Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/05/2023 às 21h42min - Atualizada em 24/04/2023 às 19h40min

Uma garota ideal: um filme sobre amor, loucura e aceitação

Com o título original "Lars and the Real Girl", o filme é dirigido por Craig Gillespie e conta com a brilhante atuação de Ryan Gosling

Manuella Bahls - revisado por Anna Sá
Ryan Gosling em Uma Garota Ideal, 2007 (Foto: Reprodução/IMDb)

"A Garota Ideal" (título original: "Lars and the Real Girl") é um filme dirigido por Craig Gillespie, lançado em 2007. A trama gira em torno de Lars Lindstrom (interpretado por Ryan Gosling), um jovem tímido e gentil que vive em uma pequena cidade rural nos Estados Unidos. Um certo dia, como uma provável consequência da dificuldade de se relacionar com pessoas para além da própria família, Lars traz para casa a mulher dos seus sonhos. Para a surpresa da família, a mulher em questão, na verdade, é uma boneca inflável comprada pela internet, a qual ele designa o nome de Bianca. 

Embora Lars não tenha interesse em sexo, ele acredita que a boneca é real e está apaixonado por ela, mantendo um relacionamento com ela como se fosse uma pessoa de verdade. Por sugestão de um médico, apesar da preocupação e do julgamento da família, a população da cidade acaba apoiando a ilusão amorosa acolhendo a boneca como companheira de Lars. Ao longo da trama, o personagem passa por diversas situações que mostram os desafios e a complexidade das relações humanas.

Uma das questões centrais do filme é a saúde mental de Lars. O personagem sofre de uma forma de transtorno delirante, em que ele confunde uma boneca inflável com uma pessoa real. Ele projeta uma personalidade e história para Bianca, tratando-a como se fosse uma pessoa de verdade. Isso pode ser interpretado como uma forma de fuga da realidade, uma vez que Lars lida com a dor emocional e os desafios sociais através da criação de um mundo imaginário com uma boneca.



Outro aspecto interessante é a necessidade de conexão e intimidade. Lars é retratado como um homem extremamente solitário, com poucas habilidades sociais e que luta para se relacionar com as pessoas ao seu redor. Ele encontra na boneca Bianca uma forma de conexão que lhe falta na vida real. Isso pode ser interpretado como uma expressão de sua solidão e carência emocional, buscando uma relação idealizada e controlável com uma figura inanimada.

O isolamento social é uma característica marcante do personagem Lars, que tem dificuldades para se relacionar com as pessoas e manter amizades. Esse isolamento é uma forma de defesa para lidar com suas inseguranças e medos de rejeitar. A boneca inflável, que Lars passa a considerar como uma namorada real, é uma forma de preencher essa lacuna afetiva em sua vida.


O filme também aborda a busca de sentido na vida. Lars parece estar em busca de algo que dê significado à sua existência e preencha o vazio emocional que ele sente. Através de sua relação com Bianca, ele encontra uma maneira de se expressar e receber atenção e cuidado dos outros. Isso levanta questões sobre a importância do propósito e da significância na vida humana, e como algumas pessoas podem buscar isso em formas inusitadas ou pouco convencionais.


A aceitação social é outro tema importante em "A Garota Ideal". A reação das pessoas da comunidade de Lars à sua relação com Bianca é variada, desde o apoio e compreensão de sua família terapeuta e até a confusão e julgamentos de outros membros da comunidade. Isso pode ser interpretado como uma representação da maneira como a sociedade muitas vezes trata como pessoas que são diferentes, incomuns ou que desafiam as normas sociais. O filme levanta questões sobre a importância da aceitação e compreensão em relação à saúde mental e à diferença, e como a empatia e a tolerância podem influenciar a vida de uma pessoa.


 

A utilização da boneca como um objeto de amor e relacionamento real é uma forma de Lars lidar com suas fantasias e desejos, que ele não consegue expressar de outra maneira. Essa fantasia também pode ser vista como uma forma de proteção contra a dor e a vulnerabilidade emocional que uma relação real com outra pessoa pode trazer. Essa relação também é um exemplo claro de dependência emocional, já que ele precisa dela para se sentir feliz e seguro. Essa dependência pode ser vista como uma forma de evitar problemas emocionais mais profundos e uma forma de evitar lidar com seus medos e inseguranças.

 

Ao longo do filme, é possível perceber que Lars está lidando com uma perda emocional significativa. A boneca inflável pode ser vista como uma forma de negação e evitação do luto, e seu relacionamento com ela é uma maneira de se sentir mais próximo da pessoa que perdeu.  Durante a trama, ele passa por um processo de transformação e amadurecimento, que inclui a aceitação de sua dor emocional e a abertura para relacionamentos reais. Essa transformação é simbolizada pela forma como ele se livra da boneca inflável e se abre para um relacionamento com uma pessoa real.

 
 

Em resumo, "A Garota Ideal" apresenta uma reflexão profunda sobre questões psicológicas importantes. A trama oferece uma oportunidade única de refletir sobre a complexidade das relações humanas e a necessidade de lidar com as emoções de forma saudável e realista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »