Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/08/2019 às 23h11min - Atualizada em 13/08/2019 às 23h11min

Coisas que você nunca deve fazer em outros países

Douglas Lima - Diego Araujo
© iStock
Cada país tem sua cultura e seus costumes. E muitas pessoas viajam  sem saber ou sem mesmo ter pesquisado a respeito com antecedência. É, algo que pode ser tão comum no nosso país de origem, pode ser ofensivo em outros. As vezes querendo agradar acabamos errando e o que seria normal para nós pode causar estranheza para outras pessoas. Ser considerado educado em outros países pode ser uma tarefa mais difícil do que vocês imaginam! 
Segue abaixo algumas regras básicas de diferentes países que é melhor seguir, se você decidir fazer turismo fora do Brasil.

Alemanha

Nunca faça a saudação nazista ou saudação de Hitler. O gesto é proibido pela legislação alemã, lá isso é crime e você pode ser preso. E, se você ficar parado no tempo olhando para as pessoas, vão achar que você é um mal educado e tem problemas mentais. E nada de se torna íntimo das pessoas rapidamente. Os alemães precisam de tempo para se acostumar a uma nova pessoa, controle seus ânimos.

O alemão em geral é tão fechado, mas tão fechado, que eles não falam com as pessoas. E por favor, não dê parabéns antes da data de aniversário, saiba que os alemães acham que isso trás má sorte e que o aniversariante pode falecer antes da data. 


Chile

No Chile não é permitido, por lei  (Ley Nº 19.925. Sobre Expendio y Consumo de Bebidas Alcohólicas) beber bebidas alcoólica nas ruas, praças, praias e demais lugares públicos. Logo, nada de sair bebendo algo com álcool por ai, dá cadeia e a multa é altíssima. E nada de comer com as mãos, todo mundo vai ter olhar com uma cara estranha, os chilenos se importam bastante com os modos a mesa. E sim, você deve pagar propina, para nós brasileiros soa estranho, como algo ilegal, proibido. Mas em terras chilenas é ato de gentileza, propina aqui é gorjeta. 

China

Na China, ter terminado uma refeição toda é considerada uma grande falta de educação, então, o ideal é sempre deixar sobras no prato. O motivo pela qual isto é considerado falta de maus modos na mesa é por que o anfitrião vai achar que não forneceu comida o suficiente e que você ainda está com fome. E, se está querendo presentear esse hospedador por conta do mico cometido, nada de relógios ou guarda-chuvas, eles vão se sentirofendidos, pois são muitos supersticiosos. Dar um um relógio de parede que em mandarim é 锺 "Zhōng", é muito semelhante a palavra usada para túmulo ou funeral, que é 塚 "Zhǒng". Sendo assim, presentear alguém com um relógio de parede é o mesmo que desejar a morte do presenteado. E, se for um  guarda-chuva de significa que você quer terminar o relacionamento. O guarda-chuva, 伞 "sǎn", tem o mesmo som de separar, 散 "sàn".

Grã Bretanha

Nada de perguntar quanto um britânico ganha é rude e vão te julgar. Não se atrase. Eles são muito pontuais e não vão gostar se você se atrasar para excursões ou não cumprir os horários de reservas. Diga sempre "obrigado" e "por favor". Respeite as regras de conduta e nunca fure filas, pois você será bastante criticado, seja no metrô, supermercado, teatro e outros. Não convide as pessoas para a sua casa. A não ser que seja uma pessoa muito conhecida. E em hipótese alguma faça comentários ofensivos sobre a Família Real.

 Turquia

De maneira nenhuma, em nenhuma circunstância, mas nunca na sua vida assoe o nariz ou toque os seus dentes. Principalmente se você estiver em um restaurante ou bar. E, ficar bêbado pelas ruas da Turquia é considerado uma vergonha, logo se beber não saia. O uso de drogas também é proibido e punido com prisão. Não faça o sinal de OK. Neste país, este gesto é vulgar.  E quando visitar mesquitas, não esqueça de tirar os sapatos. Eles devem ser deixados do lado de fora e mulheres devem vestir xales para cobrir braços e cabeça. 

Cingapura

Cingapura é conhecida como a cidade das multas, mundialmente. Se você for dever tomar muito cuidado, muitas coisas são passíveis de multa. Há câmera em todos os lugares, policiais disfarçados por todos os cantos, inclusive como motorista de táxi, só na espreita para punir aqueles que saem fora dos eixos.

Por lá têm avisos em todos os lugares do que não se pode fazer e muita coisa é proibido... tipo muita coisa mesmo: não se deve alimentar os pássaros, cuspir na rua, comer no transporte público, dar abraços sem permissão, falar mal de Deus ou de alguma divindade, esquecer de dar descarga em banheiro público, urinar no elevador, transportar durian (fruta com odor), usar o wi-fi do vizinho sem permissão, assistir pornografia, andar de lingerie ou ficar pelado em sua própria em casa e ser visto por alguém.

Para se ter uma
ideia se você jogar lixo no chão, além de pagar multa, você precisar prestar serviço comunitário, e se você  for reincidente 3 vezes, também poderá usar uma placa dizendo "I am a litter lout" (Eu jogo lixo na rua). 


França

Uma boa dica é nunca esperar uma resposta em inglês. Estudar outros idiomas não é uma prioridade para eles. Portanto, toda vez que você entrar em qualquer lugar você tem que dizer "bonjour/bonsoir". Se você não fizer isso, será considerado mal educado.  Mas, tome cuidado com o tom de voz, na França é considerado falta de educação falar alto, não fale, pois isso é visto como "mal poli".

Além do mais, falar ou perguntar sobre dinheiro na França é um grande tabu. E se você é vegetariano, desculpa mas parecem que você não é um ser muito bem vindo. Nas escolas, o menu vegetariano é proibido. Mas, é claro que existem restaurantes vegetarianos, mas são pouquíssimos. Abraçar é algo estranho para os franceses, mesmo entre família, eles não têm costume de se abraçarem, para eles um abraço denota intimidade e informalidade, então não deve ser dado em qualquer pessoa. 


Filipinas

Nas Filipinas nunca ouse chamar uma pessoa usando o dedo indicador em movimento, pois esse gesto é intensamente ofensivo, pois apenas os cachorros são chamados assim no país, eles não utilizam para pessoas. Se você, por acaso fazer esse gesto pode até resultar em cadeia, pois consideram depreciativo, e significa que quem está fazendo a gesticulação se considera superior. E nunca pegue o último pedaço de alguma comida sobre a mesa., lá é considerado falta de educação.  

Índia

Nunca toque em uma pessoa do sexo oposto em público. Além disso, é proibido beijar em lugares públicos, abraços ou andar de mãos dadas. Mas não se espante se ver alguns homens de mãos dadas, na Índia é um gesto de amizade entre eles. Em nenhum momento use sua mão esquerda para tocar a comida: para os indianos, a mão esquerda é impura, a mão direita que é usada para comer. Por esta razão, tente não tocar frutas ou legumes em uma mercado com a sua mão esquerda ou consumir pratos típicos com ele. Quando for visitar templos, cuidado redobrado com as suas roupas e sempre leve com você um echarpe para cobrir ombros e em alguns locais até a cabeça é necessário. Tire os sapatos pois são considerados impuros. 

Noruega 

Na Noruega, as pessoas estão acostumadas a se trocar em lugares públicos, então, não fique vendo as pessoas peladas, lá ficar nu e em público pode ser normal. E, nada de perguntas sobre igreja ou religiões, noruegueses em sua maioria não frequentam igrejas, deste modo, nunca faça perguntas sobre. 

Nova Zelândia

Não confunda "kiwi" com "ozzie". Os nativos vão te corrigir. Kiwi não é o nome de uma futa na Nova Zelândia, por lá, eles chamam de kiwi uma ave nativa que não consegue voar e também podem usar a palavra para se referir à população neozelandesa. Não faça piadas sobre rugby, "O Senhor dos Anéis" ou com a Rainha da Inglaterra. São temas muito sérios. Inclusive, toda a trilogia do filme foi filmada no país e o diretor da saga, Peter Jackson, é neozelandês.  Não der risadas das pessoas descalças. Sair de casa sem sapatos é hábito motivado pelo bem-estar e cultivado desde a infância. E, nada de buzina para as pessoas. Lá isso é ofensivo. 

Quênia

Ninguém chama as pessoas pelo primeiro nome no Quênia. A não ser que o seu interlocutor faça o mesmo primeiro. Não desrespeite as religiões. A maioria das pessoas é muito religiosa. E não fale de sexo na presença de pessoas de diferentes gêneros. Elas não gostam e se sentem ofendidas. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »