Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2023 às 12h47min - Atualizada em 26/03/2023 às 12h19min

Quentin Tarantino: sua estética, polêmicas e a conquista das salas de cinema

Relembre um pouco da história do diretor independente Quentin Tarantino

Juliana Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Getty Images/ Reprodução: Aventuras na História

Quentin Tarantino, o nome por trás de filmes como Os Oito Odiados, Kill Bill Vol.1 e Vol.2 conseguiu fazer com com que seus filmes independentes fossem um sucesso e atingissem uma camada que não é de cinéfilos. 

 

Sua filmografia começa com Cães de Aluguel, mas Pulp Fiction afirma o tom que se concretizaria como a marca de Tarantino: a quebra cronológica das histórias, que foge da convencionalidade narrativa do cinema. A violência também acaba por ser uma marca de suas produções, o diretor opta por colocar cenas explícitas e a construção realizada nas obras faz com que o público ao invés de sentir repulsa aproveite do momento sanguinário que está a sua frente.


 

Pulp Fiction embora seja o segundo filme de Tarantino, é responsável por marcos na carreira do diretor, para além da formação estilística de suas obras. O filme garantiu o nome de Tarantino no meio midiático e seu primeiro Oscar, por melhor roteiro original, mostrando aos espectadores que seu talento não se reduz à direção cinematográfica, e para o meio Hollywoodiano revelou que produções independentes com baixo orçamento poderiam fazer o gosto do público. 

 

Embora tenha sucesso em sua carreira, não se pode dizer o mesmo de sua vida pessoal. Quentin Tarantino com seu temperamento forte já se envolveu em diversas polêmicas tanto dentro quanto fora dos sets de gravação, algumas incluindo sua própria mãe vieram a tona para a mídia. 

 

Uma das polêmicas mais conhecidas envolvendo o nome do roteirista é com a atriz Uma Thurman, que protagonizou os dois volumes de Kill Bill e também atua em Pulp Fiction, todos filmes de Tarantino. Mas o problema aconteceu durante a filmagem do segundo volume de Kill Bill, numa cena que a atriz pediu por uma dublê e o diretor a pressionou para que fizesse ela mesma, como relata Thurman em entrevista ao The New York Times.

 
 

Em seu instagram a atriz posta a gravação em que o acidente ocorre e afirma que o próprio Tarantino se desculpou após o imprevisto bem como entregou a filmagem a ela mesmo que isto pudesse prejudicá-lo. Este evento foi responsável por acabar com a trilogia de Kill Bill, afinal a atriz já não se sentia mais segura nos sets. 

 

A controvérsia mais recente que se envolveu foi com Shannon Lee, filha de Bruce Lee, que não gostou do retrato que o diretor fez de seu pai em seu último filme lançado, Era uma vez...Hollywood. Tarantino afirma entender a raiva de Shannon, como confessou no podcast The Joe Rogan Experience.

 

Talvez um dos maiores problemas que o diretor esteve envolvido foi em relação ao seu produtor-executivo, Harvey Weinstein, que foi sentenciado a cadeia por estupro. Tarantino revela no podcast de Joe Rogan que se sente mal por nunca ter falado sobre o assunto com o ex-produtor, e que não era o único a saber de ”coisas”, mas que não tinha ideia sobre os estupros cometidos por Harvey.

Referências

Padalino, Leah. Quentin Tarantino e a atraente estética da violência. A mente maravilhosa, 22 de Dezembro de 2022. Disponível em:<Quentin Tarantino e a atraente estética da violência (amenteemaravilhosa.com.br).> Acesso em: 24 de março de 2023

Zanetti, Laysa. Quentin Tarantino acumula tretas e polêmicas, relembre as principais. Splash/UOL, 09 de agosto de 2021. Disponível em: <Quentin Tarantino acumula tretas e polêmicas, relembre as principais (uol.com.br)> Acesso em: 24 de março de 2023

Tsanis, Magdalena. Pulp Fiction e a explosão do cinema indie completam 20 anos. Exame, 10 de maio de 2014.Disponível em: <Pulp Fiction e a explosão do cinema indie completam 20 anos | Exame> Acesso em: 24 de março de 2023

Cesar, Eduardo. O independente que deu certo.Revista Fapesp, 14 de maio de 2001. Disponível em: <O independente que deu certo : Revista Pesquisa Fapesp> Acesso em: 24 de março de 2023

El país, Redação. Tarantino sobre o acidente de Uma Thurman em ‘Kill Bill’: ”Cometi um erro terrível”. El País, 7 de fevereiro de 2018. Disponível em: <Tarantino sobre o acidente de Uma Thurman em ‘Kill Bill’: “Cometi um erro terrível” | Internacional | EL PAÍS Brasil (elpais.com)> Acesso em: 25 de março de 2023

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »