Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/10/2021 às 14h39min - Atualizada em 22/10/2021 às 15h21min

Festival Folclórico de Parintins é tema de nova história da Turma da Mônica

A turma faz uma viagem pelo país e desembarca em Parintins - AM

July Anna Barbosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Maurício de Souza Produções / Reprodução: Google

A viagem da Turma da Mônica pelo Brasil, desembarca em Parintins – AM, para conhecer a história e curiosidades sobre a maior festa popular do país. No 3° livro da coleção, o Festival Folclórico de Parintins será a festa apresentada aos personagens.

Em uma aventura repleta de aprendizados sobre as festas populares do Brasil, o leitor aprende a origem e as características de cada elemento da festa, neste caso, os bois bumbás Caprichoso e Garantido.

Sobre a coleção



Muito se sabe da preocupação da Maurício de Sousa Produções a respeito de educar e passar ensinamentos aos leitores, através de suas historinhas. No primeiro livro conheceram os pontos turísticos, no segundo as comidas típicas de diferentes estados, agora no terceiro chegou a hora de aprender sobre culturas e tradições de todo o país, levando a turminha na festa de cada cidade.

A viagem passará pelo Festival de Parintins, no Amazonas; Festa do Divino, em Tocantins; Festa da Farroupilha, no Rio Grande do Sul; Festa do Bumba Meu Boi, no Piauí; Festa de São João, em Pernambuco; o Carnaval do Rio de Janeiro, e a Festa da Cavalhada, no Mato Grosso.

Além da historinha, os livros trazem interação com quem está lendo, mostrando imagens que permitem procurar os personagens da Turma da Mônica em meio aos moradores locais.

Para as crianças de 6 a 8 anos, o livro estimula o aprendizado sobre as celebrações populares como um aspecto cultural das cinco regiões do país, colocando a criança em contato com os principais.

Enquanto para as crianças de 9 a 12 anos, a criança conhece as características de cada uma delas e reflete sobre como as festas são um aspecto da diversidade cultural do país.

O Festival
Uma festa que reúne várias manifestações folclóricas, tendo como evento principal, a maior ópera a céu aberto do mundo, o Festival Folclórico de Parintins, onde a disputa centenária entre os bois bumbás Caprichoso e Garantido, atraem milhares de turistas do Brasil e do mundo, para o interior do Amazonas, a bela ilha de Parintins que fica localizada a 369 quilômetros de Manaus, na região da divisa com o estado do Pará.

Cada bumbá tem a cor que o representa, Caprichoso – azul, Garantido – vermelho, a rivalidade é tão forte e presente que um não usa a cor do outro. Além de não pronunciarem o nome do adversário, chamado apenas de “Contrário”.

A dança e os elementos, são particularidades importantes da festa, como seus itens individuais e coletivos. No vídeo a seguir há um pouquinho do que acontece nas 3 noites do festival dos bois:



REFERÊNCIAS:
RODRIGUES, HILANA. Festival de Parintins é destino de nova aventura da Turma da Mônica. Mercadizar.com. 05 de out de 2021. Disponível em < https://mercadizar.com/entretenimento/festival-de-parintins-e-destino-de-nova-aventura-da-turma-da-monica/> Acesso em 18 de out de 2021.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »