Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2022 às 21h48min - Atualizada em 07/02/2022 às 21h20min

Crianças no TikTok: A necessidade de monitoramento dos responsáveis

Aplicativo que virou febre no Brasil exige de pais e responsáveis maior atenção com seus filhos devido à quantidade de conteúdos impróprios.

Gabriela Armelin - Revisado por Isabelle Marinho
45% das crianças brasileiras com acesso a smartphone usam o TikTok. (Foto: Reprodução/ Claudia Abril).

Na era da internet e, consequentemente, do compartilhamento desenfreado de informações e conteúdos, tornou-se impossível controlar totalmente quais tipos de materiais serão veiculados na rede. Essa situação se aplica ao TikTok, que tem sido usado por uma grande quantidade de jovens e crianças e, ao mesmo tempo, vem sendo palco de diversos conteúdos impróprios. 

 

O TikTok teve sua ascensão no Brasil com o início das medidas de isolamento social ocasionadas pela pandemia em 2020. O aplicativo foi visto como uma alternativa de entretenimento e abriu portas para que muitas pessoas começassem a criar os mais diversos tipos de conteúdo, entre eles materiais impróprios.

 

Apesar de possuir classificação etária mínima de 13 anos, é fácil burlar essa regra e criar um perfil com sua idade adulterada. Isso faz com que o ambiente não seja totalmente confiável para a navegação de crianças sem a supervisão dos pais e responsáveis. 

 

A popularização do aplicativo no Brasil 

 

O TikTok é um aplicativo que foi criado na China em 2016, cujo objetivo é postar vídeos curtos sobre diversos conteúdos diferentes. Dentro da plataforma, você também tem a possibilidade de utilizar efeitos, sons e filtros de sua preferência para torná-los mais divertidos. 

 

A plataforma chegou ao Brasil em 2018, mas foi apenas no ano de 2020 que teve sua ascensão e consolidação de fato. Isso ocorreu por conta do cenário pandêmico, em que a medida de isolamento social se fez necessária. Além disso, o aplicativo se popularizou por ser dinâmico e acessível ao público.
 

Conteúdos

 

Dentro da plataforma, diversos tipos de materiais são compartilhados, entre eles conteúdos que envolvem: maquiagem, cuidados pessoais, moda, danças, culinária e muitos outros. Porém, no meio de tantos conteúdos, se encontram também os que não seguem as políticas do TikTok.

 

O aplicativo possui políticas de segurança e privacidade que têm como objetivo filtrar conteúdos considerados impróprios, como violência, discursos de ódio, nudez e pornografia. Contudo, nem sempre esse tipo de conteúdo é realmente identificado e, dessa forma, acaba passando ileso pelo monitoramento do TikTok. Por essa razão, é de extrema importância que os responsáveis por esses jovens e crianças estejam sempre atentos ao conteúdo consumido por eles. 

 

Ações da própria plataforma

 

Segundo dados divulgados pela própria empresa - TikTok - foram removidos cerca de 7 milhões de perfis de crianças menores de 13 anos da plataforma, uma vez que estavam em desacordo com as políticas de segurança e privacidade. Essas informações correspondem apenas ao primeiro trimestre de 2021. 

 

Ainda, no que diz respeito aos vídeos que foram excluídos do aplicativo por conterem conteúdos impróprios, - nudez, violência, discursos de ódio ou assédio - o Brasil ocupou a terceira posição do ranking de países, com mais de 6 milhões de vídeos retirados do ar entre janeiro e março de 2021. 

 

Devido à quantidade excessiva de conteúdo impróprio, o TikTok tem cada vez mais criado medidas para proteger jovens e crianças. Entre essas providências está o “Controle Parental", que é um recurso criado pela plataforma que está disponível em todas as contas de pessoas menores de 18 anos. 

 

Ao acionar esse recurso você tem acesso a um QR Code, que uma vez escaneado, exibe ao responsável muitas informações sobre a conta do filho, como: o tempo de uso do aplicativo, os conteúdos que seu filho postou e conversas diretas com outros usuários. Ainda, com o “Controle Parental” é possível filtrar e bloquear perfis que contenham conteúdos inapropriados. 

Medidas para garantir uma utilização mais segura do app pelas crianças

 

Se torna imprescindível que os pais e responsáveis estejam sempre por dentro do que é consumido por seus filhos tanto no TikTok, quanto em qualquer outra plataforma digital. 

 

O blog do Colégio Objetivo de Sorocaba reuniu 4 medidas que foram consideradas por eles como importantes na proteção de seus filhos durante a utilização do TikTok. 

 

Primeiramente: Participar. É importante que os pais criem suas próprias contas na plataforma para, assim, monitorar o que é publicado e selecionar conteúdos que consideram apropriado. Dessa maneira também é possível que eles observem quais conteúdos estão em alta.

 

Em segundo lugar, é necessário sempre estar atento e descobrir quais são os perfis favoritos do seu filho. Assim, o responsável pode sempre observar que tipo de temática aquele perfil aborda e decidir se quer que seu filho continue a acessar aquele material.

 

Além disso, conversar com a criança sobre os perigos existentes na plataforma é outra medida considerada importante. Dessa forma, os pais podem instruí-la a não passar informações pessoais para ninguém, a não se exporem e a não conversar com pessoas desconhecidas.

 

Por fim, acessar a hashtag #tiktoksecurity ajuda o responsável a saber o que os profissionais que trabalham com o TikTok fazem para que o ambiente fique mais seguro e protegido contra os conteúdos impróprios. 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »