Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2023 às 12h04min - Atualizada em 16/03/2023 às 18h38min

O crescente sucesso das produções turcas e asiáticas no Brasil

Produções estrangeiras estão conquistando o público e fazendo cada vez mais sucesso entre os brasileiros

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Produções como "Pousando no Amor", "Meu Lar Meu Destino", "Será Isso Amor?" e "Hometown Cha-Cha-Cha" fazem sucesso entre brasileiros. (Foto: Reprodução/HBO Max e Netflix)

Há alguns anos vimos as produções de língua espanhola ganho espaço e fazendo sucesso entre os telespectadores a partir da estreia de La Casa de Papel. Os anos passaram e agora produções de novos locais andam ganhado o coração do público. Atualmente, apesar das inúmeras diferenças culturais, os brasileiros vêm se destacando no consumo de produções asiáticas e turcas.

Por muito tempo as produções americanas e europeias dominaram os serviços de streaming e o gosto do público. Agora elas se veem dividindo espaço e preferência do público com produções estrangeiras que estão cada vez mais presente nas listas de favoritos do público. Muitos são os fatores responsáveis por esse crescimento, as narrativas mais emocionais, que causam certo sentimento de familiaridade e conforto. E a chegada dessas produções contribuirão para o aumento da diversidade de conteúdo audiovisual acessado e consumido pelo público.

A chegada das produções asiáticas

A partir dos anos 1990, a hayllu ou “onda coreana” tratou de difundir a cultura coreana pelo mundo e conquistou inúmeros fãs em outros países. Ela também foi a responsável pela abertura dos caminhos para a exportação e da aceitação do público para produções asiáticas como um todo.



Hoje as produções vindas de países como a Coreia do Sul e Japão estão se tornando cada vez mais presentes nas plataformas de streaming. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul mostrou que o Brasil é o 3º país onde a audiência dos k-dramas mais cresceu durante a pandemia, atrás apenas da Malásia e da Tailândia.

Os doramas ou k-dramas – termos para identificar produções japonesas e sul-coreanas, respectivamente - são dramas televisivos de grande repercussão e que possuem um formato híbrido, figurando entre a novela e a série. Essas produções não costumam ter mais de uma temporada, ou seja, ficam um menor tempo no ar, com 16 e 20 episódios com aproximadamente uma hora de duração.

Com uma variedade de gêneros e abordando temáticas sensíveis e humanizadas, a popularidade crescente das obras televisivas asiáticas podem ser a chave para quebrar estereótipos que envolvem essas comunidades e estão impregnados no imaginário das pessoas. As narrativas simples e com forte poder emocional estão conquistando cada vez mais espaço e só na Netflix já existem mais de 190 títulos no catálogo brasileiro, como “Round 6”, “Pousando no Amor” e “Vincenzo”.

A onda das novelas turcas

Inspiradas nos tão famosos melodramas latinos e divididas entre os valores islâmicos e seculares, as novelas turcas começaram a ser produzidas a partir dos anos 60. Hoje a Turquia se impõe como uma das maiores exportadoras mundiais de telenovelas, atrás apenas dos Estados Unidos, e com produções locais presentes em cerca de 150 nações pelo mundo.

Apesar de ainda se encontrarem presas a um conservadorismo e a uma censura que proíbe cenas eróticas, beijos mais quentes e cenas de nudez na TV aberta, os criadores das telenovelas turcas compensam essa proibição com muito sofrimento das heroínas. E isso não é um problema para o público, que na verdade até prefere essa falta de contato físico entre os personagens.

Com histórias de superação e que exalam o amor romântico e impossível, o gênero se mostrou promissor e tem agradado muito o público brasileiro. A primeira aposta nas novelas turcas aconteceu em 2015, na Band, durante a transmissão de “Mil e Uma Noites” e "Fatmagul: A Força do Amor". Anos depois da aposta despretensiosa, as produções voltaram a conquistar a graça do público e o sucesso cresce dia após dia.

Presente em todos as plataformas de streaming, as novelas turcas são as novas apostas da HBO Max e do Globoplay. Mas, apesar disso, grande parte das produções queridinhas do público ainda estão longe das TVs e dos streamings do Brasil. E isso não é um obstáculo para os fãs, que recorrem aos grupos nas redes sociais, aos canais do YouTube e o Telegram – um dos maiores meios de transmissão dessas produções.

Na Netflix, uma das produções turcas de sucesso é a série original da plataforma "Love 101". A série teen conta a história de quatro adolescentes rebeldes que resolvem unir a professora com o treinador de basquetebol enquanto se esforçam para não serem expulsos do colégio. Uma comédia romântica sem pretensão, como é possível ver no trailer abaixo: 

Trailer oficial de "Love 101. (Reprodução: Netflix Brasil - YouTube)


 


A Turquia sempre importou o formato de países latinos, principalmente os originais do Brasil, Venezuela e México. Isso foi um fator determinante para o sucesso das suas obras pelo mundo. O drama da mocinha, os envolvimentos familiares e as paixões arrebatadores são características marcantes das novelas, como é possível acompanhar em “Será Isso Amor?” disponível na HBO Max. 

O impacto das produções no Brasil

A chegada dessas produções no Brasil é importante para ambos os lados. Além de quebrar barreiras e preconceitos existentes a respeito desses países, esse sucesso ainda contribui para o apresentar ao público sobre os costumes e tradições das demais culturas.

Religião, educação, crenças, maneiras de lidar com os sentimentos, respeito aos mais velhos e tantos outros ensinamentos podem ser passados através dos capítulos das produções estrangeiras. A língua deixa de ser uma barreira, há quem assista dublado e há quem prefira acompanhar no idioma original com o auxílio das legendas – inclusive, existem depoimentos de telespectadores que decidiram aprender um novo idioma motivados pelas tramas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »