Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/04/2023 às 13h11min - Atualizada em 16/04/2023 às 16h19min

Um novo sucesso desponta na dramaturgia brasileira

O novo jeito de se fazer novela no Brasil vem agradando e conquistando grande audiência

Letícia Cleto - Revisado por Thainá Souza
O novo sucesso da TV Globo vem diretamente da sua plataforma de streaming. (Foto: Reprodução/UOL)

Muito diferente do que estamos acostumados, a nova novela que vem conquistando público e crítica é exibida em um streaming, alcançando grande audiência e abrindo debate para novos meios de se fazer teledramaturgia no Brasil. O sucesso de "Todas as Flores", exibida pelo Globoplay, abre precedentes para novas diretrizes e novos caminhos a serem seguidos pelas grandes emissoras do país, empresas essas que têm se rendido ao recurso e aproveitado o engajamento dessas mídias para produzir novos e mais conteúdos.


Muito popular na internet, a produção vem gerando debate digitalmente e conquistando públicos mais jovens, que consomem fervorosamente o catálogo dos streamings. Para se ter noção, a segunda parte da novela - "Todas as Flores" foi inteligentemente dividida em duas partes - obteve um sucesso similar ao que estamos acostumados a ver no horário nobre da Globo. Segundo informações a trama registrou 3,1 milhões de horas de consumo nos primeiros cinco dias no ar. Em comparação com a estreia da primeira fase, o consumo foi 98% maior e o número de usuários cresceu 37%.

(Foto: Reprodução/TELA VIVA News)

(Foto: Reprodução/TELA VIVA News)

'Todas as Flores' estreia no Globoplay com bons números na audiência..

 

Acessibilidade ou falta dela?
 

Os tempos mudam e a sociedade vem evoluindo junto. Com a crescente das plataformas de streaming, está mais que consolidado que estas vieram para ficar. Porém, um grande questionamento é a acessibilidade para consumir este conteúdo. Ainda no Brasil milhares de pessoas não têm acesso a internet. Essa exclusão digital se deve principalmente ao alto preço dos dispositivos e ao déficit de infraestrutura para seu acesso. Ilustrando essa afirmativa a atriz Regina Casé, que interpreta a personagem Zoé, em uma coletiva de imprensa para divulgar a segunda parte da novela deu uma declaração ao descobrir que um pedreiro assiste a novela dividindo opiniões:

"Eu achei que não ia ter um boom, porque era no streaming, e quem ia ver era a classe B e A [...] E aí eu falei, com todo o meu preconceito: 'Mas você está vendo no Glopoplay?'. E ele respondeu: 'Ué, 14,90'. Agora eu acho que é 35 reais, mas naquela época era isso. Ele sabia tudo e estava interessado [...] Achei que não ia ser tão popular, e tive uma surpresa maravilhosa, muito positiva. Eu estava até triste que não estava na TV aberta, pensando que não ia mais achar meu público, mas eles me acharam já na primeira semana" concluiu a atriz.

“Todas as Flores” na TV aberta

(Foto: Reprodução/TechTudo)

(Foto: Reprodução/TechTudo)

Folhetim pode ser transmitido em horário especial na TV Globo.


A novela exibida semanalmente de 5 em 5 capítulos e considerada piloto do formato para a plataforma, vem trazendo grande visibilidade para essa nova maneira de consumir novelas no Brasil. O que já era bastante comum com séries e filmes agora vem abrindo margens para outros tipos de conteúdos que são mais tradicionais, como novelas e programas jornalísticos. No entanto, mesmo fazendo um estrondoso sucesso no Globoplay, o primeiro capítulo da novela foi exibido no horário nobre da Rede Globo e não obteve tal êxito. A emissora não perdeu tempo e planeja um novo horário para passar a novela na íntegra. A ideia é ter um novo horário para o folhetim, que será exibida logo após “Terra e Paixão”, nova novela das nove. Mostrando que, mesmo com os novos meios de produção e exibição, a televisão, para muitos, continua sendo o carro chefe e dificilmente será feita de segunda opção, principalmente se tratando das grandes emissoras.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »