Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/10/2021 às 20h23min - Atualizada em 22/10/2021 às 20h28min

PETA Latino solicita remoção de minigame em Far Cry 6

O jogo conta com atividades secundárias com rinhas de galos

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
O novo jogo da UbisoftFar Cry 6, foi lançado no dia 6 de outubro e já garantiu inúmeras discussões nas redes sociais por conter um minigame com brigas entre galos. Não demorou muito para que a associação People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) tomasse conhecimento sobre o caso e emitisse um comunicado.
 
A aclamada franquia Far Cry é conhecia por se envolver em polêmicas, não só por sua violência explícita, mas por temas abordados em seus games. Um exemplo é o seu game lançado em 2017, o Far Cry 5. Em sua trama o protagonista precisa deter um grupo de extremistas religiosos com deturpações do cristianismo. Em outro lançamento, anterior a esse, Far Cry 4, a polêmica foi por conta de sua capa, considerada por alguns, como incitação ao racismo.
Em Far Cry 6 a sua maior polêmica não está diretamente ligada ao seu gráfico ou jogabilidade, muito menos no tema abordado por sua história principal. O caso envolve um minigame disponível no mapa do jogo: Rinha de galos. 
 
A atmosfera da atividade ronda todos os clássicos games de luta, com página de escolha de lutador, botões diferenciados para cada tipo de ataque, esquiva e poder especial, o chamado “Supergallo”. Também é possível fazer uma coleção de Galos para usar nas brigas. Caixas são espalhadas pelo mapa e o jogador pode encontrá-las para adicionar ao seu grupo de galos de briga que, inclusive, possuem seus próprios nomes de lutador, bem parecido com os clássicos lutadores mexicanos.

Diante dessa situação, a PETA Latino emitiu uma nota de repúdio dizendo que colocar esses animais em lutas estilo Mortal Kombat – game de luta muito famoso por causa de sua violência - não é, nem de longe, um tipo de inovação para o mundo dos jogos. “Galos usados em brigas de rinha são equipados com esporas afiadas que rasgam carne e ossos, causando ferimentos agonizantes e fatais.” Escreve Alicia Aguayo, gerente sênior da PETA Latino. Ela finaliza o comunicado com um pedido de remoção das atividades de rinha de galo do game, mudando por um minigame que, em suas palavras, “não glorifique a crueldade”.  Você pode conferir o comunicado na íntegra clicando aqui. 
 

A resposta da Ubisoft (empresa desenvolvedora do game) foi a de que esse tipo de atividade está presente em diversas culturas latinas usadas como inspiração para o desenvolvimento do tema e localidade do game. Embora aponte diversas semelhanças a Cuba, a empresa diz que Far Cry se passa em Yara, uma ilha fictícia do caribe. 
 

Mesmo que não tenha impacto direto na história ou experiência do game, deixando o jogador escolher se vai jogar ou não, a rinha de galo pode garantir conquistas e colecionáveis, coisas necessárias para quem deseja completar 100% do jogo. Além disso, a atividade pode garantir dinheiro no game e incrementam mais horas de gameplay. 
 

Far Cry 6 já está disponível nas plataformas PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC. O game se passa em uma ilha fictícia chamada Yara, que por sua vez está nas mãos de um ditador tirano, chamado Antón Castillo. O vilão interpretado por Giancarlo Esposito governa usando o medo de seu povo como combustível e busca restaurar os anos de glória de Yara. 

REFERÊNCIAS:
AGUAYO, A. PETA Latino Statement: Cockfighting in ‘Far Cry 6’ PETA ANIMALS ARE NOT OURS, 2021. <https://www.peta.org/media/news-releases/peta-latino-statement-cockfighting-in-far-cry-6/?v2=1>. Acesso em: 18 de out. de 2021.
HENRIQUE, A. ‘Far Cry 6’: rinha de galo gera polêmica e PETA pede remoção do jogo. OLHAR DIGITAL, 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/10/13/games-e-consoles/far-cry-6-rinha-de-galo-polemica/#:~:text=remo%C3%A7%C3%A3o%20do%20jogo-,'Far%20Cry%206'%3A%20rinha%20de%20galo%20gera%20pol%C3%AAmica%20e,PETA%20pede%20remo%C3%A7%C3%A3o%20do%20jogo&text=Prontamente%2C%20a%20associa%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%9CPeople%20for,pedindo%20a%20remo%C3%A7%C3%A3o%20do%20modo>. Acesso em: 18 de out. de 2021.
MONTEIRO, R. Far Cry 6: rinha de galo é repreendida e PETA pede remoção do game. TECHTUDO, 2021. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/10/far-cry-6-rinha-de-galo-e-repreendida-e-peta-pede-remocao-do-game.ghtml>. Acesso em: 18 de out. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »