Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 17h56min - Atualizada em 28/02/2023 às 21h44min

Impacto da Onda Hallyu

Conheça o fenômeno que tem dominado o mundo

Gabriela Santos Souza - Revisado por Thainá Souza
Já ouviu falar sobre o grupo de Kpop BTS? Ou sobre o filme ganhador do Oscar "Parasita"? Talvez já tenha dançado a música "Gangnam Style" no ano de 2012. Bom, esses são alguns exemplos de produtos que vieram da Coreia do Sul para o ocidente através da Hallyu. Mas afinal, o que é isso?
 
O que é a Onda Hallyu?
 
A Hallyu ou Onda Coreana é o fenômeno da propagação da cultura sul-coreana ao redor do mundo. Iniciada no final dos anos 90, como forma de expandir e resgatar a cultura coreana, hoje tem tomado grande espaço no cotidian, o tanto ocidental quanto oriental.
 
Podemos entender esse movimento, primeiramente, em dois momentos, junto com as mudanças mundiais em relação a comunicação. No início, ainda sem a consolidação da internet e das plataformas de streaming, o grande foco das ações para exportação cultural se dava por meio da televisão e do rádio, quando em meados de 2007, o Youtube passou a ter um papel fundamental na indústria do entretenimento. Desde então, a plataforma de vídeos, assim como outras redes sociais e tecnologias, passam a ser uma nova porta para que pessoas ao redor do mundo tenham contato com a cultura sul-coreana, dando a esta um crescimento e popularização exponenciais.

A Onda Coreana, está na sua quarta geração, desde 2018, e está crescendo cada vez mais, com o investimento de cerca de 1% do PIB do país na cultura. Podemos observar esse crescimento cada vez mais explícito ao olhar a presença de grupos de K-pop em festivais e premiações de música mundiais.
 
O Bangtan Sonyeondan, BTS, é um dos maiores grupos masculino de pop coreano do mundo. Já concorreram ao prêmio de Melhor álbum do ano, Melhor Clipe e Melhor Performance de Duo/grupo Pop pelo Grammy, além de terem apresentado o hit "Butter" na premiação. Ademais, o grupo faz parceria com o UNICEF (Fundo das Nações para a Infância) desde 2017, com a campanha "Love Myself", que combate a violência contra crianças e adolescentes e promove o amor próprio. No ano de 2021, foram convidados a discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, mostrando sua influência mundial, principalmente quanto ao poder de comunicação com os jovens.
 
Outro grupo de K-pop que tem ganhado visibilidade global é o BLACKPINK. O conjunto feminino tem impactado não somente na indústria musical, como também na moda. Podemos observar esse impacto, analisando as redes sociais da integrante Lisa, de origem tailandesa. Ela é a "Idol" com mais seguidores no Instagram. Além disso, a cantora é embaixadora da grife francesa Celine e foi responsável pelo aumento de 90% de vendas da marca no ano de 2021. As integrantes do grupo são  presenças garantidas em vários eventos de moda e desfiles de grandes marcas, dentro e fora da Coreia do Sul.
 
O Brasil é um dos países que mais consomem produções audiovisuais sul-coreanas e no país já existem eventos voltados para este público. Alguns deles são o Festival de Cultura Coreana, o Festival Hallyu e o Hallyu Rio. Os eventos celebram e propagam a cultura coreana, o que mostra o grande impacto que o fenômeno tem sido no país. A Hallyu não levou somente a música coreana para o mundo, mas também sua cultura em geral quebrando preconceitos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »