em outro evento eles disponibilizaram um pequeno leque de personagens do qual poderia levar um pra casa. Considerando que apenas 5 personagens cinco estrelas – os mais raros – podem ser adquiridos a qualquer momento no jogo, era algum desses que a comunidade esperava ganhar. Dentre os prêmios possíveis nos concursos havia prêmios em dinheiro e um iPhone Pro Max para 3 vencedores, no total, seriam 63 em um dos sorteios. Os números de possíveis vencedores também não animaram os jogadores, pois limitava a comemoração apenas aos felizardos que conseguissem algo substancial para suas contas no jogo.

Vários vídeos surgiram no YouTube com memes sobre o evento e até mesmo a nota do jogo foi afetada na PlayStore, caindo de 4 estrelas para 2, segundo jogadores e continua oscilando com seus 2 milhões de avaliações. O usuário Genshin Bane fez um vídeo satirizando a mudança da nota:



No fórum de Genshin no Reddit, um post foi feito e já conta com 16 mil upvotes e 10 mil comentários no assunto até agora, dentre eles muitos mostram seu descontentamento, enquanto outros parecem estar satisfeitos ou não se incomodarem com as tais recompensas.

A empresa respondeu aos comentários com algumas medidas reportadas por jogadores como censura. Posts no fórum oficial do HoYoLab foram derrubados e nem mesmo a assinatura em jogo podia ser mudada, contas novas não podiam fazer novos posts, entre outros, supostamente pra evitar que os jogadores se manifestassem.

Depois de muitas reclamações a MiHoYo liberou uma nota sobre toda essa polêmica e prometeu mais recompensas. Mas logo que a MiHoYo anunciou os presentes extras ficou claro que claramente não estavam planejados. Um par de asas e mais algumas Gemas Essenciais, moeda necessária para dar os pulls por personagens. Mesmo assim não se mostraram suficientes para a maioria dos jogadores que pelo visto vão ter que se contentar com só isso até o próximo ano.

Genshin Impact está disponível para PS4, PS5, Switch, iOS, Android e PC pelo site próprio ou Epic Games.


REFERÊNCIAS
ABBOTT, Harrison: ‘Genshin Impact’ players review bomb game and react to ‘pathetic’ anniversary event. Newsgeek, 2021. Disponível em: <https://www.newsweek.com/genshin-impact-anniversary-event-review-bombed-memes-reactions-1633770>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.
KLEIN, Ashleigh: miHoYo responds to Genshin Impact 1st anniversary rewards backlash. Ginx, 2021. Disponível em: <https://www.ginx.tv/en/genshin-impact/mihoyo-responds-to-genshin-impact-1st-anniversary-rewards-backlash>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.
TUNHOLI, Murilo: Fãs de Genshin Impact estão revoltados com evento de aniversário de jogo. Tecnoblog, 2021. Disponível em: <https://tecnoblog.net/496705/fas-de-genshin-impact-estao-revoltados-com-evento-de-aniversario-do-jogo/>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »