Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2022 às 13h02min - Atualizada em 13/04/2022 às 16h54min

Dia do Café: Curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

Saiba como chegou ao Brasil, atualmente o maior exportador do produto.

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Café em grãos e, em pó numa mesa branca (Foto de Christina Rumpf no Unsplash)
A maioria dos brasileiros adoram um café, no início do dia ou final da tarde, sempre tem um café pronto para tomar. É a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. No dia 14 de abril é comemorado mundialmente o dia desta bebida, que é o café.

omo esse grão tão importante para o Brasil, chegou aqui?

O café chegou primeiro no norte do país, em 1727 a pedido do governador do Maranhão ao Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Mas no Norte o cafeeiro não deu muitos frutos, como no Sudeste, que se tornou um grande produtor.

Com o minério do ouro cada vez mais escasso o café se tornou o Ouro Verde do Brasil, que passou a investir na plantação do grão.
Por mais de 100 anos o ciclo do café prosperou por aqui, e era o responsável pela economia do país.

O cafeeiro possui mais de 20 variedades da planta, mas a mais consumida é a arábica, porque suporta temperaturas baixas e altas, mais que as outras.

O Brasil é o maior exportador de café e é, responsável por mais de 1/3 da exportação mundial, somente em 2021 exportou 40,372 milhões de sacas de 60 kg de café em 2021, obtendo US$ 6,242 bilhões.

  A bebida tão popular ganhou novas paladares, com suas diversas variações de sabores desenvolvidas com o tempo.
Conhece os preparos de café mais comuns:
  • Café com Leite: também conhecido como Caffe Latte, pingado e Média, muda a penas a quanidade do leite, como por exemploo Média, nesse é metade leite e metade café.
  • Expresso: ou espresso do italiano, sua origem. É um café bem encorpado e sabor forte, feito em máquinas especificas.
  • Cappuccino: Um dos mais queridos, tem industrial e caseiro, com leite. O resultado é um café cremoso que pode ser finalizado com canela
  • Mocha: Uma deliciosa composição de café expresso, leite vaporizado e calda de chocolate.
  • Havaiano: Nesse café tem leite de coco, e na borda da xicara vai coco tostado.
Além desses, existe algumas opções de café com álcool como o Café cubano feito com rum, o Espresso Martini é feito com vodca, e o Capuccino com Amarula.
 
 
Com ou sem açúcar?



Apesar da maioria dos brasileiros consumir o café com açúcar, não é recomendado, isso porque ela contribui com diabetes, gastrite entre outras doenças.

Já o consumo da bebida amarga trás outros benefícios, isso porque o café possui uma substância chamada Ácido Clorogênico.

Esse ácido ajuda no emagrecimento, controle da glicemia e do colesterol, o oposto do açúcar.

Cafeína, o que é

A cafeína é uma substância química, que não está presente somente no café, mas também nas Ervas-mate e chá-verde, e serve como estimulante no sistema nervoso central, o que contribui com raciocínio, fofo e desempenho em atividades esportivas por exemplo.

Por esse motivo o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomenda a substância para atletas terem melhor desempenho.

Além de seus benefícios a cafeína pode ser um problema, como dor da cabeça, aumento de ansiedade e insônia. Para essas pessoas existe o café descafeinado, que elimina 97% da substância, mantendo o aroma, cor e sabor.
 
Outros alimentos feitos com café:

Além dos vários tipos de café e os curiosos cafés com bebidas alcoólicas dá para fazer belos pratos de comida usando café:

- Pudim de café:
- Sorvete cremoso de café
- Torta de biscoito Maria e ganache do café:
- Brigadeiro de café

Museu do café
 

Sim, existe o Museu do Café, e ele fica localizado na XV de Novembro, no centro histórico da capital paulista. Os amantes do café podem visitar o local de terça a sábado das 9h às 18h, e no domingo das 10h às 18h. pagando R$10 na entrada.


Leia maisAs riquesas da industria do café

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »