Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2022 às 18h08min - Atualizada em 07/02/2022 às 17h58min

As 5 linguagens do amor na nossa relação com o outro

Conheça quais são as 5 linguagens do amor e descubra a sua primária!

Larissa Andrade - Revisado por Isabelle Marinho
As linguagens do amor. (Foto: Reprodução | Blog Dolores Bordignon)

As 5 linguagens do amor é um livro de psicologia, escrito pelo pastor Gary Chapman, publicado em 1992. O autor explica as cinco linguagens de expressar e dar amor ao seu conjugue, mas isso também serve nas relações de amizade.

No livro, Doutor Gary Chapman mostra que atendia alguns casais e todos eles não se sentiam amados e as coisas que faziam pareciam não ser recíprocas, dentro do casamento. Em diversos momentos, o cônjuge se expressava da maneira errada que acabava terminando em brigas, discussões e até mesmo traições.



Mas, quais são as cinco linguagens do amor?

  1. Palavras de afirmação

  2. Tempo de qualidade

  3. Presentes

  4. Atos de serviço

  5. Toque físico

 

A primeira linguagem do amor, é uma maneira de expressar o amor emocional usando palavras que edificam. Como por exemplo, “Você fica linda de cabelo solto”, “Obrigado por cuidar de mim”, "Você fica lindo com essa roupa!”.

Mas o autor deixa bem claro que o objetivo do amor não é conseguir o que quer, mas fazer algo pelo bem-estar daquele a quem ama. E ao receber uma palavra afirmativa, é automático a vontade de retribuir.

A segunda linguagem do amor é autoexplicativa, que é você dar atenção completa a alguém, olhando no olho da pessoa, sem que nada interfira, seja tv, celular ou outras pessoas. Um dos pacientes de Dr. Gary Chapman se sentia como segunda opção, pois o marido vivia para o trabalho e quando chegava em casa, queria descansar e automaticamente a esposa não se sentia amada, ela se sente incomodada não do emprego do marido, mas da falta de tempo que ele tem para ela.

A terceira linguagem do amor também é autoexplicativa, o presente é um símbolo visual do amor, eles não precisam ser caros e nem precisam ser ofertados semanalmente. Para algumas pessoas, porém, seu valor não tem nada a ver com dinheiro, mas sim tudo a ver com amor.

A quarta linguagem do amor é expressar amor por ele(a) fazendo as coisas para ele(a), como por exemplo, varrer o chão, tirar o lixo, preparar o jantar. Coisas pequenas significam muito. Uma dica: pergunte ao seu parceiro o que ele gostaria que você fizesse que iria deixá-lo feliz, faça uma lista e tente fazer semanalmente ou como você preferir.

A quinta linguagem do amor é quando a pessoa adora expressar seu sentimento com abraço, andar de mãos dadas, beijos, carinho. Tem pessoas que sem o toque físico, não se sentem amadas pelo parceiro, mas se o tem, sentem que o seu tanque emocional se enche.

Contudo, a linguagem do amor de uma pessoa não é necessariamente a linguagem de amor da outra, por isso que a maioria dos relacionamentos acabam. E geralmente a forma que demonstramos carinho ao outro é a forma que queremos que dão a nós (perceba isso nos próximos dias).

Por isso que aprender a linguagem do amor correta é a chave para ajudar a outra pessoa a se sentir amada. Já que o amor é doação, que possamos fazer isso da maneira certa, não é mesmo?

Descubra a sua linguagem de amor primária aqui!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »