Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2023 às 23h22min - Atualizada em 02/04/2023 às 15h13min

Como é celebrada a tradição mais popular do cristianismo ao redor do mundo?

Conheça as tradições de Páscoa de outros países

Kauane Brito - Revisado por Joyce Oliveira
Elementos da Páscoa (Foto: Reprodução/ Marista Lab)
Quarta-Feira de Cinzas, Quaresma, Domingo de Ramos, Semana Santa e ovos de chocolates. Esses são alguns dos elementos que compõem a Páscoa dos brasileiros. Uma das datas comemorativas mais importantes entre os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação conforme o registro do Novo Testamento

No Brasil, a data tem sua celebração iniciada logo após o feriado de Carnaval, na Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, 40 dias que representam a morte e o arrependimento perante a Deus. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e é composta pela Sexta-Feira Santa e pelo Sábado de Aleluia. Finalmente, chega o Domingo de Páscoa, considerado feriado nacional, marcado pelos ovos de chocolates. 
 
E no exterior? Como é a comemoração da Páscoa em outros países? Descubra abaixo como o feriado é celebrado mundo afora: 
 
O Bilby da Páscoa australiana 
No Brasil, o coelho simboliza a fertilidade e a renovação. É ele quem ‘’entrega’ os ovos de chocolate. Já na Austrália, o animal é considerado uma praga desde que foram levados pelos europeus ao território australiano. Com a grande reprodução da espécie, outros animais locais foram extintos.

Assim, o bilby, um marsupial nativo, ficou responsável pela entrega dos chocolates e é o animal de representação das festividades. 
 
Banhos perfumados na Hungria 
A tradição popular da Páscoa húngara manda que, na Segunda-Feira de Páscoa, os homens espirrem perfumes ou joguem baldes de água perfumada nas mulheres. O ritual tem efeito purificador e curativo. Em troca dos banhos, os homens ganham um beijo ou um ovo pintado de vermelho. 
 
Em algumas cidades, como Holloko, as mulheres usam roupas tradicionais, deixando o ritual ainda mais bonito.


'Rapazes molham raparigas com água' (Reprodução: Euronews em Português YouTube)
Chuva de pó colorido da índia
Os hindus celebram a homenagem ao deus Krishna juntamente com a Páscoa. O Festival Holi é conhecido pelo lançamento de pó colorido ao ar, por danças e muita música. A ideia do festival é promover a renovação dos relacionamentos de todas as castas e classes sociais. 
 
A festa é finalizada com uma troca de doces típicos entre amigos e parentes. Nesse momento, o dono da casa marca a testa dos convidados com um pontinho colorido. 


 
A Omelete gigante da França 
No sul do país, na cidade Haux, os franceses seguem uma tradição há mais de 50 anos: a confecção de uma omelete gigante. Servida na praça principal da cidade, a mega omelete é suficiente para alimentar cerca de 1000 pessoas. Os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam o prato com mais de 10 mil ovos na segunda-feira. 
 
A tradição teria começado quando Napoleão e o seu exército pararam na cidade e o imperador ordenou que os habitantes recolhessem todos os ovos e servissem uma omelete à suia tropa. 

 
A corrida do ovo escocesa 
A tradição por lá é marcada pela competição. Nos picos dos morros, a brincadeira é realizada entre crianças que soltam ovos de galinha cozidos ladeira a baixo com a intenção de fazê-los chegar primeiro lá embaixo sem quebrar. 
 
Este é um momento de convívio e confraternização. O primeiro ovo que chegar mais longe sem quebrar consagra o ganhador da famosa corrida do ovo.

 
A explosão do carro na Itália 
Um carro com torre de fogos de artifícios, conhecido como ‘’Brindellone’’, é escoltado até chegar às portas da Catedral de Florença. No final da missa dominical, uma pomba mecânica atravessa toda a igreja até chegar a carruagem fazendo a estourar.
 
Os fogos permitem levar simbolicamente o anúncio da Ressurreição de Cristo a toda a cidade. Após o acendimento do carro, se a pomba retornar à Catedral perfeitamente, significa que o ano será de prosperidade e abundância. 


A 'Explosão da Carroça' de Firenze (Reprodução: Florence TV YouTube)
Confira mais tradições de Páscoa contadas pelo cinema clicando aqui
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »