Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/09/2023 às 02h39min - Atualizada em 16/10/2023 às 08h45min

A Influência das grandes premiações de cinema e música no mundo da moda

Assunto notório no jornalismo, sempre lembramos das revistas ou sites que falam sobre os looks das celebridades em noites de premiações

Luiz Guilherme Lima - Edição por Bianca Lourenço
Foto de Luiz Guilherme

O público sempre teve grande interesse por celebridades: o que elas estão fazendo e vestindo, e em uma premiação não seria diferente. Não só o público, mas também estilistas e importantes marcas de moda que buscam entregar para a audiência coleções repletas de conceito e beleza.

 

Em entrevista com o publicitário voltado ao rumo da moda, o fundador da grife Marc’s, Marcos Fernandes, afirma que "hoje em dia, os artistas querem estar bonitos, e bem vestidos, às vezes não buscando um conceito, querendo uma humanização, tentando não se distanciar da arte". Um exemplo seria quando a Lady Gaga vestiu no VMA de 2010, um figurino criado pelo estilista Franc Fernandez feito totalmente de carne bovina, chamando atenção nos dias seguintes para o vestido inusitado, distanciando a cantora do real compromisso no qual ela estava, ganhar prêmios.

 

Para a graduanda do último semestre de moda, Rafaella Alapone, as marcas se importam com o que é apresentado, por conta da velocidade que as pessoas recebem informação, hoje em dia, a internet tem diversos dados do mundo todo e as pessoas conseguem saber no momento exato quando um look é visto nos tapetes vermelhos, através das redes sociais, como TikTok. Influencers se tornam fashion icon e ganham visibilidade desse nicho.

Há casos que peças utilizadas por celebridades se esgotam em questões de dias ou até horas, por conta da identificação dos fãs com o ídolo. E, nesse quesito, as fast fashions, queridas pelo público de diversas classes sociais, estão se adaptando para quando isso acontece, analisando premiações e eventos de moda para que possam oferecer para seus consumidores, peças mais ousadas, com tecidos, modelagens e texturas diferentes das mais comuns.

 

Para ambos os entrevistados, mesmo que o cinema tenha um arsenal de figurinos grandioso e até peças lembradas no mundo da moda, as premiações musicais são as que mais impactam o grande público, que buscam analisar as roupas das celebridades. Durante a premiação, estilistas e grandes marcas assistem as performances dos artistas, buscando uma informação relevante sobre o ator ou cantor, talvez um viés mais publicitário, quando analisado para futuros patrocínios, com célebres que tenham estilo único e inovador.

Sobre esse avanço rápido e imediatista da moda, para saber o que oferecer nas próximas premiações, é necessário um estudo antecipado, de até um ano antes, analisando tendências, estratégias de marketing possíveis, entre outras oportunidades que façam que a marca de moda esteja sempre a frente do seu tempo. Através de uma personalização do que já está feito, e buscando uma representatividade, assunto no qual para algumas pessoas do mundo da moda é tabu, a falta de corpos, cores e gêneros diferentes incomodam grande parte dos consumidores de moda, que se importam com uma igualdade no ramo.

A sustentabilidade é um assunto que vem crescendo, principalmente por a moda ser o 2º setor que mais polui no mundo. E nos dias atuais vemos diversas personalidades da mídia que buscam looks mais voltados ao bem estar do meio ambiente, como Vanessa Hudgens no Oscar de 2023 utilizando coleção passada, apoiando a queda do consumo desenfreado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »