28/10/2021 às 21h55min - Atualizada em 28/10/2021 às 22h12min

Ator, famoso por interpretar Gunther em FRIENDS, morre aos 59 anos

James Michael Tyler lutava contra o câncer desde 2018

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação: Warner Bros
Morre, neste último domingo (24), aos 59 anos, James Michael Tyler, mais conhecido pelo seu papel no seriado de televisão “Friends”. O ator lutava contra um câncer de próstata desde 2018, quando descobriu já estar em estado avançado. Infelizmente, não resistiu e veio a óbito em sua casa, em Los Angeles.
 
A morte foi confirmada pela família do artista, que prestou homenagens em comunicado oficial: "O mundo o conhecia como Gunther (o sétimo "Amigo"), da série de sucesso "Friends", mas os entes queridos de Michael o conheciam como ator, músico, defensor da consciência do câncer e marido amoroso. Michael adorava música ao vivo, torcia pelos Clemson Tiger, e muitas vezes se encontrava em aventuras divertidas e não planejadas. Se você o conhecia uma vez, você fazia um amigo para a vida".

Por meio do perfil oficial da série, no Twitter, a Warner também se pronunciou sobre o ocorrido: “Warner Bros. Television lamenta a perda de James Michael Tyler, um ator amado e parte integrante de nossa família FRIENDS. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos, colegas e fãs.”

Veja o tweet original:

Sua carreira na série Friends começou simples. Foi contratado para o papel de gerente do Central Perk – café onde os protagonistas se encontravam – por saber operar uma máquina de café, e, muitas vezes, não tinha fala. Porém, com o tempo, foi ganhando mais tempo de tela, e, consequentemente, falas e frases de efeito, atraindo mais a atenção do público. No total, “Gunther” chegou a participar de 185 dos 236 episódios da série, segundo dados retirados de uma matéria da BBC.

Viver “Gunther” no seriado pode ter sido o papel de mais destaque do ator, mas sua carreira não se resume apenas a isso. A primeira aparição de Michael Tyler nas telas foi em um curta, em 1992, chamado The Roommate. Também fizeram parte de sua carreira filmes como Motel Blue (1997) e The Disturbance Dinner (1998), além de participações em algumas séries, como Scrubs (2005), Just Shot Me! (2000) e Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (2001), e curtas como Processing e The Gesture and The Word, ambos de 2020. Sua última aparição foi no especial Friends: The Reunion, lançado em junho desse ano (2021), que, juntamente com o seriado original, está disponível na plataforma de streaming da HBO Max.

Lamentamos imensamente a perda de um artista tão querido e amado pelos fãs de Friends e desejamos força para toda a família de James Michael Tyler, nosso eterno Gunther
.


 
REFERÊNCIAS:
AMENDOLA, Beatriz. Friends | James Michael Tyler, o Gunther, morre aos 59 anos. Omelete, 2021. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/series-tv/friends-james-michael-tyler-o-gunther-morre-aos-59-anos. Acesso em: 25/10/2021
 
MARTÍNEZ, Héctor Llanos. Morre James Michael Tyler, que interpretava Gunther em ‘Friends’. EL PAÍS, 2021. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/cultura/2021-10-25/morre-james-michael-tyler-que-interpretava-gunther-em-friends.html . Acesso em: 26/10/2021.

James Michael Tyler. Gunther from 'FRIENDS' dead at 59... After Cancer Battle. TMZ, 2021. Disponíve em:
https://www.tmz.com/2021/10/24/friends-star-james-michael-tyler-gunther-dead-dies-prostate-cancer/https://www.tmz.com/2021/10/24/friends-star-james-michael-tyler-gunther-dead-dies-prostate-cancer/ . Acesso em: 26/10/2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »