Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/12/2021 às 18h20min - Atualizada em 06/12/2021 às 17h50min

O universo das Fanfics

Feitas de fãs para fãs, a partir de produtos culturais, como por exemplo fanfics inspiradas em Harry potter,One direction e Crepúsculo

Beatriz Costa Rodriguez - editado por Larissa Nunes
Imagem com personagens de fanfics / Fonte: Conversa cult

Fanfic é uma abreviação de Fan Fiction, que é um gênero textual utilizado por fãs para criarem conteúdos a partir de um produto que eles já conheciam e admiravam. Os personagens das histórias podem ser por exemplo um ator, banda, livro, série, etc. As fanfics fizeram sucesso  nos anos 60 com a  “Spockanalia”, Fan Magazine com textos de fãs sobre Star Trek. Nos anos 90, o sucesso foi potencializado com a popularização da internet e hoje se expandiu em diversos formatos como no Twitter em formato de thread, Tiktok em formatos de POV (ponto de vista) e nos sites tradicionais de fanfics como Watppad e AO3.

 

Existe conteúdo gerado literalmente de fã para fã, explorando o ambiente, personagem ou apenas características da trama original; além de que as fanfics se tornaram uma porta de entrada para os autores iniciantes, como por exemplo Meg Cabot, criadora de O Diário da Princesa começou sua carreira escrevendo fanfics de Star Wars. Cassandra Clare, criadora da franquia Os Instrumentos Mortais, descobriu seu talento literário se aventurando escrevendo fanfics de Harry Potter.

Série de livros Os Instrumentos mortais / Fonte: Pinterest@Liz Htwe

 

Dentro do universo das fanfic não há regras de escrita, a imaginação é livre, e existem muitos tipos e gêneros que são usados como o one shots, contos pequenos e Drabble de histórias longas. Além disso tem o Crossover, que mistura universos de ficção diferentes, Crackfic ligadas ao humor, Angst movida pela angústia dos personagens e Fluffy histórias com climas leves e fofos.
 

As Fan Fictions são também um espaço para muita representatividade LGBTQIA+ como nos gêneros, Yaoi com o foco no relacionamento entre homens e Yuri com o foco no relacionamento entre mulheres, Apesar de essas histórias criadas por fãs não possuírem um caráter comercial ou lucrativo, algumas Fanfics famosas ganharam adaptações literárias e cinematográficas como:

 

After
 

A série de livros e filmes originalmente era uma fanfic do Wattpad criada por Anna Todd. Em 2013, atingiu a marca de mais de 1,6 bilhão de leituras e se tornando o livro mais lido da plataforma. No começo os nomes dos personagens eram iguais aos da banda One Direction, com o personagem principal Harry Styles, mas para adaptação do livro foi mantido a letra inicial do nome de cada deles.

O livro se tornou um best-seller e foram lançados mais cinco livros da série. Apenas em 2019, foi lançado o primeiro filme que abalou tanto os fãs da boyband, quanto os da Fanfic e do livro.

Cartaz do filme After / Imagem de divulgação: Diamond Films


Cinquenta tons de Cinza
 

Antes de serem Anastasia Steele e Christian Grey, os protagonistas eram versões alternativas de Bella Swan e Edward Cullen, de Crepúsculo. A autora E.L. James conseguiu conquistar público, virou livro e logo chegou às telonas, com Dakota Johnson e Jamie Dornan nos papéis principais.
 

A Barraca do Beijo
 

A fanfic foi escrita por Beth Reekles, aos 15 anos. O livro ganhou o prêmio Wattpad 2011 de Ficção Adolescente Mais Popular, porém só em 2012, o livro foi publicado fisicamente, sendo adaptado e chegando à Netflix em 2017; tamanho sucesso que a obra ganhou sequências e se tornou um dos mais assistidos do streaming.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »