Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/10/2021 às 13h10min - Atualizada em 22/10/2021 às 13h07min

Séries Turcas batendo na nossa porta

Como as produções euroasiáticas ganharam tantos fãs no Brasil e no mundo

Maria Moreira - Editado por Ana Terra

Você já se imaginou assistindo um episódio de duas horas e meia de duração? Você que está acostumado a um episódio de sitcom de 20 minutos e cai de paraquedas em uma série de comédia romântica, que tem a duração de episódios maior que muitos filmes!

Foi isso que aconteceu a inúmeras pessoas durante essa quarentena. Enquanto todos estavam procurando outras maneiras de se entreter, essas pessoas sem nem perceberem, já estavam maratonando essas séries. Porém o nome “série” é algo muito americanizado. Assim como nos países orientais asiáticos chama-se
dorama, o que também tem uma grande quantidade de fãs, nesse país euro-asiático, Turquia, chamamos de dizis.

 

As dizis, assim como as novelas brasileiras, séries americanas e afins, existem “desde sempre”, mas essa repercussão internacional ficou maior a partir do mês de julho de 2020, quando o programa “Sen Çal Kapımı” (Você bate na minha porta) foi ao ar. Nesse período de verão na Turquia, é lançado as dizis de verão, sendo elas a maioria comédia romântica. Sen Çal Kapımı, protagonizada por Hande Erçel e Kerem Bürsin, ganhou um rating estrondoso nas redes sociais, por vários episódios os fãs conseguiram bater 1 milhão de tweets nas tags do episódio. No último episódio, lançado na primeira semana de setembro de 2021, um recorde foi quebrado: 9 milhões de tweets para a tag do episódio, tirando assim o recorde de uma das séries mais famosas mundialmente, Game of Thrones.


Como já dito, as dizis já existiam, já tinham uma fanbase, mas houve um crescimento enorme em um ano por o rating desta dizi em específico, por ter chamado muita atenção internacional. Com isso os streamings não perderam tempo, ao verem tanto público, viram as chances de aumentarem suas assinaturas. A primeira que chegou chamando a atenção foi a Globoplay, colocando “Fatmagul” e “Yeni Hayat” (Uma vida nova). Mas a HBO max, streaming lançado em 2021, surpreendeu mais ainda ao colocar o remake turco de “The good Doctor’’, e um drama que veio com o nome de “Meu lar, Meu destino”, protagonizado por Demet Ozdemir, atriz muito querida pelo público.
O Último Guardião / Reprodução: Netflix

O Último Guardião / Reprodução: Netflix


No final de setembro, a HBO  conseguiu subir ainda mais suas assinaturas quando anunciou a  chegada de mais cinco, dentre elas, "Kara Sevda" que ficará com o nome de “Endless Love”, que carrega o único Emmy de melhor telenovela do país, ganhado em 2017, vendida para muitos países. E ela, a mais esperada por tantos, Sen Çal Kapımı. Diferente desses streamings que estão usando  essa estratégia, a Netflix, como na maioria das vezes, opta por fazer mais produções originais. Dentre os títulos mais assistidos temos: 50M2, O último Guardião, 8 em Istambul e Ask 101 (Love 101), que é a mais querida de todas e teve sua segunda temporada lançada no último dia 30 de setembro.
Love 101 / Reprodução: Netflix

Love 101 / Reprodução: Netflix


REFERÊNCIAS:
CINTRA, Beatriz. Sen Çal Kapimi: Conheça a série turca de sucesso. OTAGEEK, 2021. Disponível em: <https://otageek.com.br/2021/08/22/sen-cal-kapimi-voce-bate-na-minha-porta-conheca-a-serie-turca-de-sucesso/>. Acesso em: 23 de outubro de 2021.

LOPES, Jonathas. HBO max turbina seu catálogo com produções turcas. Estrela Latina, 2021 Disponível em: <https://estrelalatina.com.br/hbo-max-turbina-seu-catalogo-com-novelas-turcas-saiba-mais/>. Acesso em: 23 de outubro de 2021.
MENEZES, Clara. Conheça 8 produções turcas para maratonar no streaming. O POVO, 2020. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/vidaearte/2021/08/10/novelas-da-turquia-conheca-8-producoes-para-maratonar-no-streaming.html>. Acesso em: 23 de outubro de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »