Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2021 às 10h09min - Atualizada em 29/10/2021 às 10h46min

Duna | Diferenças entre o filme e o livro

Adaptação modificou, cortou e acrescentou coisas em relação à obra original

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: Google
Duna, filme baseado no livro homônimo de 1965 escrito por Frank Herbert, foi lançado nos cinemas no último dia 21. Dirigido por Denis Villeneuve, o longa de ficção científica segue Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante que, para salvar o seu povo, precisa viajar até o planeta mais perigoso do universo. A trama do filme para na metade da história contada no livro, sendo que um filme abordando a segunda parte da obra de Herbert já foi confirmado.

Assista ao trailer de Duna:
 

 
Apesar de bastante fiel ao livro, o longa trouxe algumas mudanças em relação à obra original, como ocorre com qualquer adaptação para os cinemas. Diferenças entre o livro e o filme podem ser percebidas, por exemplo, na criação e no desenvolvimento de alguns personagens, na exclusão de certas cenas na versão cinematográfica e em alguns aspectos visuais.

Confira a seguir algumas das principais diferenças entre o livro Duna e a adaptação estrelada por Timothée Chalamet:
 
[Atenção – essa matéria contém spoilers!]
 
Detalhes visuais

 
Mesmo que várias das características visuais dos personagens, objetos e cenários de Duna terem sido mantidos no filme, algumas mudanças ocorreram nesse sentido.

Uma das principais diferenças trazidas pela adaptação nesse sentido é a aparência da especiaria mélange, substância muito importante na trama. Na obra de Frank Herbert, ela é descrita como um pó azul com gosto e cheiro de canela. No filme dirigido por Denis Villeneuve, por sua vez, a especiaria tem uma cor mais parecida com a canela do mundo real. 

Personagens

 
O longa Duna também mudou algumas questões ligadas aos personagens apresentados na obra original. Liet Kynes, por exemplo, é apresentado como um homem no livro, mas o seu gênero do ecologista foi modificado no filme, onde a personagem é uma mulher interpretada por Sharon Duncan-Brewster.

Liet Kynes também tem um espaço menor na trama do filme do que na do livro. Vários dos diálogos entre Kynes e Paul, que acrescentam momentos de tensão à obra original, por exemplo, foram cortados no filme.

 
Outro personagem que foi muito alterado nessa versão cinematográfica de Duna foi o barão Harkonnen. Nesse caso, as mudanças ocorreram para remover as descrições preconceituosas do personagem no livro de 1965.

Isso porque, na obra de Herbert, a descrição do barão como um homem gordo e homossexual é feita de forma que faz parecer que essas características são “potencializadoras” de sua vilania. No filme, essa visão gordofóbica e homofóbica é eliminada, sendo que a sexualidade do vilão deixa de ser mencionada e sua aparência física não é usada como “agravante” de sua maldade.

Outra diferença entre o filme e o livro de Duna relacionada aos personagens é o foco que cada um deles recebe nas duas obras. A história do longa é muito focada em Paul, também dando certo destaque para a Lady Jessica de Rebecca Ferguson em alguns momentos, por isso não sobra tanto espaço para outros personagens. Já na obra original, apesar de Paul ainda ser o protagonista, há um maior desenvolvimento de alguns coadjuvantes, como Chani e o duque Leto, interpretados por Zendaya e Oscar Isaac na adaptação.


Relacionamentos
 
Além dos personagens de Duna terem sofrido certas mudanças na versão cinematográfica, algumas das relações entre eles também foram alteradas. O relacionamento entre Paul e seu pai, o duque Leto, por exemplo, tem uma relevância ainda maior no livro, influenciando muito a forma como o protagonista pensa e como ele lida com várias questões políticas e emocionais.

Na obra de Herbert, inclusive, o duque conta somente ao filho sobre sua desconfiança de que haverá uma traição contra sua família, além de tratar Paul como um igual em diversos momentos. A adaptação modifica isso, dando menos destaque para a relação entre o duque Leto e seu filho, apesar de ainda mostrar o carinho entre os personagens.

Além disso, a relação entre Paul e a Fremen Chani no filme também foi um pouco diferente, uma vez que uma interação muito importante entre os personagens no livro foi alterada.

 
No Duna de Villeneuve, após Jarris (Babs Olusanmokun) desafiar o herdeiro do duque Leto para um duelo, a personagem vivida por Zendaya entrega a Paul uma Crysknife, apesar de não acreditar que ele irá vencer. No livro, a interação entre os dois é completamente diferente, já que Chani dá várias dicas para que Paul consiga ser vitorioso no duela, o que torna o laço entre os personagens muito mais forte.
 
Trama

 
 
Praticamente qualquer adaptação de um livro para as telonas precisa fazer mudanças na narrativa para que ela se encaixe mais no formato cinematográfico e não fique muito longa ou arrastada – e com Duna não foi diferente.

Uma das alterações trazidas pelo filme de 2021 foi o corte ou a diminuição de passagens da obra original. O tempo que a família de Paul passa no planeta desértico Arrakis, por exemplo, é bem menor no longa do que no livro. Além disso, no filme Jamis desafia Paul para um duelo logo após Stilgar concordar em levar os personagens de Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson para a Sietch Tabr, enquanto no livro a proposta de luta ocorre só um tempo depois.

Mas um dos principais aspectos do livro que foram mudados no longa foi o fato de que, na obra original, já se sabe desde o início da história quem fará a traição contra a família Atreides, enquanto no filme a reviravolta foi guardada para o final da trama.
 
REFERÊNCIAS:
9 DIFERENÇAS entre o filme Duna (2021) e os livros. Geekzilla, 26 de out. 2021. Disponível em: <https://www.geekzilla.com.br/9-diferencas-entre-o-filme-duna-2021-e-os-livros/>. Acesso em: 25 de out. 2021.

DUNE é quase totalmente fiel aos livros – Aqui estão as 9 principais diferenças. Fofoqueando, 22 de out. 2021. Disponível em: <https://fofoqueando.com/dune-e-quase-totalmente-fiel-aos-livros-aqui-estao-as-9-principais-diferencas/>. Acesso em: 25 de out. 2021.

GARÓFALO, N. Duna | As diferenças entre o livro de Frank Herbert e o filme de 2021. Omelete, 22 de out. 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/duna/duna-2021-diferencas-livro-filme#15>. Acesso em: 25 de out. 2021.

ZULIANI, A. Duna: Relembre 5 momentos do livro que ficaram de fora do novo filme. Notícias da TV, 23 de out. 2021. Disponível em: <https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/filmes-na-tv/duna-relembre-5-momentos-do-livro-que-ficaram-de-fora-do-novo-filme-67995>. Acesso em: 25 de out. 2021.


 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »