Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2023 às 10h42min - Atualizada em 01/11/2023 às 23h46min

Ilha do governador: curiosidades do bairro carioca da Baía de Guanabara

Localizado na zona norte da cidade é conhecido como a mais desenvolvido economicamente daquela região

Lucas Smith - editado por Camila Lustosa
Reprodução: marinas.com
     A Ilha do Governador é um tradicional bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, situado as margens da Baía de Guanabara e o mais desenvolvido economicamente também. entre os anos 1960 e 1981, era considerado uma região única, entretanto, desde então passou a subdividir 14 bairros em todo seu território (Galeão, jardim Guanabara, Freguesia entre outros). Por lá, encotra-se o maior aeroporto do Estado do Rio de Janeiro, o Galeão, nome homônimo do bairro onde está situado. Há também empresas de comércio e polos indutriais e uma das principais escolas de samba da liga especial carioca, a União da Ilha. 


O BAIRRO


Reprodução: http://ilhagovernador.blogspot.com

    O bairro atualmente é um dos mais procurados para quem deseja traquilidade em meio a grande metrópole. Sua história data de 1502, quando os principais navegadores vindos de Portugal desembarcaram nas adjacências da Ilha. Naquele período, a região pertencia a tribo indígena Temimirá. Em 1567, com a expulsão dos traficantes franceses de pau-brasil e das tribos dos Tamoios, os portugueses ganharam a espaço e a ilha passou por consideravéis transformações. Na século XX ganha bondes, o que facilitou a locomoção dos moradores e a circulação dos trabalhadores. Na década de 1980 recebe o título independente e passa a se dividir em 14 bairros. 

GALEÃO


Réplica do do gigante navio do Galeão. Reprodução: br.pinterest.com

     A ilha já foi local de importantes acontecimentos da história da cidade de Rio de Janeiro e do próprio Brasil. Em 1663, o gigantesco navio intitulado Galeão Padre Eterno é lançado ao mar sobre os olhares de admiradores, trabalhadores e moradores da região. A ilha também abriga o principal aeroporto do Estado do Rio de Janeiro, o Galeão,  também conhecido como Tom Jobim. Embora o aeroporto seja o segundo maior do país e possuir a maior área de pouso e frota aérea, nos últimos anos têm sofrido com a perda de passageiros e de linhas canceladas. Sua capacidade de vôos anuais é de 15 milhões, mas, por vezes, ultrapassa 10 milhões. 


ECONOMIA


Reprodução: www.expedia.it

      A região da Ilha do Governador hoje se destaca como a principal economia da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O comércio, os polos industrias e o serviços se concentram entre o popular nos bairros e feirinhas comercias aos de grande escala de produção e inserção de grande empresas. A ilha possui Shoppings, indústrias manufatureiras que remetem aos tempos da colonização, além de serviços de translado e passeios turísticos pela Baía de Guanabara. 


VIDA SOCIAL 


Reprodução: http://www.skyscrapercity.com

    O bairro é conhecido pelo seu Status residencial e mantêm a fama da tranqulidade e de ser um importnte ponto de encontro para a vida noturna (bares, restaurantes, pizzarias etc). Seu fluxo de mobilidade está mais organizado, nos dias atuais a ilha conta com a conexão da ponte que a interliga com a região norte da cidade do Rio de Janeiro e também com a linha vermelha, importante avenida de trafégo que circula pelos principais bairros da cidade. 

     
      Reprodução: Diariodorio.com

      Espero que tenham gostado das dicas. Voltamos em breve com mais informações. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »