Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/05/2023 às 18h28min - Atualizada em 04/05/2023 às 16h15min

A popularização das produções latino-americanas nos canais de streaming

Gisele Veríssimo - Revisado por Flavia Sousa
Na semana entre os dias 17 e 23 de abril, "Coração Marcado" foi assistido por 52,31 milhões de horas ao redor do mundo. Foto: Reprodução/Top 10 Netflix

No ano passado, completaram-se quarenta anos de exibição de telenovelas mexicanas no Brasil. A trama “Os ricos também choram” estreou no país em 1982, pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), abrindo caminho para outras séries originalmente produzidas em Língua Espanhola, como “Chaves” (1984), “Marimar” (1996) e “A Usurpadora” (1999).

Desde então, as plataformas de exibição vêm se modificando, mas as tramas latino-americanas não deixam de ser um sucesso. Ainda hoje, o SBT transmite as novelas “Sortilégio” (2009), “A Dona” (2010) e “Três Vezes Ana” (2016), todas do México, no período vespertino de sua  programação.

E, mesmo com a multiplicação das plataformas audiovisuais, a popularidade das telenovelas e produções dos países da América do Sul e do México continuam consagradas na indústria cinematográfica mundial.

Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), as plataformas de streaming mais utilizadas são norte-americanas: Netflix (70%), Amazon Prime Video (59%), Hulu (41%) e Disney+ (36%) e, ainda assim, vemos no Top 10 Global produções que não sejam originalmente em Língua Inglesa ao redor do mundo, em países como a Áustria, Noruega, Suíça, Turquia, Estados Unidos e Bélgica.

“Pálpito”: sucesso mundial

Trama tem Simón Duque e Camilla Duarte como personagens principais. Foto: Reprodução/Mix de Séries

Trama tem Simón Duque e Camilla Duarte como personagens principais. Foto: Reprodução/Mix de Séries

Leia mais “América Negra”: projeto audiovisual reflete o protagonismo negro latino-americano

Tendo estreado sua segunda temporada em abril, “Coração Marcado” (em Português) ou “The Marked Heart” (em Inglês) está, pela Só na primeira semana de estreia, o drama realizado em uma parceria de México, Colômbia e Argentina reuniu mais de 50 milhões de visualizações na Netflix. Ocupava, no dia 27 de abril, o primeiro lugar em países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guadalupe, Guatemala, Honduras, Polônia e Malta.

A trama aborda o tema chocante de tráfico de órgãos e conta a história de Simón Duque, marido que perde a esposa em uma emboscada realizada pela gangue que “vende esses serviços”. Valéria foi assassinada para que a fotógrafa Camila, esposa de um homem rico e poderoso ligado à Presidência da Colômbia, pudesse receber um transplante de coração que salvaria sua vida.

Simón busca vingança contra os assassinos de sua esposa e descobre que este é um mundo ainda mais perigoso. Nessa jornada, acaba se apaixonando e se envolvendo com Camila que, agora, carrega o coração de sua falecida esposa. 

Em entrevista ao site de notícias argentino Infobae, Michel Brown, que interpreta Simón, afirma que a série “fala das relações humanas, do que estaria disposto a fazer por amor, fala da família, fala de esquecimento, fala de poder. Acho que temos uma série que não se concentra apenas em uma história de amor ou ação. [...] É uma série impecavelmente filmada, muito bem fotografada, com um ótimo elenco de atores e o principal, acho que Pálpito é uma ótima história”.

Opinião

Para Grazielly Silva, estudante de Teatro, as tramas latino-americanas chamam a atenção pelas suas especificidades: “Acho que as novelas, principalmente mexicanas, têm muitas histórias interessantes e diferentes. Não são todas iguais, e também acho que as pessoas se interessam por elas porque elas mostram a cultura do México, os lugares que são muito bonitos e as músicas que aparecem também”.

E continua: “O diferente sempre é uma novidade, talvez esse seja o motivo para essas novelas estarem sempre em alta. Às vezes as pessoas querem sair do costume de apenas assistir produções locais. Muitos cresceram assistindo elas pela TV então acho que isso fez com que as pessoas tivessem apreço. Fora que os atores também são muito bons e as trilhas sonoras são boas pra quem gosta de Espanhol”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »