Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/06/2022 às 07h57min - Atualizada em 13/06/2022 às 20h45min

Digitais Influencers: a busca pelo sucesso, fama e reconhecimento

O sonho de se tornar uma pessoa influente, que dita moda, comportamento e gera engajamento, torna-se cada vez mais comum a busca pelo status de influencer

Gean Rocha - editado por Larissa Nunes
O número de Digitais influencers no Brasil já se iguala ao número de médicos. (Foto: Reprodução / Eixo Digital)

Capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais, os creators, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. As marcas investem cada vez mais em marketing de influência e é em busca desse reconhecimento por grandes marcas e vários seguidores nas redes sociais que muitos jovens almejam se tornarem digitais influencers.

Segundo a Folha de São Paulo, o Brasil já soma mais de 500 mil influencers, apesar de não ser uma profissão regulamentada, os influenciadores já superam o número de dentistas, têm o dobro de arquitetos e empatam com o número de médicos.

Atualmente mais de 75% dos brasileiros que têm uma conta no Instagram tem o desejo de se tornar digital influencer, com um espaço online democrático para todos que buscam se firmar nessa área, os avanços do marketing digital possibilita qualquer pessoa determinada e persistente buscar o tão almejado sucesso na internet.

Mas quem pensa que o processo para se tornar digital influencer e ter sucesso nas redes é fácil, está enganado, requer persistência, disciplina e muita dedicação. Listamos abaixo alguns pontos necessário para seguir o ofício:

  1. Decida o seu nicho;

  2. Dedique pelo menos de 6 a 7 horas diárias as redes;

  3. Veja quais são suas principais habilidades (fotos, vídeos, gerar conteúdo);

  4. Oferece conteúdo que desperte a curiosidade da sua audiência;

  5. Fique por dentro e siga as regras do algoritmo.


Lhindemberg Nobre (@lhindemberg), de 30 anos, é um influencer no início de carreira, ele conta com um perfil no Instagram com mais de 11 mil seguidores e se intitula um digital influencer do dia a dia e que a ideia de começar a gerar conteúdos para internet foi espontâneo.

“Meus conteúdos são baseados no que eu gosto, nas minhas experiências e gravo espontaneamente”, explica Lhindemberg.

Um dos objetivos nas criações dos conteúdos para a internet é compartilhar o seu dia a dia com seus seguidores, criando um elo de aproximação que gera quando se mostra a rotina. Lhindemberg usa seus vídeos como terapia.
 

Lhindemberg compartilha em seu perfil no instagram vídeo que mostra sua rotina. (Reprodução: @lhindemberg - Instagram)


A falta de apoio dos familiares e amigos é uma das maiores dificuldades apontada por Lhindemberg. “A gente sabe que santo de casa não faz milagre, mas é frustrante não receber o apoio e o incentivo de pessoas próximas."

A longo prazo, os planos do jovem digital influencer é fazer da brincadeira uma fonte de renda e por isso vem trabalhando, estudando as redes e seus mecanismos para cada vez mais, gerar um conteúdo com um engajamento forte.
 

Lhindemberg gerencia um perfil no instagram com 11,1 mil seguidores. (Reprodução: @lhindemberg - Instagram)


Leia mais: Mari Maria conta sua visão do que é ser um Digital Influencer!

Apesar de necessário, posicionamento de influenciadores e marcas de moda sobre polêmicas pode causar perdas

Os impactos causados pela busca da fama na internet: 

Alguns comportamentos precisam ser acompanhados de perto. Fatores como busca constante por likes, atenção e visibilidade podem trazer problemas psicológicos, por exemplo. A necessidade de pertencimento público a um determinado grupo pode gerar falta de aceitação consigo mesmo, baixa autoestima e atitudes alheias à realidade individual.

O que os pais e familiares podem fazer?

A comunicação é a chave para um aprendizado eficiente, o diálogo e uma atenção cuidadosa são fundamentais. É aconselhado seguir os mesmos influenciadores dos adolescentes, não só para observar como também, para entender e, com objetivo de melhorar o diálogo, se apropriar da mesma linguagem.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »