Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/04/2022 às 15h58min - Atualizada em 03/04/2022 às 14h54min

Alerta tendência: Bentô cakes e a comida "instagramável"

De origem coreana, os bolos na marmita dominam as confeitarias no Brasil

Giovanna Macedo - Revisado por Flavia Sousa
Os bentô cakes geralmente possuem o desenho do meme “flork” e frases engraçadas. (Foto: Reprodução/Casa e Cozinha Receitas).
Ao rolar o feed do Instagram, um dos conteúdos que mais aparecem são imagens de pequenos bolos redondos que contêm desenhos e frases engraçadas. Chamados bentô cakes, são a nova febre das redes sociais importados do universo asiático para o mundo, inclusive o Brasil.

Os bolinhos de 10 cm de diâmetro, têm nome japonês – “bentô” – marmita de porção individual. Apesar disso, foi na Coreia do Sul que os pequenos bolos engraçados se popularizaram, conhecidos como “doshiraks”. No início de 2020, os pequenos bolos, apenas com frases ou artes detalhadas, foram ganhando espaço entre as selfies e publis do Instagram. A partir do começo de 2021, o bentô cake ganhou força no Brasil e recebeu novas características. Os lugares em que mais viralizou foi nos Estados Unidos, Espanha, Brasil, até mesmo na Índia.


Servidos em pequenas caixas de isopor, com garfinho e, alguns casos, uma vela, os bolos de marmita tornaram-se o maior sucesso das confeitarias durante a pandemia. Sua característica principal é o jogo de humor e fofura presentes em seu design, com cobertura de buttercream – ou chantilly – e desenhos/frases escolhidas por quem encomenda.

Além de florzinhas e frases motivacionais, o bolo na marmita se popularizou entre os brasileiros pela ironia e o desenho do Flork presentes na cobertura. O bonequinho que contém apenas tracinhos e contornos, é um meme que corre pelas redes sociais desde 2016, utilizado em contextos críticos ou como piadas sarcásticas.

No Brasil, os bentô cakes são presentes criativos de aniversário, formatura ou até uma sobremesa surpresa para pedidos de casamento e anúncios de gravidez. De sarcasmo e ironia, até encorajamento e amor, esses bolinhos são carregados de significado e geram não só emoções, mas também engajamento.


Fica, vai ter bolo! (para postar no Instagram)
Na geração atual, com a rotatividade de usuários de redes sociais, o termo “instagramável” está na ponta da língua. Uma das ambições de quem usa Instagram é conseguir o máximo de curtidas e seguidores; e nisto a popularidade dos bentô cakes vincula-se totalmente.

As confeitarias, além de reconhecerem a necessidade do público em comprar produtos personalizados, criativos e mais individuais, até mesmo pelo período em que o mundo está inserido, também viram na tendência um potencial lucrativo à imagem. Na era do “vou postar na minha rede”, os confeiteiros veem suas vendas turbinadas pelo engajamento, já que hoje, além de uma sobremesa apetitosa, o público quer comidas “instagramáveis”, e compartilham a foto dos bolinhos fofos e engraçados. Umas das docerias que tiveram uma explosão de vendas com os bolos de marmita foram a Piri Confeitaria (SP) e a CakeBu (CE).

 

Além disso, em período de páscoa desse ano (2022), os produtores de ovos estão colocando o meme dos bentô cakes no doce de colher, chamados “ovo bentô”, e é garantido seu sucesso, como é realidade na doceria Ná Cozinha (SP). Com o ovo pudim, ovo salgado entre outras invenções inusitadas, o ovo bentô está ganhando espaço nessa páscoa como doce artesanal com sabores, como bolo de cenoura, nutella e ferrero, kinder bueno, entre outros que são os prediletos do paladar brasileiro.


Tendência passageira ou não, os bentô cakes dominam a confeitaria tradicional também. Diversos profissionais estão colocando em seus bolos o humor do Flork e as frases motivacionais ou irônicas; características próprias do bolo da marmita, para agradar aqueles que desejam se divertir na tendência, mas preferem uma sobremesa maior

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »