Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/11/2021 às 15h41min - Atualizada em 29/11/2021 às 15h31min

Crônica | O melhor dia para montar a árvore de natal

A montagem da árvore de natal é uma das principais tradições dessa época do ano

Luana Costa - editado por Larissa Nunes
Tradicionalmente, a árvore é o espaço ideal para colocar os presentes no dia da ceia de natal - Foto: iStock
Aqui estou eu, no primeiro dia de dezembro, deitada no sofá da sala e olhando para minha mãe e minha irmã enquanto elas começam a montar a árvore de natal.

Não sei se acontece com outras pessoas, mas quando chega o último mês do ano, eu transformo a minha vida em um filme clichê de natal da Netflix. Mal abro os olhos e já solto a minha playlist natalina. Logo na primeira música, eu faço a Mariah Carey começar a faturar seu cachê anual com “All I Want For Christmas Is You” (o maior hit musical criado para essa época do ano).

Nesses dias, o clima natalino é tão mágico que eu até esqueço que ao invés de neve, tem o calor. É nesse momento que eu deixo de viver em um filme, e reclamo do sol de 40º graus da minha cidade e da poeira acumulada das caixas com todos os enfeites para a árvore. Assim, só consigo usar a imaginação e faz planos futuros para ter um natal no frio, como os americanos.

Mas é algo que não me importo tanto, até porque não trocaria esse momento de decoração com minha família por neve nenhuma (a não ser que eles viajem comigo também!).

Para mim, o momento de montar a árvore de natal é um dos mais especiais do ano, faz com que dezembro seja o melhor e mais esperado mês. Depois de passar mais de 300 dias estudando e trabalhando, esse mês de férias para ficar pertinho de quem a gente ama não é uma má ideia. A gente precisa de leveza na vida em alguns momentos.

 
A montagem da árvore não apresenta dia específico - Foto: Getty Images

É isso. Leveza. É o que eu sinto enquanto olho minha mãe e minha irmã colocando o pisca-pisca na árvore. Eu não gostaria de está em outro lugar a não ser aqui. E a cada enfeite que elas colocam, eu percebo ainda mais o verdadeiro significado desse símbolo.

Enquanto elas começam a colocar as bolas vermelhas e o sino que antes pertencia à árvore da minha bisavó, coloquei no Google sobre a história da árvore de natal. Existe a história relacionada ao Cristianismo, quando São Bonifácio cortou um pinheiro e relacionou as três pontas da árvore à santíssima Trindade para converter os povos da Turíngia, mas isso não faz ser um único ponto de partida.

Acho isso ótimo. Porque não é certo que a árvore de natal tenha que ter apenas uma história, um significado. Talvez o intuito seja que cada família crie a sua própria tradição. E que saibam, juntos, aproveitar esse momento como eu aproveito.

No silêncio, com o coração aquecido de amor, ouvindo as músicas de natal e observando aquela árvore verde criar cor, no passar das horas.

Ah. E por que eu não estou ajudando? Simplesmente porque não quero transformar esse momento em um desastre de natal, levando a árvore ao chão. Prefiro que a paz perdure aqui em casa.



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »