Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/08/2022 às 17h28min - Atualizada em 05/08/2022 às 17h38min

Gorpcore: a tendência de peças controversas mas queridinha dos fashionistas

Peças utilitárias, corta-vento, parkas, roupas próprias para escalada ou acampamento saíram do uso óbvio e foram parar no street style

Isadora Camello - Editado por Beatriz Seguchi
Hailey Bieber (Fotos: Reprodução/Instagram)

O termo Gorpcore foi trazido pelo site norte-americano The Cut já em 2017, quando ícones do street style, tais como A$AP Rocky e Drake, apareceram usando peças dignas de uma escalada, como jaqueta puffer cheia de zíperes e um corta-vento para performances. A ideia do ugly pretty ou bonito feio se destaca nessa tendência por não ter foco em trajes de designers ou que seriam vistos em uma passarela. O objetivo é usar peças que de fato são utilitárias para compor um look cheio de intencionalidade, usar calças de pintor, camisas havaianas, calças e saias cargo, peças cheias de bolsos, zíperes e velcros, para assim criar um look com personalidade e com uma estética completamente nova. 

 

A influência para a construção desse novo estilo vem de inspirações do street style japonês, com marcas como Snow Peak e Nepenthes, que criam peças com identidade utilitária mas abusando de bons tecidos, acabamentos e modelagens. 

 

Marcas como Patagonia, The North Face, Columbia ganham espaço e os holofotes, grandes designers apostam em colaborações com essas marcas aproveitando o hype do Gorpcore.  Assim, roupas práticas se tornam fashion e entram na wishlist dos consumidores e influencers. 



São diversas peças e combinações que compõem essa tendência, mas as principais e mais vistas nas ruas com a chegada do inverno no país são as puffer jackets, corta-vento, peças cargo, coletes puffer, papetes com meia, chapéus de pescador, tudo isso combinado com peças tradicionais do street style como jeans e um tênis Converse.

 

A digital influencer e tiktoker Malu Borges foi uma das primeiras a trazer o Gorpcore para o público brasileiro nas suas composições:



 

A fashion icon Lívia Nunes Marques também é adepta da tendência e traz muitas referências em seus looks.


 

O Gorpcore é uma tendência livre e cheia de maneiras de criar diferentes, misturar peças utilitárias e práticas com outros estilos é o que traz o ar descontraído e estiloso do look. 

 


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »