Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2023 às 23h33min - Atualizada em 03/03/2023 às 23h31min

Moda como meio (in)consciente de comunicação

Como os sete estilos universais em conjunto com os 12 arquétipos têm o poder de dizer tudo sem utilizar palavras

Clara Moraes - Editado por Gustavo Henrique Araújo
Foto/Reprodução: pexels
A comunicação é um elemento presente no cotidiano, seja consciente ou não. A partir dela, as pessoas conseguem extrair informações e montar uma ideia sobre determinado item, decodificando-o. Na moda, esse elemento é imprescindível para a construção de uma identidade visual, seja de uma marca ou indivíduo, já que é através da mensagem transmitida que o público decidirá uma aceitação ou não. Para gerar essa conexão, dois ramos diferentes, porém interligados da comunicação, entram em cena: os estilos universais e os arquétipos.

Os sete estilos universais são uma ferramenta incrível para a base comunicacional. Divididos entre dominantes (natural, elegante, tradicional e esportivo) e ramificações (sensual, dramático urbano e criativo), eles compõem a primeira camada para montar uma estratégia de imagem e transmissão de identidade. Essa metodologia foi desenvolvida na década de 80 por Alyce Parsons, consultora de imagem, que identificou que todos temos um estilo dominante, seguido por dois estilos de personalidade (as ramificações). Veja a seguir as definições de cada um deles:

Natural: linhas mais curvas, sem muitas estampas e predominância de jeans e camisetas são características indispensáveis para quem compartilha desse estilo que transmite uma mensagem mais leve e despojada.

Tradicional: caracterizado por linhas mais retas, peças de alfaiataria, cores sóbrias, pouca estampa, acessórios finos ou de pérolas e, nos calçados, priorizando scarpins e oxfords, o estilo clássico transmite uma imagem formal, madura e confiante.

Elegante: muito similar ao estilo tradicional, tanto linhas retas quanto curvas fazem parte dos cortes de peças. O guarda-roupas é composto de peças atemporais, tecidos nobres e cores sóbrias, transmitindo firmeza, força e estabilidade.

Esportivo: modelagem mais ampla (roupas esportivas), predominância de sapatos baixos (tênis em sua maioria), cores neutras e acessórios pequenos são os responsáveis por estruturar esse estilo, comunicando uma imagem de força, dinamismo, credibilidade e energia.

Sensual: força, poder, e valorização do corpo, esses três adjetivos são cirúrgicos na hora de definir esse estilo. As roupas seguem um padrão clean, porém justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes. Mulheres desse estilo gostam de um salto alto fino e de chamar a atenção para partes estratégicas do corpo.

Dramático urbano: revelando uma personalidade intensa e exigente, esse estilo costuma chamar a atenção por onde passa, com linhas inclinadas e combinações desafiadoras.

Criativo: linhas inclinadas e cores chamativas definem bem o estilo. Sem medo de brincar com as proporções, estampas, texturas e paletas de cores, as pessoas que adotam esse estilo passam a mensagem de serem autênticas, inovadoras, bem humoradas e autoconfiantes.

Leila Ama, consultora de moda e criadora de conteúdo, ressalta a importância de uma imagem coerente com a mensagem desejada, segundo ela "se tivermos uma chance na vida de sermos vistos, isso deverá acontecer por meio da nossa imagem. Para todo o resto, precisamos de uma oportunidade." 

Formada a primeira camada da comunicação através dos estilos universais, em seguida vem a estruturação e refinamento dos posicionamentos: os arquétipos. Eles trabalham um lado mais inconsciente por estarem ligados ao repertório (conhecimento de mundo) do público-alvo, conectando-se através das crenças e valores, buscando uma padronização intrínseca à formação social. 12 são os arquétipos universais responsáveis por esse trabalho: explorador, herói, amante, comum, sábio, governante, bobo da corte, rebelde, mago, inocente, cuidador e criador. Veja a seguir as características de cada um (e sua conexão com os sete estilos universais):

Herói: esse arquétipo tem a intenção de comunicar a mensagem de foco, força, coragem e determinação. Seu grande aliado para cumprir esse propósito é o estilo esportivo.

Explorador: aparentando autonomia, independência e sempre estar em busca de novas aventuras, esse arquétipo anda de mãos dadas com os estilos natural e esportivo, sendo uma combinação equilibrada de ambos.

Amante: passando uma imagem sofisticada, romântica e persuasiva, esse arquétipo precisa da junção de três estilos: sensual e elegante, para equilibrar as peças de roupa, e o criativo, para inovar e utilizar uma paleta de cores mais viva e chamativa.

Comum: buscando a comodidade, simplicidade e união, quem adota esse arquétipo não busca uma atenção especial – o que justifica o nome 
–, sendo caracterizado por utilizar o natural como estilo predominante (e muitas vezes o único).

Sábio: transmite a ideia de inteligência, informação e confiança. Seus aliados para isso são, sem dúvidas, os estilos elegante e tradicional, com a adição de sempre estar bem acompanhado de um livro e/ou um óculos de grau.

Governante: sendo o queridinho do mundo dos negócios, esse arquétipo busca comunicar nobreza, elegância e poder, portanto, os estilos não poderiam ser muito distantes, sendo eles o tradicional e o elegante em conjunto.

Performático: o nome em si já explica muito. Buscando transmitir alegria, diversão e leveza, a combinação ideal para esse é o estilo criativo, muitas vezes combinado ao natural e/ou esportivo.

Rebelde: com certeza um arquétipo delicado para aderir pela mensagem de questionamento, rebeldia, revolução e ousadia. Quem adotá-lo terá que ser autoconfiante e sábio para dosar da maneira correta a transmissão da sua personalidade através dele, já que há um grande risco de haver má interpretação por parcelas do público. Ele conta com o estilo dramático urbano, e por vezes até o sensual, para comunicar o desejado.

Mago: mistério, improvisação e sarcasmo são traços marcantes desse aspecto. Diferentemente do arquétipo do sábio, esse estilo não busca a elegância e a tradicionalidade somente, mas também traços do estilo criativo.

Inocente: pureza, bondade, sonhos e felicidade. Se alguém busca passar essa imagem para o público, o arquétipo ideal é esse. Os estilos que mais se encaixam nas descrições são os natural e tradicional.

Criador: se houvesse uma palavra responsável por definir esse estilo, seria inovação. Com toda a certeza, o estilo criativo faz parte desse arquétipo, podendo ser combinado juntamente com qualquer outro, afinal, não há regras para criar.

Cuidador: passando uma imagem de altruísmo, generosidade, gratidão e prontidão, sempre utilizando cores mais claras, o natural juntamente ao tradicional são estilos fundamentais para compor esse arquétipo.

Através de uma breve análise desse universo, a origem da capacidade de diferenciar um empresário de um médico é nítida, já que mostra uma construção através do consciente. João Menna, retratista e criador de conteúdo, é especialista acerca do assunto e ressalta a importância dele e como os arquétipos têm um enorme poder de influência, principalmente através do subconsciente: "o homem necessita de uma vida simbólica (...) É através do símbolo que levamos uma pessoa a ficar fascinada e envolvida com uma atividade externa influenciando diretamente o pensamento e comportamento humano."
 
A moda está presente diariamente em nossas vidas, e conhecê-la é a melhor ferramenta para mostrar quem você é e o que quer comunicar ao mundo. Por isso, é essencial que haja um autoconhecimento no momento de selecionar os itens que irão compor o seu vestuário. Ter consciência do seu estilo e saber escolher as peças ideais para traduzir a sua personalidade em forma de identidade garante maior autoconfiança, segurança na hora de montar os looks e ainda ajuda na hora de poupar dinheiro, já que o tornará mais seletivo no momento das compras.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »