Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2019 às 16h54min - Atualizada em 25/06/2019 às 16h54min

Da internet à versão física: o passo a passo da criação literária

Segundo a autora Mary C. Müller é preciso persistir e aperfeiçoar conhecimentos em relação ao mercado editorial para conquistar o sonho do livro físico. Mary começou a publicar suas histórias no Wattpad e hoje tem um livro lançado e novos projetos a caminho

Carolina Rodrigues - Editado por Bárbara Miranda
MONTAGEM: Carolina Rodrigues
Parte um | Parte dois 

Mary C. Müller é a autora do livro “Antes de Tudo Acabar”. Formada em design gráfico e pós-graduada em projetos editoriais, hoje, ela faz freelas e trabalho com bordados para ganhar uma renda extra, além de dedicar parte do seu tempo à escrita e projetos prontos para publicação.

A autora conta que desde pequena sempre esteve próxima ao mundo da literatura. Durante a faculdade, Mary escreveu seu primeiro romance, “O Dragão e a Fênix”, que segundo ela “era realmente muito ruim”. Ele foi reescrito ano passado e ganhou o prêmio Wattys, na categoria worldbuilding. Ela conta que o livro está em processo de revisão.
 
LAB: Por que decidiu seguir na área da escrita e começar a escrever no Wattpad?
MARY: Não existiam muitas plataformas para se publicar de forma independente em 2011/2012. Eu usava um blog, assim como muitos autores, mas convenhamos que um blog não é a plataforma ideal para postar livros. Acho que foi no início de 2013 que pesquisando, descobri o Wattpad. Na época, havia quase nada de livros/leitores nacionais por lá, mas decidi usar a plataforma mesmo assim pela praticidade que era poder hospedar num lugar organizado e destinado para essa função.

LAB: O Wattpad te ajudou a aperfeiçoar sua escrita?
MARY: Com certeza. Lá recebo muito feedback imediato dos leitores. Comentários parágrafo a parágrafo com as reações que os leitores estão tendo, e isso me dava uma perspectiva diferente sobre a história. Saber exatamente o que eles sentiam a cada acontecimento, quando ficavam ansiosos, decepcionados, felizes, tristes... com certeza isso acrescentou muito para mim como autora. Também foi fundamental para que eu percebesse que o arco de uma personagem de Antes de Tudo Acabar – a Anne – não estava bem escrito, de forma que a interpretação dela pelos leitores era muito diferente daquela que eu queria passar. Graças ao wattpad e a esses feedbacks, pude revisar o livro e alterar isso.
 
*
De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje, além de “O Dragão e a Fênix”, Mary tem mais cinco livros publicados no Wattpad. Todos eles contam um pouco do seu crescimento próprio como autora e o desenvolvimento de sua escrita conforme o passar dos anos.

Em 2015, “Antes de Tudo Acabar”, escrito enquanto Mary ouvia músicas triste de países gelados e tomava café – assim como diz a sua biografia na plataforma, ganhou o prêmio Wattys. Foi a partir daí que tudo começou a mudar.
 
Eu decidi alargar minha própria orelha usando um dente de escova de cabelo. A primeira cena do livro é a Anne ajudando o Rafa a colocar um alargador. Isso foi o pontapé inicial. De resto, é um gigantesco apanhado sobre adolescência, a vida, o universo e tudo mais. – Mary conta sobre como surgiu a ideia para o livro que hoje possui versão física, “Antes de Tudo Acabar”.
 *
 
LAB: Como foi ver seu crescimento na plataforma? Como você se sentiu e como lidou com tantas leituras, comentários e favoritos?
MARY:
Entre 2013, quando cheguei lá, e 2015, foi tudo muito lento. Eu postava toda semana, respondia todos os comentários, interagia com leitores e outros autores... o número de leituras era bem fixo. Eu tinha alguns leitores que me acompanhavam e era isso.

O Wattpad começou a crescer bastante. Em 2014 ou 2015, não lembro bem, o site recebeu a primeira leva de "destaques" em língua portuguesa. Antes, nessa aba, havia apenas livros em inglês. Assim que o “Antes de Tudo Acabar” e o “Desmortos” entraram para os destaques, tudo mudou muito depressa.

O número de leituras e comentários disparou da noite para o dia, e de repente, me vi com centenas de mensagens e comentários diários para responder. Nessa época, eu tirava uma hora todos os dias para responder todo mundo e postar os capítulos e tal.

Depois que o “Antes de Tudo Acabar” ganhou o Wattys na categoria popularidade, esse boom foi ainda maior. Era uma sensação bem estranha, mas muito positiva de ver que todo meu trabalho tinha me levado a algum lugar. Afinal, passei anos cuidando de minhas obras na plataforma até esse estouro acontecer. Sempre fui tratada com muito carinho por meus leitores do Wattpad, então também tinha esse lado, como se formasse um vínculo com cada um deles.
 
O livro "Antes de Tudo Acabar" foi lançado em São Paulo, na livraria Cultura, em 2018 | Divulgação
 
LAB: E, depois, ter o sonho realizado ao ver seu livro na versão física, qual foi a sensação?
MARY: Assim que o Desmortos e o Antes de Tudo Acabar ganharam o wattys, no mesmo ano, recebi três propostas de publicação. Assinei com a Planeta no início de 2016, para publicar o “Antes de Tudo Acabar” pelo novo selo deles, a Outro Planeta, voltado para livros pop.

Entre eu começar a escrever e assinar um contato com uma editora tradicional, foram oito anos de estudo, de escrita, de esforço, de aprimoramento... então não foi fácil. Eu sempre participei de muitos eventos para fazer contatos, conhecer gente da área, pegar dicas com autores e profissionais do livro com mais experiência que eu...

É um trabalho de formiguinha que envolve muito mais do que apenas escrever. Ainda mais num mundo como o nosso, onde já ter uma base de leitores é muito importante na decisão de publicar ou não um autor desconhecido.

Na época que meu livro foi lançado, eu estava sem internet em casa, pois estava de mudança. Então, para ver a capa e poder responder e-mails da editora eu ia até um hospital próximo para usar o wi-fi, com pura ansiedade para ver como tudo estava ficando. Finalmente ver seu livro impresso, ainda mais por uma editora tão tradicional quanto a Planeta, é um sentimento de outro mundo mesmo.

Mas nada se compara com receber mensagens de leitores falando sobre como sua obra alegrou o dia deles num momento triste, ou como conseguiram se distrair lendo, apesar de estarem numa época complicada. Sei lá, é como se eu me sentisse útil e fazendo algo de bom pelo mundo.
 
MONTAGEM: Carolina Rodrigues

LAB: O Wattpad ainda é um bom lugar para escritores iniciantes começarem a construir seus sonhos?
MARY: O Wattpad hoje é totalmente diferente do Wattpad de quando comecei. Ele é uma ótima plataforma, mas acho que o pessoal que sonha com escrita precisa ser cauteloso em relação a suas expectativas. A escrita deve ser o foco primário.

Escrever bem, aprender cada vez mais, melhorar, ler muito para escrever melhor... muita gente vai lá apenas com o intuito de tentar a fama e isso não leva a lugar nenhum que não seja frustração.

É uma plataforma enorme, com um algoritmo injusto, com milhares e milhares de livros concorrendo uns contra os outros.

O Wattpad deve ser visto como uma plataforma de publicação independente. Um lugar para fidelizar leitores, juntar alguns fãs, melhorar sua escrita, crescer pessoalmente. Publicar um livro, fazer sucesso, deve ser a consequência de um trabalho bem feito. Tudo com calma, sem pressa, sem afobação.
 
*
 
Mesmo com a crise editorial que o mercado literário vem enfrentando, Mary acredita que a internet é um grande aliado ao facilitar a entrada de novos autores no mercado. Contudo, a autora reforça a necessidade de inovações, citando por exemplo, o investimento em autores nacionais; uma forma de diminuir gastos no processo de publicação, como a tradução de livros internacionais.
 
*
 
LAB: Ainda é possível insistir no sonho de lançar um livro físico?
MARY: Com certeza. E só insistindo para conseguir. É um mercado difícil de conseguir entrar, mas é importante que novos autores se atentem a algumas questões. Não adianta mandar originais que fogem dos padrões da editora.

É importante revisar seu livro e receber uma leitura crítica dele. É importante ter presença online, concordando ou não com isso. É importante não ser babaca com outros autores e editores na internet. É importante enviar seu original só quando você souber que ele está o melhor que você pode fazer, pois você tem UMA única chance.

Se alguém ler sua obra e ela estiver cheia de erros ou não ser bem escrita, seu nome já está cortado.

Então cuidado, tenha carinho, procure opiniões, ouça as críticas, não seja prepotente. Ninguém nasce sabendo e escrever não é questão de talento, é questão de treino, prática, estudo e refazer o mesmo parágrafo vinte vezes se for necessário.
 
LAB: Qual mensagem você passaria para escritores que se sentem desestimulados visto a situação do mercado editorial brasileiro?
MARY:
A situação do mercado editorial no Brasil é passageira. Imagino que seu sonho de publicar não seja passageiro.

Algumas mudanças podem começar de nós: não baixar PDFs de livros nacionais, dar preferência por comprar livros em pequenas livrarias, diretamente do site das editoras ou diretamente com os autores ao invés de dar dinheiro para as grandes livrarias que não repassam o dinheiro paras editoras e autores...

Ler mais livros nacionais, apoiar autores nacionais comprando suas obras, fazendo resenhas, recomendando esses livros... Temos no Brasil um público que não valoriza o nacional. E se nós, autores, não fizermos isso por nossos colegas, não podemos esperar que façam por nós.

A publicação tradicional está deixando de ser a única opção viável para autores brasileiros. Temos exemplos de crowdfunding independentes batendo 10, 20 mil reais de arrecadação para a publicação de obras.

Várias autoras estão usando o financiamento coletivo de maneira primorosa nas suas carreiras. E se o sonho é uma editora tradicional, estude sobre o mercado. O que mais vejo é autor novo que sequer entende como direitos autorais funcionam. Que não entendem como uma editora funciona. Essas informações estão fáceis de achar na internet, não existe motivo para nadar no escuro em busca desse sonho.

Busque melhorar, busque fazer seu melhor, busque contatos, informações de qualidade e se é isso que você quer, saiba que tem um longo caminho pela frente, mas que é possível sim. E é uma grande satisfação alcançar seu objetivo e ver todo seu caminho trilhado, todo seu esforço, resultando em algo tão maravilhoso como ver seu livro em suas mãos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »