Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/03/2023 às 14h54min - Atualizada em 30/03/2023 às 14h14min

De onde vem o sucesso do True Crime?

Ana Alves - Revisado por Flavia Sousa
Faixa de "Cena de Crime Não Ultrapasse" (Foto:Reprodução/Pexels/Mark D'aiuto)
Seja através de livros, séries, filmes, podcasts ou documentários, tudo aquilo que aborda um crime real chama atenção. Exemplos como a série Dahmer: Um Canibal Americano e a mais antiga The Act são provas de que retratar crimes famosos tende a fazer sucesso entre os telespectadores.  Com o fenômeno instantâneo de diversas produção nesse segmento, muitas dúvidas surgiram, gostar desse tipo de conteúdo é um problema? De onde vêm a obsessão de tanta gente em casos criminais?
 
A quem diga que o interesse coletivo pelo true crime tem relação com o alivio em saber que algo muitas vezes horrível não aconteceu com você, gerando um tipo de “conforto” em meio a situação. Um estudo mostrou que mulheres são a maior parte do publico consumidor do true crime, por sentirem que estão sendo alertadas de como se proteger de um possível criminoso.


Ao longo dos anos diversos casos vem sido reproduzidos em todos os tipos de mídia, casos nacionais e internacionais ganham cada vez mais visibilidade com as produções, que buscam contar a história mostrando toda a sua trajetória, desde o crime, a investigação e (quando ocorreu) a prisão do assassino.
 
Mas o fascínio por crimes não surgiu recentemente, há décadas o consumo de tais fatos acontece ao redor do mundo. Como no século XV quando pessoas que agiam contra a lei eram executadas em praça pública, geralmente através de enforcamento, e a sua frente uma platéia acompanhava tudo.
  
A narrativa do crime ao longo dos anos
 
Relatar crimes não é algo novo na sociedade, desde os primórdios do jornal impresso, que relatava crimes cometidos por moradores das cidades e faziam sucesso entre os leitores, com o passar dos anos mudou a narrativa para a Televisão, devido ao  surgimento de diversos programas voltados a mostrar criminosos e contar a história por trás do crime.  
 
Programas como o já extinto Linha Direta da TV Globo e mais recentemente o Cidade Alerta da Record TV dedicam horas da programação televisiva para relatar diversas ocorrências, sendo o último de desagrado de uma parte do público devido sua abordagem sensacionalista.
 
Com o aumento de interessados no true crime, o investimento em produções multimídia também cresceu, todos os anos são lançados diversos conteúdos sobre crimes antigos, recentes e os sem solução, a fim de informar e relatar os fatos, alguns trazendo a público coisas que durante anos não tiveram o alcance que a Internet possibilita. Exemplo disto é o Caso Evandro que através do podcast Projeto Humanos: O Caso Evandro, ganhou enorme visibilidade, dando aos envolvidos a chance de contar suas versões.
 
Outros casos brasileiros também foram sucesso de audiência como a minissérie documental Pacto Brutal da HBO Max que relata a história do assassinato da atriz Daniela Perez, mostrando para um público mais jovem o crime que aconteceu em meados dos anos 1990. O podcast A Mulher da Casa Abandonada do jornalista Chico Felitti também repercutiu de maneira grandiosa nas redes sociais, levando até mesmo pessoas a irem à casa da investigada pelo mesmo.
 


 Consumir este tipo de conteúdo é preocupante?
 
Nesse ponto são abordadas diferentes perspectivas, por um lado existe o argumento de que consumir histórias criminais te prepara para possíveis cenários parecidos, além de te deixar mais alerta a certos tipos de situações, porém o consumo em excesso deste tipo de conteúdo pode gerar crises de ansiedade/pânico  em pessoas que ficam com medo de sair de casa e viver situações iguais.
 
Esses são casos isolados e a grande maioria consome o true crime por diferentes motivos e de diferentes maneiras, o mais importante é respeitar seus limites e principalmente as vitimas das histórias reais.
 
Quando tratado com responsabilidade e respeito, contar crimes reais pode ser benéfico para alguns casos, e também para que vítimas tragam suas versões a público. Atualmente diversos streamings tem investido em projetos que visam relatar histórias de crimes reais, mostrando diferentes fatos e perspectivas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »