Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 16h33min - Atualizada em 10/04/2023 às 16h10min

Projeto Livro de Rua em Brasília estimula acesso à leitura em forma de muros pintados

O artista Hugo Barros escreve livros educativos e usa a pintura nos muros como uma forma de estimular a leitura

Maria Eduarda Alves Maia - Revisado por Carolina Nunes
(Reprodução/ Instagram/ livroderua)

Brasília prestes a completar 63 anos, está com a agenda cheia neste mês de abril para aproveitar com a família e amigos. O projeto Livro de rua é uma opção servindo como apresentação para a criançada sobre a literatura brasileira. O dono é o artista  Hugo Barros que escreve livros educativos e, em vez do que estamos acostumados a comprar em livraria, ele decidiu grafitar as histórias nos muros e espaços públicos espalhados por toda cidade.

Será o que essa história quer dizer? qual  nome desse livro? é sobre o quê?  São muitos questionamentos que surgem da população. Os painéis coloridos e chamativos apresentam histórias inesquecíveis abrindo o universo da imaginação de quem passa por ali, então a ideia é viajar e usar toda criatividade que tem no pensamento, assim como o artista.

Até o momento, as histórias apresentadas são O menino invisível na 413 sul; (Des)iguais, no muro da biblioteca central da Universidade de Brasília; e Cata Tesouro, localizada no hall de entrada da Biblioteca Nacional de Brasília. 

A ideia das artes é fazer com que aquelas pessoas que não possuem interesse na leitura, o grafite serve para abrir a mente e estimular a leitura.  

“Para quem não tem costume de leitura, a biblioteca às vezes é meio intimidadora. As pessoas entram e acham que não deveriam estar ali. Então, a ideia é justamente apresentar os livros em um ambiente e em uma experiência diferentes, publicando nas ruas, pintando livros gigantes e, assim, captar novos leitores, incentivar e democratizar a leitura”, explica o escritor.

Adriano Souza, 32 anos, conta a importância desse tipo de exposição "É uma forma muito interessante para ser apresentado para a criançada. A leitura é algo muito fundamnetal, então recomendo muito com que as pessoas possam tirar um tempinho, uma folguinha e vir curtir com toda a família", relata.

Com toda essa ideia, a iniciativa do escritor foi longe, ele é finalista da categoria Inovação do Ano no Prêmio Publish News 2023 — o prêmio tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais de vendas e marketing por trás de toda arte e criatividade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »