Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2022 às 16h16min - Atualizada em 14/02/2022 às 15h22min

ANAC autoriza a primeira entrega de delivery por drones no Brasil

O iFood em parceria com a empresa Speedbird Aero, poderá realizar entrega com carga de até 2,5 kg em um raio de 3km.

Ruth Heveline - Revisado por Isabelle Andrade
Drone Anac (Foto: Reprodução/Anac)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na sexta-feira (21) a primeira autorização para entregas comerciais por drone no território brasileiro. A empresa Speedbird Aero, em parceria com o iFood, receberam autorização para realizar delivery de produtos em todo Brasil.

O drone irá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3km em ambientes urbanos, dentro dos limites de segurança estabelecidas no projeto. A aeronave não tripulada terá que respeitar alturas máximas e mínimas de operação, condições meteorológicas e não poderá sobrevoar pessoas.

A autorização habilita o modelo DLV-1 NEO a operar comercialmente em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto, de acordo com a Agência. Segundo o iFood, a entrega de delivery por drones é inédita e a primeira das Américas. 



Fernando Martins, head de logística einovação no iFood expressa sua felicidade:

 
" É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que traz novas maneiras e agilizará as entregas em diferentes contextos.”
“A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, destacou Roberto José Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Agência.
A empresa explicou como irá funcionar o trajeto. Os drones levarão os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um entregador do iFood, que completará a entrega até os clientes.

O iFood vem testando o modal desde o ano de 2020, e foi a primeira foodtech a realizar entregas por meio de drones com as aprovações dos órgãos competentes em toda a América Latina, segundo informações do Ifood.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »