Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2023 às 16h05min - Atualizada em 13/02/2023 às 15h26min

Flowers: as polêmicas e a mensagem por trás do hit de Miley Cyrus

Novo single da cantora norte-americana fala sobre o término de um relacionamento, amor próprio e empoderamento feminino.

Giuliane Fagundes - revisado por Anna Sá
Capa do single também será a capa do oitavo álbum de estúdio de Miley Cyrus. (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde o seu lançamento em janeiro, o primeiro single da nova era musical de Miley Cyrus tem permanecido no topo das principais paradas musicais, figurando entre as canções mais ouvidas de 2023 até o momento. Com uma balada dançante e uma letra que reforça o empoderamento feminino, a canção trouxe diversas polêmicas, já que há rumores de que Miley traz indiretas a seu ex-marido Liam Hemsworth e uma possível resposta a canção ‘When I Was Your Man’ de Bruno Mars. 

 

Flowers é o primeiro single do oitavo álbum da artista ‘Endless Summer Vacation’, com lançamento previsto para 10 de março deste ano. Em apenas um mês, a canção recebeu mais de 400 milhões de plays no Spotify e figura no topo de uma das principais playlists da plataforma musical, a ‘Top 50 Global’, que indica as músicas mais ouvidas no momento. Além disso, a faixa permanece há três semanas na ‘Billboard Hot 100’, uma das paradas musicais mais importantes dos Estados Unidos, sendo esta a segunda canção de Miley a atingir tal feito. 
 

Videoclipe de 'Flowers'. (Reprodução: YouTube)

 

As polêmicas 

 

A carreira de Miley iniciou em 2006, quando foi escolhida para atuar como a protagonista no seriado Hannah Montana, em que a personagem era uma popstar a noite e uma garota comum no dia a dia. O seriado logo se tornou um fenômeno mundial, em que a atriz cresceu sob os holofotes da Disney e o julgamento do público que mesmo após o término da série, a continuava encarando de forma infantilizada. 
 

 

O último single da cantora a atingir o topo nas paradas musicais foi ‘Wrecking Ball’ em 2013, uma balada melódica que se tornou a canção mais polêmica de sua carreira, em que Miley tentava escapar da imagem infantilizada do passado, no entanto, não foi só a sua exposição ou o corte de cabelo radical que chamou a atenção do público, mas também a letra que retratava o término conturbado do seu relacionamento com o ator australiano Liam Hemsworth. O casal se conheceu em 2010, durante as gravações do filme ‘A Última Música’ em que ambos faziam par romântico e logo iniciaram um relacionamento amoroso, onde em 2012, anunciaram o noivado, porém, a relação teve altos e baixos. Esta foi a primeira canção repleta de mágoas direcionada ao ator, no entanto, após algum tempo, os dois retomaram o relacionamento e se casaram em 2018, mas o divórcio ocorreu após um ano. 

 

Com o lançamento de ‘Flowers’, rumores tomaram conta das redes sociais, de que o single seria uma indireta ao término do relacionamento de Miley com o ex-marido. Apesar dela não falar abertamente sobre as indiretas, há diversos indícios e teorias de que a canção fala sobre o ator, como a data do lançamento ter ocorrido no aniversário de Liam ou as possíveis referências quando ela canta ‘Construímos uma casa e a vimos queimar’, o que remete ao incêndio ocorrido na residência do casal em Malibu em 2018. Não é possível confirmar todas as hipóteses, mas os fãs e o público têm conhecimento de que este foi o relacionamento mais duradouro e complexo de Miley, portanto, há diversos rumores.  

 

Outra polêmica envolvendo a canção é de que o refrão seria uma resposta a ‘When I Was Your Man’ do cantor Bruno Mars. Ele fala para a pessoa da canção que deveria ter levado flores, segurado a mão dela, ter a levado para as festas porque tudo que ela queria era dançar, já Miley diz o contrário da canção afirmando que pode comprar flores para si mesma, segurar a própria mão e levar ela mesma para dançar. 
 

Videoclipe de 'When I Was Your Man'. (Reprodução: YouTube)

 

Empoderamento e amor próprio

 

Através da letra, Miley fala sobre um relacionamento que tinha potencial para ir adiante, um sonho que não poderia ser vendido, que parecia tão certo até não ser mais. Apesar da tristeza e a melancolia do término, ela afirma que não precisa de ninguém para fazer as coisas que a fazem feliz, que ela pode amar a si mesma melhor que qualquer outra pessoa. 

 

Na sociedade, principalmente para as mulheres, há uma necessidade em impor que elas só encontrarão a felicidade se estiverem ao lado de alguém, que a solidão não proporciona este sentimento. Em Flowers, Miley desconstrói esse pensamento, passando a mensagem de que o amor próprio e fazer a si mesma feliz é mais importante do que qualquer outro relacionamento amoroso. 

 

Essa reafirmação de empoderamento chamou a atenção do público, que entendeu a mensagem que a cantora quis transmitir, fez da canção uma das mais ouvidas nas plataformas musicais e que logo, poderá se tornar um dos maiores hits do ano. 

 

Leia mais em: Miley Cyrus | De Hannah Montana a estrela do rock


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »