Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/04/2023 às 16h14min - Atualizada em 11/04/2023 às 17h45min

Por que a Brodway é considerada importante?

Izabella Gomes dos Santos - Revisado por Nildi Morais
(Foto: Repdoução/Playbill )

Sabe-se que os teatros da Broadway são uma atração turística popular em Nova Iorque. Os shows da broadway consistem em espetáculos comerciais  de grande porte, criados justamente para agradar o gosto popular. Basicamente essas produções unem música, dança, teatro convencional e recitação de textos dramáticos.

Afinal, como a Broadway se tornou a ’Broadway’?

a Broadway é uma rua de 20.921 km (13 milhas) que atravessa dois dos cinco bairros da cidade de Nova York - Manhattan e Bronx. 

Antes da chegada dos colombos europeus, os nativos americanos esculpiram a trilha Wickquasgeck (hoje conhecida como Broadway) como a principal rua norte- sul da ilha de Manhattan. 

Os Holandeses alargaram a rua e a renomearam Heeren Wegh ou Gentleman 's Way quando chegaram no século XVII. E foi até os ingleses assumirem posse em 1664 que foi renomeado como ‘Broadway’ por sua largura incomum. 

Nova York já contava com uma boa presença de teatros em 1700, mas somente nos meados de 1800 que a maioria dos teatros existentes na cidade foram transferidos para a área que hoje é conhecida como distrito dos teatros( Broadway), sendo que antes continha apenas fazendas e casas. 

A região foi se desenvolvendo cada vez mais, tornando-se exclusiva para grandes teatros que funcionam até hoje, como o Huston, Lyceum e New Amsterdam. 

O primeiro musical existir na Broadway foi o The Black Crook, onde no total  fez 474 performances em 1866. 

 

A relevância da Broadway 

A Broadway não é apenas um distrito de teatros,ela contém quase dois séculos de história, onde uma experiência imersiva é disponibilizada ao público. Muitos dizem que em uma era onde há tantos streamings para filmes e programas de TV, não há espaço para a arte do teatro na indústria de entretenimento. E é aí que a Broadway prova o contrário.  

Muitas pessoas acreditam que as produções teatrais da Broadway são as melhores do mundo. As diversas produções atraem turistas o ano todo, em 2010, a Broadway chegou a vender mais de 1 bilhão de ingressos. 

O sucesso que algumas produções alcançam na Broadway os permitem continuar executando a performance por anos, como o musical Phantom of the Opera, que foi exibido pela primeira vez em 1988 e fez um percurso na Broadway de 35 anos, fechando somente esse ano, em fevereiro. 

Outro exemplo é o "Musical Mamma Mia!" que performou por 14 anos na Broadway e fechou somente em 2015.

Qual a diferença de Broadway e Off- Broadway? 

Bom, segundo a Playbill, a diferença entre produções teatrais off-Broadway e On Broadway é geralmente relacionado ao tamanho do prédio. Logo, teatros dee 99-499 assentos são off-Broadway, e aqueles com mais de 500 assentos são os da Broadway.

As obras off-broadway, não podem concorrer a aclamada premiação de teatro Tony Awards, somente as produções realizadas em teatros da Broadway, devido à disparidade de produção envolvida nas obras. 

Por que todos amam os musicais da Broadway?

Para começo de conversa, muitos dos musicais da Broadway contam histórias verídicas, ou se baseiam em pessoas importantes do passado. A maioria dos musicais se mantêm próximos dos fatos da história a ser contada e assim as pessoas podem ganhar entretenimento, enquanto aprendem sobre momentos importantes que já ocorreram no mundo. 

A grande maioria dos musicais abordam questões políticas e sociais de forma sensível e sem se tornar problemático, seja qual for o tema. 

Os atores se apresentam ao vivo, o que deixa a experiência mais íntima. As canções, os atos musicais, as danças, os diálogos,etc. são ansiosamente aguardados pelo público. 

É uma forma de entretenimento puro que alivia o estresse de muitos e os permite escapar das situações adversas do dia a dia.

5 musicais da Broadway que merecem ser vistos

1- Hamilton:



Conta a história de um imigrante órfão caribenho em Nova Iorque no século XVIII. Hamilton é considerado um dos Founding Fathers dos Estados Unidos, ou seja, ele foi um dos sete líderes responsáveis pela união das 13 colônias americanas. O musical é um dos mais aclamados na história da Broadway por seu elenco e roteiro original impecável, e claro, músicas emocionantes desde R & B, Pop, Soul a Hip Hop, escritas por Lynn Manuel Miranda, ator e criador do musical.

2- Wicked: A história não contada das bruxas de Oz:



Nesse musical, a audiência descobre a histórias das personagens Elphaba e Galinda. Uma história linda sobre amizade, permanecer verdadeiro a quem você é, beleza, moralidade, padrão.Tudo isso com uma produção grandiosa. O musical é cômico e emocionante pois decide mostrar os dois lados da mesma história.

3- Chicago:



Outro musical que está na Broadway há mais de duas décadas. Com a dança, trilha sonora e enredo, Chicago conta a história das assassinas Roxy Hart e Velma Kelly, que disputam o holofote midiático na prisão Cook County, em Chicago. Tudo que elas procuram é se livrar das grades, consquistar fama e dinheiro.
 

4- Phantom of the Opera:



 o Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso nos bastidores de uma ópera em Paris. Gaston Leroux, jornalista e escritor do musical, deseja passar a mensagem de que assim como os personagens da obra, todos devemos fazer a escolha de sermos a nossa melhor versão.

5- "Hello,Dolly!" :



O musical é baseado na peça ‘A Casamenteira’ de Michel Stewart, a história se passa em Nova York 1890 e conta a história de Dolly, uma viúva que consegue vários casamentos arranjados e desta vez fora contratada pelo viúvo, e rico por sinal,  para conseguir um novo casamento. Porém, por coincidência, Dolly finalmente se sente pronta para procurar um novo amor para si e decide que Horácio Vandergelder, o viúvo que a contratara é justamente a pessoa ideal.  


 

 





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »