Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2022 às 12h18min - Atualizada em 23/01/2022 às 11h37min

BBB 22 | Polêmicas antes do jogo começar

Estreado dia 17 de janeiro, o programa começou a dar o que falar ainda em setembro de 2021.

Vítor Neves - Revisado por Isabelle Marinho
Big Brother Brasil tem Tadeu Schmidt como novo apresentador do reality. (Foto: Reprodução/Uol)
Como de costume, o Big Brother Brasil, principal reality show do país, sempre vem acompanhado de muitas polêmicas. Com o avanço da tecnologia, assim que os participantes são anunciados, muitos internautas vasculham as redes sociais e procuram os "podres" dessas pessoas, para que eles já comecem o jogo “cancelados”.

Para quem não conhece, a dinâmica do jogo consiste em reunir várias pessoas, de diferentes regiões do Brasil, com diferentes crenças, culturas e opiniões, fazendo-os conviver juntos por três meses. Nesse tempo, toda semana, o público decide quem sai da casa, por meio de votação.

Sem contato com o mundo exterior e sendo vigiados 24 horas por dia, muitos participantes começam o jogo de uma forma querida pelo público, mas por fim, saem como vilões da história.

Na edição de 2022, por sua vez, o programa já começou dando o que falar. Isso porque em setembro do ano passado, Tiago Leifert anunciou sua saída do programa, causando bastante repercussão – e até mesmo especulações. Acontece que o “Titi” atrelou sua saída a motivos pessoais, e não desentendimento com a emissora ou com o programa.

NOVOS APRESENTADORES

Escalado para assumir o comando dessa “nave maluca”, Tadeu Schmidt agradou grande parte do público do programa, mas como já era de se esperar, uma outra parte não gostou da escolha.


Outra troca de apresentadores que pegou o público de surpresa, foi a substituição do humorista Rafael Portugal, pela também humorista, Dani Calabresa, no quadro “CAT BBB”. Houve especulações de que a saída se deu por um aumento de cachê, mas Rafael contou em um vídeo no Instagram que não foi nada disso.

No vídeo ele explica que a saída foi muito normal, pois a emissora havia pedido um contrato de exclusividade e ele não poderia aceitar, afinal, Rafael também tinha outros projetos a serem desenvolvidos, como por exemplo, o Porta dos Fundos e o programa A Culpa é do Cabral.

 
Pronunciamento sobre sua saída (Reprodução: Instagram oficial de Rafael Portugal)

CONFUSÃO DE NOMES

Além das mudanças mencionadas, quem também caiu nesse troca-troca foi a ex-bbb e apresentadora, Ana Clara. A ruiva era quem comandava o Bate Papo BBB todas as terças-feiras, após a eliminação da semana, mas a partir deste ano, passa a comandar o novo programa “Fora da Casa”, que vai ao ar no Gshow e Globoplay todas as quintas-feiras.

Além do novo programa, Ana Clara também comandará, pela primeira vez, o BBB – A Eliminação, transmitido pelo Multishow. Acontece que, antes de ser anunciada, a emissora responsável pelo programa cometeu um “pequeno” erro ao dizer quem substituiria Vivian Amorim, que está afastada da atração por conta de sua gravidez.


Em primeiro momento, a emissora divulgou em um comunicado a imprensa, que Camilla de Lucas seria a companheira de palco de Bruno de Luca, mas momentos depois, foi liberado uma nota pelo Multishow, dizendo que na verdade, quem apresentaria o programa era Ana Clara, e que nada disso passou de um equívoco.

NOVA APOSTA NO AR

Com a saída de Ana Clara do Rede BBB, a Globo apostou – novamente – em colocar Rafa Kallimann como apresentadora do quadro. Vale lembrar que a moça também é ex-bbb, e logo após sair do programa, ganhou um semanal no Globoplay. Casa Kallimann foi bastante criticado nas redes sociais, devido a falta de experiência da blogueira.


Como já era de se esperar, essa última alteração não agradou nenhum pouco os telespectadores do programa, isso porque, segundo eles, o Rede BBB tinha a cara e o formato da antiga apresentadora, e como Rafa não havia cativado o público com seu programa, não era uma boa aposta.

PARTICIPANTE POLÊMICA

Desde 2020, o formato do programa mudou. Antigamente, todos os participantes eram desconhecidos, pessoas que se inscreviam na esperança de se tornar o mais novo milionário do país, mas com a mudança, pessoas conhecidas pela mídia, começaram a receber convites para participar do jogo.


Divididos em dois grupos, os participantes desconhecidos são chamados de “pipoca” e os influencers de “camarote”, mas assim que entram na casa, todos viram um só. Não existe benefícios para ninguém, muito menos regalias por alguns serem conhecidos.

Acontece que, esse ano, uma das participantes do camarote, é a cantora Naiara Azevedo, que já despertou a ira do público, em poucos dias após o anúncio de sua participação. A dona do hit “50 reais” já deu o que falar ao anunciar que, durante o programa, sua equipe pretende lançar 12 músicas novas, uma delas com a participação de Marília Mendonça, que morreu no fim de 2021, após o avião em que estava cair em Minas Gerais.

Gravada em 2020, a música “50%” é uma parceria entre Naiara e Marília, que foi regravada agora, as vésperas da cantora entrar no BBB. Segundo sua equipe, a música era para um projeto das duas, mas que a gravadora de Marília Mendonça só liberou o projeto no fim de 2021.

Bastante chateado, o irmão de Marília Mendonça utilizou suas redes sociais para desabafar que tudo isso era uma estratégia para divulgar o trabalho de Naiara, e ela estava se aproveitando do nome da irmã para tal:

 
Irmão de Marília Mendonça se pronúncia sobre música de Naiara Azevedo. (Reprodução: Twitter oficial João Gustavo)
 
Após a repercussão do tweet, a equipe da participante do BBB se pronunciou, dizendo que a decisão de incluir a faixa em seu novo trabalho foi “uma forma carinhosa de homenagear a cantora, inserindo imagens do videoclipe no telão de seu novo DVD".

A família de Marília, por sua vez, se pronunciou sobre o ocorrido e emitiu a seguinte nota:

 
"Estamos aqui com a missão de cumprir a vontade da Marília, todas as músicas autorizadas por ela em vida serão lançadas, como ela queria. O que nos magoa é usar a mídia de maneira estratégica para forçar a liberação, sem ao menos nos comunicar. Todos os artistas têm tido o respeito de nos procurar. Nunca fomos contatados pela Naiara ou por ninguém da equipe dela. Os motivos para a negativa sempre coube a Marília. E nós iremos respeitar sempre a vontade dela, outras músicas ainda serão lançadas porque era o desejo dela. Infelizmente, temos lidado com este tipo de coisa diariamente. Não peçam para quem vive a dor se conformar com tudo, porque o que temos é muito maior, lidamos com a perda da filha, da irmã e da mãe, não se trata única e exclusivamente da artista Marília Mendonça."
Na última semana, foi anunciado, por fim, a liberação da divulgação da música gravada por Marília em vida. Segundo o jornalista Leo Dias, do Metrópoles, o advogado da família disse que eles não eram contra o lançamento, mas sim contra a forma apelativa da nova versão.

“Ela (Ruth, mãe) defende e apoia as homenagens a Marília, mas que não transformem isso em situações apelativas de sensacionalismo”, disse Robson Cunha, advogado da família. Além disso, João Gustavo também se desculpou pelo tweet anterior.

 
Irmão de Marília Mendonça pede desculpas a Naiara Azevedo. (Reprodução: Twitter oficial João Gustavo)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »