Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2022 às 18h10min - Atualizada em 26/11/2022 às 17h32min

Anitta no Grammy Latino 2022 e a visibilidade da cultura brasileira

A cantora se apresentou e foi uma das indicadas da noite

Marcela Conrado - Revisado por Flavia Sousa
Anitta na preparação para o Grammy Latino com Laura Pausini, Thalia e Luis Fonsi. (Reprodução/Instagram - @anitta)

A premiação mais famosa na área musical latina, o Grammy Latino, aconteceu no dia 17 de novembro. E como destaque a cantora Anitta além de ter sido uma das indicadas, também apresentou o evento. Infelizmente, não levou o prêmio para casa, mas fez um brilhante trabalho e uma incrível apresentação. A artista tem se destacado cada vez mais no espaço da música internacional.

 

Larissa de Macedo Machado e o peso de seu papel na cultura brasileira

 

Sim! O nome verdadeiro de Anitta é Larissa de Macedo Machado, e ela nasceu no Rio de Janeiro em um bairro chamado Honório Gurgel. Começou a cantar pela igreja, fez e depois deu aulas de dança e logo após um vídeo cantando viralizar, a gravadora Furacão 2000 assinou contrato. Mas, foi com seu hit ‘Show das Poderosas’ que sua carreira como cantora se firmou.

 

Para quem não sabe a artista cursou administração e faz uso de tudo que aprendeu para aplicar em seus trabalhos. A carreira da cantora começa pelo funk e hoje executa performances em diferentes estilos, como o pop. Anitta é uma das cantoras que mais elevou o funk e o consolidou fortemente no cenário musical brasileiro. Antes o gênero era altamente alvo de críticas e oprimido em diferentes plataformas.

 

Em todos os seus shows tenta ao máximo introduzir elementos não apenas das suas vivências mas também do imaginário cultural brasileiro. Provavelmente, um dos seus trabalhos mais aclamados é a música ‘Girl from Rio’, presente no álbum 'Versions of Me'. Nela é possível perceber elementos chaves da vivência do brasileiro e faz uma apresentação da cantora ao espaço musical internacional.
 

Clipe 'Girl from Rio' da cantora Anitta. (Reprodução/Youtube - Anitta)


 

Outro ponto importante em sua trajetória, são as vestimentas, algumas até causaram uma bagunça nas redes. Desde o início da carreira a cantora ousa em todos os looks, mais do que uma forma de reafirmar estilo é uma maneira de confrontar a sociedade e questionar as imposições à mulher. 

 

A cantora já falou em várias entrevistas que participa ativamente na criação e execução de seus trabalhos, provavelmente sendo um diferencial de sua carreira. No clipe ‘Girl from Rio', é possível destacar alguns elementos da cultura brasileira, como o ônibus que gerou várias montagens na rede, as praias com vendedores ambulantes, pessoas pegando sol e aquela reuniãozinha com amigos e as vestimentas que ainda são alvo de críticas por  parte da sociedade, mas a cantora sempre coloca em seus clipe.

 

Um outro trabalho que mostra muitos elementos brasileiros e foi gravado na floresta mais famosa do Brasil, a Amazônia, foi a música ‘Is that for me’. Ela fez o clipe junto com o DJ sueco Alesso e foram usados muitos elementos da natureza brasileira. Em seu figurino estão presentes materiais encontrados na floresta Amazônica e nos acessórios, que são usados pela maioria das tribos indígenas.
 

Clipe 'Is that for me' da cantora Anitta. (Reprodução/Youtube - Anitta)



Leia Mais - Anitta: o furacão de Honório Gurgel
 

Não apenas Anitta

 

É preciso destacar também a participação de vários outros artistas brasileiros que estiveram na noite e também foram indicados. Um dos pontos altos da premiação foi a vitória, pelo álbum ‘Indigo Borboleta Anil’, da cantora Liniker, sendo a primeira artista brasileira transgênero a ganhar um gramofone. Além dela, as homenagens prestadas às cantoras Rita Lee e a nossa eterna Gal Costa, que morreu recentemente, foram emocionantes. Ludmilla levou o prêmio de  melhor álbum de samba/pagode por Numanice #2. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »