Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2022 às 11h07min - Atualizada em 03/12/2022 às 16h57min

O Brasil é mesmo o "país do futebol'?

Conheça os fatos que comprovaram (ou não) a nossa famosa fama

Marina Magalhães Prizan - editado por Larissa Nunes
Torcida brasileira no estádio. (Foto: Reprodução / Gazeta na Copa)

Todo mundo nasceu com a famigerada frase impregnada no pensar: o Brasil é o país do futebol!. Mas, a verdade é que ninguém sabe onde ou quem validou essa informação. Outra verdade, que se válida na internet, segundo o portal https://clubemogiano.com/, é que ‘roubamos’ este título da Inglaterra.

O povo britânico tem todos os direitos autorais desta frase de orgulhosamente replicada por nós brasileiros, e deveria registrar isso em cartório. Não podemos usá-la isso devido a originalmente, o Reino Unido, ser o responsável, por dá origem a prática do esporte.

Entretanto, o futebol ganhou mais notabilidade aqui em terra brasileira chamando a atenção do resto do mundo, pela qualificação e desempenho dos jogadores na época em que a modalidade se espalhava por países a fora.

Dizem que foi a partir daí que o ‘orgulho brasileiro' começou a se instalar, então o futebol é culturalmente nosso agregando as nossas outras festividades culturais como Carnaval. Em 1970, a Seleção Brasileira se tornou tricampeão mundial, e a Copa do Mundo naquela época trazia a seguinte escalação: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé, e técnico: Zagallo.

Nessa mesma década, o brasileiro começou a espalhar a frase que não saiu mais nem da boca dos gringos, ao falarem do nosso território, eles sempre pensam em futebol e carnaval como parte dos nossos contextos e cultura.

O LAB foi atrás de ir a fundo na questão perguntando para as pessoas, por que que elas acham que o Brasil é o país do futebol. O contexto feio unânime nas pesquisas feitas por aqui mas encontramos alguém que diz que o contexto é orgulhoso demais nos tempos de hoje.

"A realidade que o futebol brasileiro deixou de evoluir. Os jogadores brasileiros são chamados para times europeus, eles que levam os novos nomes de jogadores brasileiros daqui, melhorando, evoluindo e tornando seus times potências mundiais. Aqui se tem pouca aderência, é só ter maiores contratos para um jogador pra ver", disse o entrevistado.

É fácil provar que o Brasil não é mais o país do futebol, primeiro deixarmos de lado o orgulho e olhar de forma racional para os resultados e conquistas atuais do Brasil no esporte.

Mas de fato, o artigo do portal super interessante, editado em 2006, relata que a paixão do brasileiro já foi estudada e pode ser até hoje estudado pela ciências humanas e exatas devido a bola em campo, estratégia de jogo momento de passe, jogadas e outros pontos de análises em que cabe a matemática e o estudo do comportamento humano.

O Brasil pode ser ou não o país do futebol, mas o que podemos tirar dessas análises é que é praticamente impossível o mundo falar outra coisa deste país, pois a nossa fama foi conquistada e aclamada devido a devoluções na prática. O futebol é considerado uma prática coletiva onde todos podem jogar e todos são levados a cartase emocional, porém só no ano seguinte a 1970 isso foi conquistado pelas mulheres, dando a elas a chance de se tornar um esporte inclusivo para ambos os sexos e a todos a chance de mostrar seu talento.





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »