05/06/2022 às 17h52min - Atualizada em 05/06/2022 às 17h44min

A atualização do The Sims 4 e a representação não binária nos games

Joérica Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: EA Games | Reprodução: Google

Na última semana, a Eletronic Arts (EA) e a Maxis, empresas responsáveis pela franquia de jogos The Sims, anunciaram que a nova atualização para The Sims 4 possibilitará que os jogadores personalizem os pronomes de seus personagens.

A primeira versão da atualização disponibiliza o recurso apenas em inglês, porém a equipe responsável já afirmou que outros idiomas serão disponibilizados em breve.  Para implementarem o recursos, as instituições ‘It Gets Better Project’ e 'GLAAD’ foram consultadas.

A ‘If Gets Better Project’ é um projeto que visa conscientizar as pessoas sobre as vítimas de bullying homofóbico. Já a GLAAD é uma organização não-governamental norte-americana cujo objetivo é monitorar a maneira como a mídia relata os membros da comunidade LGBTQIA+. A equipe queria garantir que o uso e o impacto dos pronomes em The Sims 4 fossem totalmente compreendidos antes do lançamento do recurso. O recurso foi pensado para incluir principalmente as pessoas não binárias, que não se identificam como homem ou mulher. Na internet, os pronomes elu/delu já são utilizados ao se referir a estas pessoas.

A atualização do The Sims 4, contribuirá de certa forma para que a escolha das pessoas sobre qual pronome deseja ser tratado passe a ser mais respeitada, mas vale ressaltar que a EA e Maxis não são as primeiras empresas de games a incluir a comunidade não-binária. Existem alguns jogos como o famoso battle royale Apex Legends, onde o personagem Bloodhound se identifica como pessoa não-binária.
 
A representatividade não binária também está presente no jogo Hades. Geralmente quando nos deparamos com personagens de mitologias em geral, é bem comum nos depararmos com alguns destes seres que se identificam de forma não-binária, e é assim que acontece com Primordial Chaos. De acordo com a produtora, Supergiant Games, via Twitter, devemos nos referir à personagem conforme os devidos pronomes, no caso do português, elu/delu.


Fonte: Supergiant Games | Reprodução: Google

Esperamos que os bons exemplos dos jogos acima esteja cada vez mais presente no universo dos games, e que a comunidade LGBTQIA+ seja cada vez mais representada corretamente.


Referências:
EMBOAVA, Valdecir. Para ‘todxs’! Update de The Sims 4 oferece opções de pronomes personalizados. Meu PlayStation, 25 de maio de 2022. Disponível em: < https://meups.com.br/noticias/the-sims-4-pronomepersonalizado-disponivel/ > Acesso em 31 de maio de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »