Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2023 às 20h25min - Atualizada em 04/10/2023 às 23h07min

Estilo e estratégia: como os artistas constroem marcas através do styling

A importância da moda para construção e transformação da imagem artística

Giovanna Araújo - Editção Laís Rodrigues
Reprodução Gkay



 

Gessica Kayane (Gkay) com vestido de Jean Paul Gaultier na Semana de Moda de Alta-Costura na França
Foto: Reprodução/Instagram. 
A atriz e humorista apresenta crescente influência no universo da moda. 



Assim como a música, a moda é uma forma de transmitir uma mensagem através de elementos, cores e símbolos. Os artistas sempre buscam consolidar uma identidade ao longo da carreira, sendo o estilo - roupas, maquiagens, cabelos, um dos meios mais utilizados.

 

Segundo a pesquisadora, jornalista de moda e especialista em imagem de moda Juliana Lopes, a moda é um veículo de comunicação eficiente, de modo que, por meio de produções, artistas estabelecem um discurso. 

 

“A partir do momento que eu sou um artista, que eu estou fazendo uma performance e o jeito como eu me visto também comunica a minha obra, eu vou utilizar a moda para pontuar como estou me sentindo no momento. Porque a moda é uma ferramenta muito útil para os artistas criarem a própria marca”, ressalta Juliana. 

 

Nesse contexto, é visto um movimento em expansão de artistas valorizando o papel da moda na carreira. Seja para anunciar uma nova era da carreira ou da vida pessoal, as produções são as maiores aliadas para transmitir a mensagem desejada. Além disso, o objetivo do artista é aliado à busca das marcas por mais engajamento.


 

Melhores amigas desde a infância, a atriz Bruna Marquezine e a estilista Sasha Meneghel apresentaram, em 2021,
a coleção BFF em parceria com a marca C&A. Foto: Divulgação


Assim, em conjunto, a equipe de stylist é capaz de criar os meios para a transmissão da mensagem e, consequentemente, criação da identidade do artista.

O papel do stylist 

 

O stylist, profissional da área de produção de moda, é responsável por criar produções de acordo com a personalidade e os objetivos do cliente. Dessa forma, um bom styling consiste na criação de imagens elaboradas e eficientes, que consigam contemplar a simbologia das peças na construção do look e utilizá-las como forma de comunicação, seja com o público ou com o mercado.

 

Rebeca Dantas, stylist e designer de moda, tem como case de sucesso o trabalho com a cantora e ex-bbb Juliette. Analisando a trajetória da artista, vemos uma grande diferença: atualmente, Juliette traz referências pop para suas produções, com muita autenticidade e atrelada a tendências de moda, características que apresentam a nova fase da sua carreira.





Juliette Freire, ex-BBB e vencedora da edição 21, na final do programa. Foto: Reprodução/Instagram




Produção da stylist Rebeca Dantas. Juliette apresenta uma estética com referências mais modernas e inventivas. Foto: Reprodução


Atualmente, com o lançamento do álbum “Ciclone”, Juliette entra de vez na era pop da sua carreira, com músicas que mesclam ritmos e produções que exibem autenticidade. Foto: Divulgação 
 

"Na minha perspectiva, a importância de um artista ter um Stylist hoje em dia é devido ao seu posicionamento de imagem. E muitas vezes, bem estrategicamente. Seja para um lançamento de música, filme ou apenas por branding pessoal. Através do briefing enviado pela artista e equipe, precisamos colocar em prática como ela quer ser vista. Estudamos o conceito, o estilo das peças de roupas, cartelas de cores (que está sempre na mesma identidade da sua “obra” trabalhada no momento) e as composições de tecidos que explorem mais a estética desejada”, explica Rebeca. 

 


Moda e imagem

Taylor Swift Called Out Everything Anyone's Ever Said About Her In Her New  Music Video

Taylor Swift Called Out Everything Anyone's Ever Said About Her In Her New Music Video


Cena do clipe "Look What You Made Me Do" da Taylor Swift. No clipe, a cantora conversa com as suas personalidades,
que variam de acordo com cada era da carreira e se expressam, principalmente, por meio das roupas.


 

Quando o assunto é utilizar o styling para comunicar novos discursos, a cantora Taylor Swift é um dos maiores exemplos atuais. Com mais de 10 álbuns lançados, a artista apresenta produções específicas para cada era da carreira, é possível ver as mudanças no estilo em sua nova turnê mundial, The Eras Tour, onde reúne todas as eras em um só show por completo, com ambientação específica e troca de looks



Taylor Swift en el inicio de su gira

Taylor Swift en el inicio de su gira


Looks utilizados para representar diferentes eras da carreira da Taylor Swift em show da The Eras Tour.
Foto: Reprodução

É impossível falar do diálogo de artistas com a moda e não citar a Queen B! O impacto fashion da turnê Renaissance é fruto das produções exclusivas de diversas marcas, como Alexander McQueen, Mugler, David Koma, Loewe e até mesmo a brasileira PatBO! Surpreendendo até mesmo quem já a acompanha, Beyoncé quebrou expectativas em cada apresentação ao inovar e exprimir a essência futurística da moda, uma das características da nova era da artista.

Foto: Beyoncé usou macacão customizado da Loewe: repleto de brilho, a peça  foi um dos destaques dos looks - Purepeople

Foto: Beyoncé usou macacão customizado da Loewe: repleto de brilho, a peça foi um dos destaques dos looks - Purepeople

Beyoncé usa look da PatBo em show da Renaissance World Tour - Harper's  Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site

Beyoncé usa look da PatBo em show da Renaissance World Tour - Harper's Bazaar » Moda, beleza e estilo de vida em um só site

Looks utilizados pela Beyoncé durante a turnê Renaisance. Foto: Reprodução 


Tyler Gregory Okonma, conhecido pelo nome artístico Tyler, The Creator, é um rapper e produtor musical norte-americano. Apesar do sucesso no cenário musical, o artista também é um expoente quando se trata de moda. Fundador da marca Golf Le Flour, Tyler cria estéticas particulares para cada álbum, de modo que suas eras são bem definidas através de elementos visuais presentes nas capas, clipes e roupas.
 

BET Awards 2022: Tyler, The Creator's Trendsetting Looks That Break The  Mold Of Hip Hop Fashion | News | BET

BET Awards 2022: Tyler, The Creator's Trendsetting Looks That Break The Mold Of Hip Hop Fashion | News | BET


Looks utilizados por Tyler, The Creator ao longo da carreira. Foto: Reprodução

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »