Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/04/2022 às 10h18min - Atualizada em 08/04/2022 às 10h27min

Avenida Brasil: há 10 anos estreava o fenômeno que parou o Brasil

Rita, Carminha, Tufão, Max, Leleco, Nilo, Mãe Lucinda, Candinho e suas duas esposas foram personagens que envolveram e encantaram o público

Gean Rocha - editado por Larissa Nunes
Avenida Brasil é uma das novelas de maior sucesso do Brasil e está no topo do ranking de programa mais vendidos ao exterior pela Globo. (Foto: Reprodução / Fala! Universidades)

Em 2012, mais precisamente há 10 anos, estreava o fenômeno de João Emanuel Carneiro, a trama conquistou o público, bateu recorde de audiência e quase gerou um apagão nacional tornando-se um marco inegável na cultura pop brasileira.

O impacto da trama foi tão grande que impulsionou o mercado internacional e gerou uma das maiores repercussões fora do país, segundo dados divulgados pela própria Rede Globo. Até 2016, 132 países compraram os direitos de exibição da novela, fazendo que Avenida Brasil ficasse no topo do ranking de programa mais vendidos ao exterior pela emissora.

A trama de João Emanuel Carneiro com direção artística de Ricardo Waddington teve como enredo principal a saga de vingança de Rita (Debora Falabela) contra sua madrasta, Carminha (Adriana Estevam) por ter matado seu pai e roubado todo seu dinheiro, a novela também trazia como plano secundário, elementos notáveis do Brasil: bailes de charme, subúrbio, futebol, pagode, pessoas em situação de pobreza, entre outros.

Avenida Brasil chegou ao seu final épico em 19 de outubro de 2012, fazendo o Brasil parar em frente à tv, gerando uma movimentação vista somente em tramas como Selva de Pedra (1986), O Astro (1977), Roque Santeiro (1985) e Vale Tudo (1988). O último capitulo da trama de João Emanuel cravou 52 pontos de média e 54 de pico.

Mas qual o segredo de Avenida Brasil e todo o seu sucesso? Para Dávila Rocha, fã da novela um dos motivos do sucesso sem dúvidas foi Carminha, uma vilã impecável e carismática.

 

“Quando se fala de Avenida Brasil a primeira coisa que vem a cabeça é Carmen Lúcia, como esquecer esse personagem incrível, até meme virou, um dos personagens mais icônico e inesquecível da TV Brasileira e que sem dúvidas já faz parte de um seleto grupo de vilãs inesquecíveis e memoráveis. A pequena Rita no início da novela fez com que o público se conectasse com a novela logo nos primeiros capítulos, uma criança abandonada no lixão foi umas das cenas mais inesquecíveis da novela.”


Personagens:
Alguns personagens são tão marcantes que mesmo há 10 anos continuam vivos na memoria dos brasileiros, confira abaixo alguns desses personagens que contribuíram para o sucesso da novela.

 

Carminha:
Era a esposa dissimulada, ardilosa, ambiciosa e sedutora de Tufão. Seu mundo de mentiras começou a desmoronar quando sua ex-enteada, Rita/Nina, se infiltrou na casa dela em busca de vingança pela morte do pai. Num ato desesperado para não perder o poder, traiu Max, seu parceiro de golpes, e acabou sendo desmascarada pelo amante. Assim como Nina, também foi abandonada no lixão quando criança, mas pelo próprio pai, Santiago. Arrependida pelos erros que cometeu, salvou Tufão e Nina do sequestro orquestrado pelo seu criador. Além disso, assassinou Max para proteger Nina. Após pagar sua dívida na prisão, foi perdoada e terminou os dias no lixão com Lucinda.


Rita/Nina:
Era a filha de Genésio. Perdeu o pai quando criança e foi abandonada pela madrasta, Carminha, no lixão, onde foi criada por Lucinda até ser levada para a Argentina. Voltou ao Brasil como Nina para se vingar da megera que deu um golpe no seu pai biológico, causando a morte dele. Disfarçada de cozinheira, se infiltrou na mansão do Tufão, o famoso ex-jogador com quem Carminha tinha se casado. Conseguiu arranjar provas contra a ex-madastra e abalar o caso dela com o amante, Max, que acabou entregando tudo para a família do craque.


Tufão:
Era o filho de Leleco e Muricy e irmão de Ivana. Ex-craque do Divino Futebol Clube. Teve dois filhos adotivos com Carminha: Jorginho e Ágata. Durante muito tempo foi enganado pela esposa, que o traía com Max e o roubava. Mas após descobrir a verdadeira identidade de sua mulher, separou-se dela e voltou para Monalisa, o grande amor de sua vida. Chegou a ser sequestrado por Santiago, mas saiu ileso do atentado graças a Carmen Lúcia.

 


 

Tema de Abertura:
Outro grande sucesso de Avenida Brasil, foi sua abertura, o clipe envolvente reuniu 135 bailarinos de charme e contou com a versão brasileira de uma música que fez bastante sucesso nas paradas de 2012, a "Vem Dançar Kuduro", que se transformou em "Vem Dançar Com Tudo" na versão do produtor musical Eduardo Oliveira. O sucesso era cantando por Robson Moura e Lino Krizz.

 

Abertura Avenida Brasil cantada por Robson Moura e Lino Krizz. (Reprofução: TV Globo - YouTube)


Personagens Congelados:
Com finais eletrizantes e com suspense no ar, os personagens congelados a cada final de capítulo chamavam atenção do público e repercutiam bastante. O assunto sempre entrava no trending topics do Twitter. Aqui você consegue saber quantas vezes cada personagem foi congelado.

 


Memes:
Os memes foram outro acontecimento em Avenida Brasil com textos e interpretações únicas, vem ou sempre surgia novos memes da novela. A personagem Carminha é a recordista de memes, como se esquecer da cena onde a personagem de Adriana Estevam é deixada por Tufão (Murilo Benicio) e começa a gritar INFERNOOOOOO?

 


Outro meme impagável é da atriz Cacau Protasio dançando e cantando uma versão de um dos grandes sucessos da banda Aviões do Forró.



 

Apagão:
Não foram só os telespectadores que estavam apreensivos com o final de Avenida Brasil, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) preparou uma megaoperação para evitar um apagão logo após o último capítulo da novela.  A explicação dada pelos técnicos era de que, como praticamente todos os brasileiros estariam reunidos assistindo à novela, nos primeiros minutos após o fim, a população retornaria às suas atividades normais, como tomar banho, ligar o ventilador, abrir a geladeira. O crescimento no consumo de eletricidade em tantos pontos simultaneamente poderia gerar uma demanda maior do que o normal, podendo acabar em apagão. Os especialistas chamam esse fenômeno de “rampa”.

Globo Repórter: Programa especial:
O sucesso de Avenida Brasil foi tão grande que o Globo Repórter preparou uma edição exclusiva sobre a novela, o programa mostrou bastidores, depoimentos dos atores e dos fãs, a festa de encerramento da novela e mostrou como a realidade e a ficção se mistura.

Leia mais: 
70 Anos das telenovelas brasileiras, um marco na história do país



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »