Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/10/2023 às 10h43min - Atualizada em 04/10/2023 às 11h42min

Entre notas e estilos: fãs usam moda como forma de expressão durante shows

Assistir ao show de seu cantor preferido se tornou um verdadeiro desfile de moda inspirado nas letras e álbuns

Laura Oliveira - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Twitter /

Assistir ao show de seu cantor preferido deixou de ser um momento de aproveitar um espetáculo musical, e se tornou um verdadeiro desfile de moda inspirado nas letras, álbuns e nas eras dos artistas. Nomes como Beyoncé, Taylor Swift, o icônico Harry Styles reinam como verdadeiras referências de estilo da cultura pop, além de inspirarem os fãs a criarem peças que são autênticas obras de arte.

A sensação de pertencimento ao vestir roupas e acessórios que lembram os ídolos é um dos motivos que fazem os fãs a se expressarem através da moda, apostando em blusas com estampas de arco-íris, jaquetas de couro, e looks completamente prateados. Para a psicóloga, Thayna Boytchenco, a moda é uma forma de expressão pessoal, e seguir o estilo de um artista pode oferecer uma maneira de se conectar com seu ídolo e expressar sua própria personalidade. 

 

“A identidade individual está intrinsecamente ligada à participação em comunidades de fãs desse tipo, pois os fãs muitas vezes incorporam elementos do estilo de seus artistas favoritos em sua própria identidade. Isso pode ser uma maneira de expressar quem são e de sentir uma conexão mais profunda com o artista e outros fãs que compartilham interesses semelhantes”, destaca a psicóloga.


Os laços emocionais com os figurinos dos shows e a devoção aos cantores oferecem um refúgio aos fãs que desejam uma maneira de lidar com o estresse, pressões da vida cotidiana e a ansiedade de ver o ídolo subir ao palco. 

Realizando um sonho de muitos fãs, a universitária Beatriz Pietro, de 21 anos, já foi em dois shows internacionais de dois de seus cantores favoritos, Louis Tomlinson e Harry Styles, ex-membros da One Direction. Ela conta que usou roupas inspiradas nos artistas, mas sem deixar suas identidades de lado.

 

"O Harry costuma usar roupas coloridas em seus shows e fora deles, é algo muito comum você associar ele a frutas, bandeiras LGBTQIA+, cores diversas e entre outros estilos de roupas. Eu não sou alguém que usa coisas muito coloridas, mas queria fazer parte dos pontinhos coloridos entre os fãs. Por isso eu encontrei uma blusinha bem arco-íris e acreditei que daria super certo para a ocasião, também com uma calça jeans confortável e all star marsala", disse Beatriz. 


Ainda em 2023, muitas inspirações de looks surgirão entre os fãs brasileiros. A cantora Taylor Swift é uma das atrações internacionais mais aguardadas no Brasil, com a sua sexta turnê, a The Eras Tour. Segundo a artista, a turnê é como uma jornada por todas as era musicais da sua carreira. 

A gestora empresarial e social media, Natalia Morais, de 22 anos, assistirá à performance da cantora de pertinho. No entanto, essa não é a primeira vez que ela se sente mais próxima da comunidade e estilo de um artista. 

“A caminho dos shows, é sempre incrível encontrar pessoas vestidas para o evento na rua, no metrô. É um sentimento de ‘caraca eu sei o que você está sentindo, daqui a pouco vamos realizar o mesmo sonho’. Me sinto parte de um grupo, de algo maior. É como se fosse uma grande reunião de primos que não se viam há muito tempo”, ressaltou. 


 

@briannaxrenee SEE U AT NIGHT 2 ? first time at a Taylor concert so excited! #taylorswift #erastour #erastouroutfits #swiftcity #taylornation #glendaletstheerastour #swifttok ERAS TOUR OUTFIT TRANSITION - paige (willow remix)


No entanto, se engana quem acha que todos os fãs vão em roupas extravagantes, levados pela paixão. A escolha da peça depende também do setor de onde será assistido o show. Natália contou ainda que, dependendo do setor, é preciso mesclar a criatividade e o conforto. 

 

"Para os dias de cadeira, posso escolher com mais liberdade, nos dias de pista, preciso escolher peças e acessórios que não sejam um problema no meio da multidão. Mas o requisito principal é sempre escolher aquele que remete ao que mais amo produzido pelo meu artista”.
 

E quem pensa que somente os artistas “atuais” são os responsáveis por essa nova “febre” de looks, está muito enganado! A jornalista, de 35 anos, Juliana Cirila, foi ao show da famosa boy band dos anos 90, os Backstreat Boys, mas preferiu utilizar uma tendência de estilo entre os cantores da mesma época.

"No show do Backstreet Boys, talvez por se tratar de um público acima de 30 anos, não tinha ninguém com roupas a caráter, o máximo era pessoa com a camiseta do grupo. Então, pra mim, foi bem tranquilo porque não fui nada além do que eu já usaria em qualquer lugar”, contou.

Criar peças de roupas inspiradas em figurinos, épocas e estilos dos artistas é uma das maneiras que os fãs utilizam para expressar a devoção que sentem. Para muitos, não se trata apenas de serem reconhecidos como parte de um fandom, mas está conectado à própria identidade. A moda se mistura aos acordes e batidas das músicas, criando uma conexão verdadeira entre artistas e fãs. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »