Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2019 às 13h32min - Atualizada em 17/06/2019 às 13h32min

Festival Varilux 2019: O melhor do cinema Francês à sua disposição

Em todo o Brasil, público pode conferir a programação até 19 de junho

Nathalia Teixeira
(Foto: Divulgação)
Após o sucesso das edições anteriores e em comemoração ao 10º ano de Festival, mais uma vez o Brasil é palco para uma mostra de grandes filmes premiados do cinema francês. Setenta e oito cidades recebem o Festival Varilux de Cinema Francês até o dia 19 de junho, com exibições pagas e gratuitas, gerando expectativas de ultrapassar a marca de um milhão de espectadores no país.
 
A programação inclui filmes de profissionais consagrados e de quem está chegando no mercado agora, promovendo e incentivando o trabalho de novos talentos do cinema.16 longas-metragens estão sendo exibidos durante o festival, além de um filme. Com a temática social, o festival traz exibições para todos os gostos; comédia romântica, drama, ação, suspense são alguns exemplos da diversidade característica do evento.

"Em meio a tantos festivais, acho que o Varilux se destaca pela qualidade dos longas e a abordagem especial e cheia de cultura. Fui nos últimos 3 anos do festival e acho que minha mente está mais aberta para o novo, já que temos a mania de enaltecer apenas filmes de países mais tradicionais, mas pude perceber o quanto os filmes franceses são interessantes, vale muito a pena conferir", destaca o estudante de jornalismo Ismael Ferreira, que se intitula um amante do cinema.

Atores e diretores compareceram no Rio de Janeiro e São Paulo de 5 a 8  de junho para promover o festival e conversar com o público apresentando os filmes em cartaz. No Rio de Janeiro ainda houve uma sessão exclusiva aberta ao público no domingo (9) com a exibição do longa: "O chamado do Lobo", de Antonin Baudry, produção assistida por mais de um milhão de pessoas na França.


Coletiva de abertura do festival, em São Paulo. (Foto: Márcia Alves / Divulgação)

Entre os longas a serem exibidos há vencedores do Festival Internacional do Filme de Comédia de Alpe d’Huez, Festival de Berlim e do Prêmio César de melhores produções francesas. A programação é composta pelo clássico Cyrano de Bergerac, a história real Graças a Deus, a animação Asterix e o segredo da poção mágica, a comédia Amor à segunda vista, entre outros gêneros cinematográficos.

“Queremos dedicar essa décima edição à formidável criatividade da sétima arte francesa, aos exibidores e distribuidores brasileiros que resistem; ao entusiasmo e à curiosidade do público; a todos aqueles e aquelas que nos apoiam e a todos os que defendem a diversidade cultural e cinematográfica no Brasil”, enfatiza Christian Boudier, diretor e curador do festival.

O evento é uma realização das Alianças Francesas e a Embaixada da França no Brasil junto com o Ministério da Cidadania e a Secretaria de Estado de Cultura. Durante a passagem pelo Brasil haverá uma série de debates e ações educativas que podem ser acompanhadas pelo site do festival. 

Um espetáculo de cultura está esperando para ser apreciado. Confira a programação do festival na sua cidade e aproveite! 

Es-tu allé au cinéma aujourd'hui?
(Você já foi ao cinema hoje?)


SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês 2019
Datas: 6 a 19 de junho em 78 cidades brasileiras.
Exibições pagas nos cinemas. Os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada
unidade.
Exibições GRATUITAS em 20 Unidades Culturais do SESC.

Unidades do SESC:
Barra Mansa – RJ; Barreiras – BA; Belo Horizonte - MG
Corumbá – MS; Cuiabá – MT; Januária – MG; Jataí – GO; Juiz de Fora – MG; Londrina – PR;
Marabá – PA; Nova Iguaçu – RJ; Paracatu – MG; Paranavaí – PR; Parnaíba – PI; Piracicaba – SP;
Pouso Alegre – MG; Rio de Janeiro – RJ; Rondonópolis – MT; São Gonçalo – RJ; Vitória – ES.

Filmes em cartaz: 
Amor à  segunda vista; Asterix e o segredo da poção mágica; Através do fogo; Boas intenções; Cyrano Mon Amour; Os dois filhos de Joseph; Filhas do sol; Finalmente livres; Graças a Deus; Um homem fiel; Inocência roubada; Meu bebê; O mistério de Henri Pick; O professor substituto; Quem você pensa que sou; A revolução em Paris; Cyrano de Bergerac.

Mais informações em: http://variluxcinefrances.com
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês (/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.

Editado por Alinne Morais
Revisado por André Uchôa 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »