Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2021 às 22h45min - Atualizada em 30/10/2021 às 22h35min

A viagem de Chihiro análise feita sobre o filme

Fernanda Alves - Editado por Marcela Câmara


A viagem de Chihiro, obra direcionada por Hayao Miyazaki e reproduzida pelo Studio Ghibli. Onde conta a história de Chihiro uma garota de 10 anos, que estar de mudança para uma nova cidade, aparentemente a menina esboça uma expressão triste, pois, a mesma não queria morar em outro lugar e ficar longe de seus amigos.  No entanto, seu pai erra o caminho de sua nova residência e acabar parando em um ambiente que aparentar ser um parque abandonado. Mas, não sabiam que sua estadia no parque seria a longo prazo.

A protagonista do longa é baseada na filha de 10 anos de um amigo de Miyazaki, pois, quis procurar trazer transparecia na personagem e uma personalidade realista.  O filme traz uma mensagem sobre os dias atuais e uma comparação com o Japão dos anos 80, mostrado a realidade do consumismo e que o “dinheiro não comprar tudo”. Certamente na cena na qual os pais da garotinha estão comendo a comida no parque de diversões abandonado, eles estão deliciando a comida dos deuses e espíritos daquele lugar, a menina assustada não consome nenhum alimento e em seguida aparece um menino chamado Haku e a manda ir embora de lá. Mas, quando ela voltar para encontrar seus pais eles foram transformamos em porcos e a jovem na intenção de salvar os seus pais perdi um trabalho para Yubaba e a mesma a contrata, mas, roubar o seu nome e a renomeia como Sen.

Também possui uma temática importante que é a poluição dos rios, como cada vez mais o tempo passa e a população crescer esquecem de cuidar de um bem importantíssimo para a sobrevivência e acabam poluindo os rios descartando todo tipo de lixo nas margens. A cena na qual a protagonista ajudar um deus cheio de lama fendida a tomar banho e logo em seguida vários resíduos de lixo saem dele mostrar que na verdade o espírito é a divindade de um rio. Em meio a toda confusão aparece um espírito sem rosto procurando a Chihiro, que está ajudando Haku que foi ferido por Zeniba, irmã gêmea de Yubaba. O espirito sem rosto só despertou a ganância e a soberba do pessoal que trabalha na casa de banho, pois todos estavam o tratando bem por causa do ouro que ele os dava. Em quanto isso, ela da metade de um bolo que o deus doo rio a deu para o espirito e ele começa a vomita os funcionários e o que ele comeu e volta aa ser tranquilo novamente. Em seguida assistam ao video de uma analise sobre o filme a viagem de Chihiro, feita pelo canal Bunka Pop.


Ela conseguiu mostra que mesmo sendo uma criança obteve amadurecimento, coragem e força durante sua estadia no mundo dos espíritos e com a ajudar de seus novos amigos retorna ao seu mundo com seus pais.

Referências
A viagem de Chihiro. Studio Ghibli.com.br, 2001. Disponível em: https://studioghibli.com.br/filmografia/a-viagem-de-chihiro/. Acesso em; 26/10/2021
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »