Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2021 às 16h26min - Atualizada em 18/10/2021 às 16h19min

O lado obscuro do romance

Dark romance: Polêmico, mas adorado por muitos, o gênero tem ganhado espaço no universo literário. Você sabe o que é?

Amanda Canton - editado por Larissa Nunes
Crédito: Amanda Canton

Amado e odiado, o famigerado gênero dark romance pode ser considerado um sub-gênero dos romances eróticos, mas um pouco diferente desse tema, os livros tratam de assuntos mais peculiares e pesados, muitas vezes considerados tabus. As histórias podem conter as mais diversas tramas como: abuso, violência, vício em drogas, tortura entre outros. Os personagens costumam ter passados obscuros, e personalidades mais sombrias. 

Os livros são para maiores de 18 anos e definitivamente não são recomendados para qualquer um.

Os livros são aceitos pelo público? 

(Imagem: As principais hashtags e vídeos sobre o tema dark romance no tiktok)
 

A linha do moralmente questionável muitas vezes pode ser vista como transpassada nesses livros. Não existe um limite de assunto até onde uma história pode ir. São tramas intensas que agradam e desagradam, muitas vezes por conta da própria história ou atitudes dos personagens. 

Para o estudante Davi Matos, de 22 anos, esse gênero o chocou um pouco no início, mas foi uma leitura que o fez pensar. “Comecei a gostar de livros dark porque são histórias que te tiram da zona de conforto. Muitas vezes eu não concordo com o que está acontecendo no livro, mas ainda assim mexe com você e faz com que você fique vidrado até a última página”, afirma. 

O gênero vem se tornando um verdadeiro sucesso no Brasil, especialmente no meio de leitores de e-books. Os livros passaram a ser constantemente recomendados em fóruns de livros no facebook, instagram e principalmente no tik-tok, onde é possível encontrar uma grande parte de conteúdos voltados para o tema com hashtags que chegam a alcançar cerca de 193,2M de visualizações. Mas, apesar da crescente popularidade, o livro gera algumas polêmicas sobre os assuntos abordados.  

De acordo com a estudante Ana Leticia, de 25 anos, os livros não são fáceis de serem lidos e podem ser bem perturbadores. “Eu li pela primeira vez após ver algumas garotas recomendando no tiktok, mas particularmente eu não gostei, provavelmente não leria outro. São temas que me deixam desconfortável, mas acho que qualquer leitura é válida e pode sempre acrescentar algo às nossas vidas”, diz ela. 

Limites e tabu

Conhecido por tirar o leitor da zona de conforto, os livros geralmente não são indicados para qualquer um, antes de qualquer leitura o autor sempre esclarece os tipos de gatilhos que podem aparecer durante a trama.

Para a auxiliar de enfermagem e também escritora do gênero, Michele Alves, de 22 anos, o dark romance é um tema que provoca reações onde tudo pode ser abordado sem limites.

“Eu acredito que tudo é aceitável, esse gênero vai te tirar da zona de conforto e proporciona uma leitura bastante diferente, muitas vezes perturbadora ao abordar temas pesados e ter protagonistas que são a favor da violência. Não há uma regra e nem um limite sobre o que pode ou não ser utilizado nos dark romance”.

Escrevendo seu primeiro romance sobre o tema, a escritora acredita que os livros não são muito bem vistos por algumas pessoas porque muitos acabam levando para a realidade. “ Não é porque eu leio que eu vou aceitar certas coisas, então teremos muitas críticas pela frente”, afirma.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »