Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 14h15min - Atualizada em 17/03/2023 às 11h45min

Daisy Jones & The Six revisita estilos que marcaram anos 70

Hippies, punks e a disco music foram os principais influenciadores das tendências dessa década

Mateus Macêdo - Editado por Raquel Carvalho
Lacey Terrell/ Prime Video/ Reprodução

Baseada no livro best-seller da escritora americana Taylor Jenkins Reid, a série Daisy Jones & The Six teve seus primeiros episódios lançados no dia 3 de março de 2023, resgatando todo o glamour da década de 1970 através de seus figurinos. A adaptação produzida pela Hello Sunshine, empresa de Reese Witherspoon, conta a história de uma banda fictícia chamada The Six que estava nas paradas de sucesso durante a época. A cada episódio, somos transportados no tempo por meio da música, imagens e, acima de tudo, das roupas.

O contexto político e social bélico infuenciou diretamente o modo de se vestir da década de 70, afinal essa época foi marcada pela Guerra do Vietnã. Além disso, foi um dos pivôs para o crescimento do movimento hippie, que questiona a violência trazida pela guerra, inclusive com o lema “faça amor, não faça guerra” — indo em oposição a sociedade de consumo e a família tradicional.

A historiadora e professora do curso de design - moda da Universidade Federal do Ceará, Francisca Mendes, conta que outros acontecimentos também marcaram essa época. “É importante destacar os festivais, o papel da música e da arte, porque em 1969 aconteceu o Festival de Woodstock, que é o expoente máximo dessa liberdade juvenil. Embora o evento tenha sido no ano anterior, influenciou toda década de 70.” 


Então, é, principalmente, por meio da música e das vestimentas que os jovens vão encontrar o espaço para buscar essa liberdade de fazer o que eles quiserem e questionar diferentes contextos políticos — como as ditaduras que aconteciam em diferentes países do mundo.

A cena musical, principalmente do rock and roll, também marcou grande parte desse período — sendo uma influência para as vestimentas da época. Na Inglaterra, o movimento punk foi ganhando força e também foi destaque na moda. Francisca esclarece que: “O movimento hippie questiona de forma mais pacífica e os punks são agressivos na forma de questionar e nas imagens que criam. Então, eles vão se vestir de preto, vão botar os seus cabelos armados ou, no caso do Glam Rock, vai ter também um pouco mais de cor. Sendo um estilo que é único e bem marcante e que vai passar toda década de 70 com essa característica de como se fosse uma outra parte da juventude".

Além da cena hippie e punk, a disco music também foi importante para os visuais que marcaram os anos 1970. “Se a gente fosse dividir a década em três momentos seria no movimento hippie com seus bordados e calças bocas de sino. No movimento punk com o visual mais carregado, com o preto e o couro. E aí teremos também algo mais psicodélico e mais brilhante da era disco”, completa a historiadora.




Pensando nisso, os figurinos da série, assinados por Denise Wingate, trazem toda a atmosfera dessa década que foi marcada por esses estilos bem ecléticos. As roupas da série recriam esse ambiente do mundo do rock and roll e da cena musical de Los Angeles, nos Estados Unidos, por meio de looks compostos por peças vintage e modernas fazendo com  que cada personagem tenha seu estilo bem marcado.



Daisy Jones, a personagem que é interpretada pela atriz Riley Keough, neta de Elvis Presley, inicia o seriado com roupas mais casuais, com estilo hippie — utilizando peças coloridas, shorts, tops e muito jeans. A produção termina com um visual que é muito influenciado pelo Glam Rock, usando um Kaftan Halston de lamê dourado como uma capa e com uma maquiagem pesada, com olhos bem marcados, trazendo um aspecto quase etéreo para a performance final de Daisy Jones & The Six.




A tecladista da banda, Karen, interpretada por Suki Waterhouse, tem uma estética bem similar ao Glam Rock, com bastante alfaiataria, veludo e muitas roupas pretas, porém com um toque de brilho. Simone (Nabiyah Be), a melhor amiga de Daisy, tem suas roupas bem marcadas pela estética disco, em suas apresentações ela sempre está com peças bem cintilantes e muitas vezes com estampas psicodélicas. 

As voltas dos anos 70

 

O seriado estreia em um momento em que o passado está cada vez mais sendo revisitado dentro da indústria da moda e em que os visuais dos anos 70 estão novamente em destaque. Porém, essa não é a primeira vez que peças marcantes dessa época voltam aos holofotes, basicamente, todos os anos nós passamos por algum revival de tendências.

 

Para a professora Francisca isso se dá, pois, a partir da década de 90 começou a acontecer muita revisitação, o tempo inteiro retornamos ao passado e atualizamos esses contextos. "As tendências voltam exatamente porque a gente tem dos anos noventa para cá essa ideia do "faça você mesmo". Então, essas releituras que elas trazem é uma tentativa de visitar o que deu certo, de se inspirar no que num determinado momento foi tão significativo”, conclui.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »