Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 14h07min - Atualizada em 13/02/2022 às 12h55min

13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio

Mídia continua se reinventando e conquista ainda mais espaço com novas tecnologias

Pedro Lopes - Editado por: Annally Lima
Reprodução/Freepik

Neste domingo, 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi proclamada na Conferência Geral da UNESCO em 2011 e aprovada por unanimidade no ano seguinte, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU. O objetivo desta comemoração é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

 

Considerado o meio de comunicação mais popular e democrático do mundo, a rádio começou a sua história em 1888, quando o alemão Heinrich Hertz conseguiu provar a existência das ondas eletromagnéticas. Em 1899, o Italiano Guglielmo Marconi utilizou essa descoberta para fazer o primeiro sistema de telégrafos sem fios. Entretanto, por fazer a mesma coisa na mesma época que Marconi, a Corte Americana, em 1943, concedeu a Nikolas Tesla o título de inventor da rádio. 

 

No Brasil, a primeira transmissão radiofônica aconteceu, em 1922, pelo então Presidente, Epitácio Pessoa, durante as comemorações do centenário da Independência. Desde então, o rádio evoluiu, passou por grandes transformações e hoje, é um dos principais meios de comunicação do país, tendo grande relevância social, política e econômica.

 

Segundo dados do Ministério das Comunicações, o país tem cerca de 5,1 mil rádios comerciais (3.499 na banda FM; e 1325 nas bandas AM, entre ondas médias, curtas e tropicais). Há, também, cerca de 700 rádios educativas; 458 rádios públicas; e 4.634 rádios comunitárias. 

 

Em pesquisa recente da Kantar Ibope Média, foi constatado que o rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Além disso, três a cada cinco ouvintes escutam rádio diariamente. E, em média, cada ouvinte passa cerca de 4h41min por dia ouvindo rádio.

 

Assim como na chegada da televisão, o rádio conseguiu se reinventar e evoluir com a invenção da internet e com os avanços tecnológicos do século atual. Uma dessas vantagens foi a criação das chamadas web rádio: rádios digitais ou on-line transmitidas em tempo real por serviços de streaming na internet. 

 

Para o radialista Paulo Arnaldo Lima, da rádio Poliesportiva, a internet facilitou muito o trabalho dos profissionais da área. Pois, antes da web, para se formar uma emissora era necessário ter uma licença, a boa estrutura de um estúdio até mesmo para uma rádio comunitária, o que dificultava e encarecia muito o processo.

 

“Com apenas um modem 4G e quatro outros aparelhinhos você consegue fazer uma transmissão boa, com a mesma qualidade de uma rádio de Dial. A internet realmente mudou os rumos para quem não tinha essa acessibilidade”, completou Paulo.

 

O radialista destaca também que as web rádios são grandes oportunidades para jornalistas recém-formados praticarem e construírem um bom portfólio, além de ser, também, uma porta de entrada para pessoas que, mesmo sem formação acadêmica, queiram ingressar na profissão. Vale destacar que no Brasil, por decisão do Supremo Tribunal Federal não é obrigatório o diploma para exercer a função. 

 

Hoje, as principais rádios tradicionais do país também estão na internet. A web possibilita grandes vantagens, como um maior alcance das transmissões. Pessoas de outras regiões, até mesmo países, conseguem, por um celular ou notebook, ter acesso à qualquer rádio no mundo. 

 

Além das vantagens para os radialistas, a internet também trouxe um cenário muito mais acessível para os ouvintes, com mais possibilidades para ouvir os produtos radiofônicos. Ainda segundo a pesquisa da Kantar Ibope Média, 81% dos ouvintes escutam rádio através de rádio comum; 23% pelo celular; 3% pelo computador; e 4% por meio de outros equipamentos, como tablets. 

 

Mais uma vez, com a chegada de novas formas de se fazer a comunicação, a rádio se mostra criativa e inovadora. Ela continua democrática e conquistando fãs por todos os cantos do país.

Manifestações do Dia Mundial do Rádio:


 

 

Referências:


Porque celebramos o dia Mundial do Rádio? 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/courier/2020-1/que-celebramos-o-dia-mundial-do-radio>  Acesso em: 13 de fevereiro de 2022.


História do rádio — espaço do conhecimento. Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/historia-do-radio/>  Acesso em: 13 de fevereiro de 2022.


Dia Mundial do Rádio é celebrado neste sábado. 2021. Disponível em: <agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-02/dia-mundial-do-radio-e-celebrado-neste-sabado>  Acesso em: 13 de fevereiro de 2022.

 

 

 




 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »