Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2022 às 08h07min - Atualizada em 15/05/2022 às 17h27min

Por que os vídeos de reacts fazem tanto sucesso na internet?

Assistir voluntariamente a reação de pessoas em vídeos nas redes sociais explica como os seres humanos se interessam tanto pelas emoções e o jeito de se expressar do outro

Ana Lara Venturini - editado por Larissa Nunes
Assistir pessoas assistindo vídeos se tornou um hobby na sociedade. (Foto: Reprodução / IMDb)

Sabe quando você fala aquela frase para uma pessoa dizendo "Nossa, você devia ter visto a cara que você fez agora!" diante de alguma situação? Então, essa é a premissa para os vídeos de reações serem um estouro na internet.

É praticamente impossível hoje em dia rolar a tela do celular e não se deparar com algum vídeo de react. Esses vídeos que contam com a reação das pessoas assistindo a um conteúdo qualquer são um fenômeno nas redes sociais.

Os vídeos de reacts ficaram famosos a muito tempo começando no YouTube, mas hoje continuam com o hype por toda a internet, e migraram também para o TikTok, o Instagram e a Twitch. E, hoje em dia, um dos tipos de vídeos amadores que mais se espalham e viralizam nessas redes são os reacts, que são vídeos em que você acompanha alguém reagindo a qualquer vídeo, que podem ser de filmes, pegadinhas, vídeos engraçados e até comidas.


Thumbnail do vídeo Crianças reagem a Gato Galáctico.

Thumbnail do vídeo Crianças reagem a Gato Galáctico.

(Foto: YouTube / Gato Galáctico)


Basta uma simples busca no YouTube para ter acesso a aproximadamente 12,8 milhões de vídeos com o termo. Desse modo, milhões de vídeos de pessoas reagindo a todo tipo de conteúdo diz muita coisa sobre nós como sociedade e a pergunta que não quer calar é: por que somos tão fascinados em ver a reação das pessoas com algo?

Pode ser um pouco difícil de explicar essa questão por conta da complexidade da sociedade, mas Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da ECA-USP, tenta descomplicar essa ideia. Ele crê que se trata de um recurso novo para expandirmos nossas visões sobre o mundo. "Se parar para pensar, é um exercício psicológico muito legal porque isso torna a pessoa mais ampla, ajuda a ampliar a percepção", diz o professor.

Aurélio Melo, psicólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que há um forte componente que liga todos esses vídeos: ser sempre um espectador. "Nunca fomos 
a sociedade do espetáculo tanto como hoje", afirma Aurélio.

Guy Debord, o criador do conceito de “sociedade do espetáculo”, definiu o espetáculo como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens. A produção de imagens e a valorização da dimensão visual da comunicação como instrumento de exercício do poder e de dominação social existe em todas as sociedades. O que permite a existência dessa sociedade é o caráter cotidiano da grande produção de espetáculos e seu vínculo com a produção e o consumo de mercadorias em larga escala, como a questão dos vídeos.
 

“Ou seja, nós estamos ligados por imagem, não é só a imagem da tela, mas a imagem que nós formamos de tudo. Essa coisa do reality, de você ser sempre um espectador na sociedade do espetáculo, está sempre assistindo, é uma coisa que cada vez mais comum.” - Aurélio Melo.


Capa do livro A sociedade do espetáculo de Guy Debord de 1967.

Capa do livro A sociedade do espetáculo de Guy Debord de 1967.

(Foto: Reprodução / Amazon)


LEIA MAIS: A sociedade do espetáculo na internet durante a pandemia

Seres humanos se interessam em ver emoções de outros seres humanos. Explicando de maneira mais simplificada, a razão para esses vídeos serem um sucesso é que o telespectador gosta de ver como o outro pensa. As vezes gostam de ver reacts de pessoas que pensam parecido com eles, onde o outro consegue expressar o mesmo sentimento seu ao ver o vídeo. E as vezes é interessante ver uma reação diferente, sob um outro ponto de vista que faz você refletir sobre aquilo. E, algumas vezes, é só engraçado mesmo assistir a reação do outro, o que também está tudo bem, visto que a maior parte das pessoas usa a internet hoje para rir e descontrair um pouco da vida.

Exemplos de sucesso
 
Um dos exemplos mais famosos atualmente é do streamer Casimiro Miguel que ficou famoso por suas lives reagindo a conteúdos. Ele bate um papo descontraído com a galera que o assiste e faz comentários engraçados sobre os vídeos que muitas vezes viram memes hilários na internet.

Dono de vários bordões que viralizaram, o "meteu essa?" é a frase mais famosa de Casimiro, que é utilizada quando alguém faz ou diz alguma coisa absurda, estranha ou sem sentido. Os vídeos reagindo a montagem de lancheiras também estão entre os mais populares na internet, o que pode parecer um conteúdo bobo, mas que conquistou o público e agora ele está sempre postando um react ao sair um novo vídeo da mãe Thalita Campedelli montando o lanche dos filhos.

A prova desse sucesso todo é que Casimiro estabeleceu o recorde brasileiro na plataforma Twitch ao bater 545 mil acessos simultâneos numa live, com um conteúdo que costuma replicar uma atividade comum entre os brasileiros durante as madrugadas: reagir. Hoje o seu canal na Twitch, Casimito, conta mais de 2,3 milhões de seguidores e possui mais de 74 mil inscrições ativas, fazendo com que seja o maior canal brasileiro com essa quantidade de inscritos ativos e o terceiro maior do ranking mundial.

Casimiro reage à montagem da lancheira de Tomás. (Reprodução: YouTube - Cortes do Casimito)


 

Por ser um conteúdo engraçado também chama atenção dos espectadores ao conteúdo a qual está reagindo e, além de divertir o público, Casimiro traz visibiliadade para os produtores de conteúdo ao qual reage, o que contribui para também fazerem mais sucesso nas redes. Assim, ele ajuda a essas pessoas não simplesmente com uma recomendação falada, mas com uma reação hilária que faz você também se interessar pelo conteúdo do outro.

Outra situação que ficou muito famosa, principalmente no TikTok por conta da opção de duetar o vídeo - uma ferramenta em que é possível se gravar sincronizado com o outro vídeo, foram os reacts fazendo comidas. As trends mais famosas são a de falar se você comeria ou não comeria o que está sendo feito ou a de pausar o vídeo quando aparecer um ingrediente que você não goste.

Uma das pessoas mais famosas com esses vídeos é a tiktoker Jade Aline, @jadecomeria no TikTok, que ficou famosa pelo bordão “comeria” assistindo aos vídeos de comida. A influencer tem mais de 1,3 milhão de seguidores no tiktok e o seu vídeo mais popular tem mais de 13,5 milhões de visualizações.


 

@jadecomeria #dueto com @kenty_cook #comeria #comeriamuito #foryou Melody-oriented acoustic song(958813) - wiMu by Sho in Audiostock

Vídeo reagindo a comidas mais visto do perfil de Jade. (TikTok - @jadecomeria)



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »